domingo, maio 5Notícias Importantes
Shadow

Desejando as disciplinas – Uma questão de coração

Freqüentemente, quando chegamos às disciplinas espirituais, listamo-las, planejamos para elas e depois trabalhamos para realizá-las. Na melhor das hipóteses, percebemos – mais cedo ou mais tarde – que não podemos fazê-los à parte do poder do Espírito Santo. E assim oramos e pedimos a Deus que nos ajude.

No entanto, essa abordagem pode dar errado desde o início. Por quê? Porque colocamos a lei (e sua lista) na frente do evangelho (e seu poder). Em outras palavras, quando nos dedicamos à disciplina, “fazemos convênio” com um banco de regras em que confiamos para nos tornar melhores – pessoas melhores, cristãos melhores, melhores (preencha o espaço em branco). Mas é claro que a lei nunca traz vida e só pode ser um deleite quando Deus escreveu sua lei em nosso coração.

O problema de qualquer abordagem legal da disciplina, no entanto, não é que ela contenha leis. O evangelho não é antinomiano – sem lei. O terceiro uso da lei é um presente para o discípulo em crescimento. O problema é quando invocamos o Espírito para nos ajudar depois que nosso plano é posto em prática. Agora concedido, se você está lendo a Bíblia, orando e rapidamente, você já recebeu suas dicas da Palavra inspirada do Espírito – especialmente, nessa última disciplina. Mas ainda permanece a causa raiz do esgotamento. O que é isso? O problema do desejo.

O desejo espiritual é a chave da disciplina espiritual

Em Você é o que você ama, James KA Smith nos lembra que não somos “coisas pensantes” (Descartes), mas “coisas amorosas” (Agostinho), criaturas que seguem nossas paixões e desejos mais do que qualquer diretiva bem fundamentada. Smith ilustra o ponto com sua transformação em comer. Deixando para trás sua dieta de “carne e batatas” sem espaço para vegetais, ele agora deseja iogurte grego e saladas – é o que diz.

Ele relata o processo de transformação e como suas crenças mentais superam seus apetites corporais. (Rosaria Butterfield fala da mesma realidade em sua entrevista com Mark Dever ). Lendo Wendell Berry em uma praça de alimentação da Costco – o auge da hipocrisia, poder-se-ia dizer – Smith explica como nosso apetite espiritual também fica para trás do conhecimento adquirido. O argumento que ele enfatiza sobre os apetites corporais é o que quero enfatizar sobre os espirituais.

Se nossas mentes estão convencidas de que precisamos ler a Bíblia, orar, ir à igreja e parar de assistir tanta televisão, mas nossos corações (e corpos) ainda desejam dormir, navegar na Internet e fazer compras, então o problema é menos nosso pensamento e mais nosso desejo. Crie o melhor plano, amarre-o a uma dúzia de aplicativos e lembretes, e ele ainda falhará.

O coração nos puxará de acordo com seu próprio desejo.

Como sabemos muito bem, há uma lacuna entre o que sabemos e o que fazemos. “Pois não entendo minhas próprias ações. Pois não faço o que quero, mas faço exatamente o que odeio ”(Rom. 7:15). Além disso, os hábitos de vida dados a nós pela cultura, “liturgias seculares” como Smith os chama, treinam-nos para nos enchermos de outros aperitivos.

Nesses casos, o melhor plano para o discipulado espiritual falha porque não é acompanhado pela fome espiritual. Mas, para piorar ainda mais, esse desejo é cultivado seguindo uma rotina de disciplinas espirituais. O que quebrará o ciclo do desinteresse espiritual? Qual é a fonte da fome espiritual que pode impulsionar nossas disciplinas e resultar em verdadeira comunhão com Deus?

O nascimento de um novo desejo

A resposta surpreendente e verdadeira é Deus. Somente Deus pode criar, sustentar e aumentar nosso apetite espiritual. Somente Deus pode ordenar nossos dias de modo a obter o pão diário de que precisamos, o espaço, o tempo e o desejo de comungar com ele. De fato, assim como Deus Pai nos buscou na salvação, quando não tínhamos desejo por ele (Rm 10:20); portanto, dependemos de Deus, o Espírito, para convencer, agitar, implantar, capacitar e ampliar um novo apetite em nós.

Essa é a nossa esperança. Vem de Deus e nasce no novo nascimento. Na conversão, a semente da Palavra produz vida, mas também produz um novo apetite espiritual. É isso que Ezequiel 36 quer dizer quando diz:

E eu darei a você um novo coração, e um novo espírito eu colocarei dentro de você. E removerei o coração de pedra da sua carne e lhe darei um coração de carne. E porei meu Espírito dentro de você e farei com que você ande nos meus estatutos e tenha cuidado para obedecer às minhas regras. (26-27)

Que presente glorioso, o novo nascimento é. Deus não apenas nos justifica quando nos dá fé; Ele também nos capacita a começar uma vida de santificação. As disciplinas espirituais são os “pesos livres”, se você preferir, que permitem ao filho de Deus crescer em força espiritual. E embora no início não sintamos prazer em um regime espiritual, a nova vida nos pressiona para a frente.

Em Você é o que ama, Smith aborda corretamente o poder do hábito, mas ignora o novo nascimento. Ele explica como os hábitos corporais e as disciplinas espirituais nos transformam, mas esquece (confio, ele assume) o poder que vem da vida espiritual interior. Esse desejo de Deus, dado no novo nascimento, é a fonte de força para toda disciplina espiritual. E então, e somente então, em cooperação com o Espírito, temos poder para dizer ‘não’ à impiedade e caminhar de novas maneiras.

A perseverança, portanto, não é (em última instância) atribuível às escolhas de um indivíduo. Como todo o resto, é um presente de graça. Ler a Bíblia, entender a Bíblia e desejar a Bíblia são todos frutos do Espírito. E assim, o filho de Deus que deseja a Deus, mas não o quer o suficiente, é levado a clamar como o homem em Marcos 9:24: “Eu desejo, ajude-me a desejar”.

Para ser claro, essa ênfase nos afetos não prejudica a verdade. É uma verdade que afirma a humanidade, que abraça o apetite em si mesma. Não somos salvos por conhecer a verdade, mas por amar a verdade e assim permanecer nela (ver João 8:32; 2 Tes. 2:10). Esse desejo por Deus é o que finalmente supera as dificuldades associadas às disciplinas espirituais.

A disciplina começa com o desejo

Ao fazer planos para o Ano Novo, deixe-me encorajá-lo a levar a sério as palavras de Paulo em 1 Timóteo 4: 7, “Discipline-se pela piedade” (NASB). Somente em todos os seus planos bem elaborados, não esqueça que a autodisciplina é dada pelo Espírito (Gálatas 5:23) e sustentada pelo desejo. Portanto, a primeira disciplina espiritual não é apenas estabelecer uma lista de hábitos aprimorados. É o clamor cheio de oração que Deus inflama seus desejos por ele.

De fato, todo o objetivo da leitura da Bíblia, diário, serviço etc. é para que nossas afeições ao Senhor – e as afeições de outras pessoas no Senhor – aumentem. Sim, isso ocorre através do exercício regular das disciplinas espirituais, mas a resistência subjacente vem de uma fome e sede de retidão. Portanto, ao entrarmos em 2017, vamos fazê-lo orando para que Deus nos dê mais de si – primeiro despertando um desejo dentro de nós e depois cultivando hábitos das Escrituras e orações centradas em torno dele.

__________________ 

David Schrock  (Ph.D., SBTS) atua como pastor de pregação na  Igreja Bíblica Occoquan em Woodbridge, VA. David e sua esposa, Wendy, têm três filhos, Titus, Silas e Cohen. Ele escreve na  Via Emmaus .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?