domingo, maio 5Notícias Importantes
Shadow

Todo cristão é chamado para evangelizar?

Os membros da igreja às vezes se perguntam se devem deixar o evangelismo para os “profissionais”. Afinal, o evangelismo não é um dom espiritual?

Neste artigo, ofereço um guia rápido para os pastores saberem como respondê-los.

Dois argumentos comuns contra

 

Todo cristão deve evangelizar? A resposta das escrituras é “sim”. Mas encontrei duas razões principais pelas quais alguns argumentam que a resposta é “não”.

1. A Grande Comissão foi dada apenas aos apóstolos e, portanto, não se aplica a nós hoje.

Primeiro, alguns argumentam que a Grande Comissão foi dada apenas aos apóstolos e, portanto, não se aplica a nós hoje. Embora seja verdade que contextualmente a Grande Comissão (Mt 28: 18-20) foi dada aos apóstolos, não foi apenas para os apóstolos. O mandamento “ensinando-os a observar tudo o que eu te ordenei” certamente inclui o mandamento de fazer discípulos. DA Carson observa que a Grande Comissão não registra Jesus dizendo aos apóstolos: “. . . ensinando-os a obedecer a tudo que lhe ordenei, exceto por esse mandamento de fazer discípulos. Afaste as mãos sujas delas, pois pertence somente a você, meus queridos apóstolos. ”[1]

O que Jesus havia ordenado aos apóstolos? Entre muitas outras coisas, ele ordenou que pregassem o evangelho a toda a criação. Portanto, este mandamento de Jesus dado aos apóstolos também se aplica a todo crente hoje. Além disso, devemos tentar limitar a promessa de Jesus de que “eu estou sempre com você até o fim dos tempos”, como se aplica apenas aos apóstolos, ou se aplica a nós hoje? Certamente isso se aplica a nós hoje!

2. Como apenas algumas pessoas têm o “dom do evangelismo”, nem todos são obrigados a testemunhar.

Segundo, alguns afirmam que, como apenas algumas pessoas têm o “dom de evangelizar”, nem todos são obrigados a testemunhar. O espaço proíbe uma discussão completa sobre o tema “o dom do evangelismo”, mas algumas observações estão em ordem.

Primeiro, o evangelismo não está registrado nas listagens comuns de dons espirituais nas Escrituras; em vez disso, o ofício de evangelista é mencionado em Esios 4:11. Alguns (inclusive eu) questionam se o “evangelismo” deve ser visto como um dom espiritual distinto, como dar, servir e assim por diante.

Além disso, mesmo que o evangelismo seja um dom espiritual, também é um comando para todos os crentes, assim como doar, servir e assim por diante. Não ter “o dom do evangelismo” não dispensa um crente de seu chamado para compartilhar Cristo com outras pessoas.

Quatro razões bíblicas

A Escritura determina que todo crente deve evangelizar? Eu argumento “sim” pelos quatro motivos a seguir.

1. Os mandamentos para testemunhar são dados a todos os seguidores de Cristo.

Primeiro, os mandamentos para testemunhar são dados a todos os seguidores de Cristo. Atos 1: 8, por exemplo, diz: “Mas você receberá poder quando o Espírito Santo vier sobre você, e você será minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria e até o fim da terra”. O versículo dá uma ordem do Senhor ressuscitado a todos os seus seguidores. Como John Stott argumenta: “Não podemos restringir mais a ordem de testemunhar do que restringir a promessa do Espírito”. [2]

Ao escrever aos crentes coríntios, Paulo sustentou:

Tudo isso é de Deus, que através de Cristo nos reconciliou consigo mesmo e nos deu o ministério da reconciliação; isto é, em Cristo Deus estava reconciliando o mundo consigo mesmo, sem contar suas ofensas contra eles e nos confiando a mensagem da reconciliação. Portanto, somos embaixadores de Cristo, Deus fazendo seu apelo através de nós. Nós te imploramos em nome de Cristo, seja reconciliado com Deus. (2 Cor. 5: 18-20)

Não são apenas os apóstolos que têm o ministério da reconciliação e o papel dos embaixadores de Cristo – todos os crentes têm! Outros versículos que refletem sobre esse ministério de testemunho para todos os crentes incluem Mateus 5: 14-16, 1 Pedro 3:15, Filipenses 2: 14-16, Colossenses 4: 5-6 e 1 Pedro 2: 9. [3]

2. O exemplo de “crentes comuns” na igreja primitiva.

Segundo, considere o exemplo de “crentes comuns” na igreja primitiva. Ao seguirmos a história da igreja primitiva, é óbvio que os apóstolos procuraram evangelizar e discipular os outros. Mas vemos os crentes comuns compartilhando o evangelho também.

Após o apedrejamento de Estevão, lemos em Atos 8: 1: “E naquele dia surgiu uma grande perseguição contra a igreja em Jerusalém, e todos eles foram espalhados pelas regiões da Judéia e Samaria, exceto os apóstolos.” ​​E o que aconteceu aqueles crentes comuns fazem? Atos 8: 4 nos diz: “Agora, os que foram espalhados pregaram a palavra (euangelizomenoi).” Eles passaram a compartilhar o evangelho com outras pessoas.

O famoso historiador Kenneth Scott Latourette faz essa observação sobre a propagação do evangelho:

Os principais agentes da expansão do cristianismo parecem não ter sido aqueles que o tornaram uma profissão ou uma parte importante de sua ocupação, mas homens e mulheres que ganharam a vida de alguma maneira puramente secular e falaram de sua fé àqueles a quem conheceram dessa maneira natural. [4]

3. A mordomia que o evangelho nos impõe.

Terceiro, considere a mordomia que o evangelho nos impõe. Jesus nos lembra: “Todo aquele a quem muito foi dado, muito será necessário” (Lucas 12:48). Não recebemos nenhum presente maior que o evangelho, e não temos maior mordomia do que compartilhar essa mensagem de boas novas com outras pessoas. Paulo expressa bem isso em 2 Coríntios 5:14: “porque o amor de Cristo nos controla”.

4. A “obra do ministério” em Esios 4 .

Finalmente, considere o que Paulo chama de “a obra do ministério” em Esios 4. Neste capítulo, Paulo observa diferentes ofícios na igreja (apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e professores). Ele declara parte da razão pela qual Deus “presenteia” a igreja com tais líderes, para que “equipem os santos para a obra do ministério, para edificar o corpo de Cristo” (Ef 4:12). E certamente devemos incluir o evangelismo na “obra do ministério”.

Esios 4 levanta um desafio para os pastores: estamos treinando nosso povo para fazer evangelismo? Estamos dando um exemplo para eles em nosso próprio evangelismo pessoal? Algumas pessoas fogem da ideia de evangelismo porque assumem que isso significa que devem ser desagradáveis ​​e insistentes. Existem muitas abordagens para compartilhar o evangelho. O único método fixo é a mensagem: falar aos outros sobre o evangelho de Jesus Cristo.

 

Liderar por exortação e exemplo

Pastores, podemos dizer ao nosso povo com confiança: “você é chamado para ser testemunha de Cristo em palavras e ações”. Como líderes, vamos desafiar outros crentes não apenas com nossas exortações, mas também com nosso exemplo. [5] E tomemos grande confiança no evangelho, “pois é o poder de Deus para a salvação de todos os que crêem, primeiro no judeu e também no grego” (Rm 1:16).

_______________

[1] DA Carson, “Imperativo contínuo para a missão mundial”, em A Grande Comissão: Evangélicos e a História das Missões Mundiais, editado por Martin I. Klauber e Scott M. Manetsch (Broadman & Holman, 2008), 179.

[2] John RW Stott, Our Guilty Silence (Inter-Varsity Press, 1967), p. 58.

[3] Embora o contexto de 1 Pedro 3:15 seja o que se pode chamar de “evangelismo passivo” (respondendo a uma pergunta que um incrédulo faz), esse comando é claramente dado a todos os crentes “para estarem prontos” para responder quando solicitados.

[4] Kenneth Scott Latourette, A History of the Expansion of Christianity (Harper & Brothers, 1937), 1: 116.

[5] Entre os muitos recursos úteis para evangelismo pessoal, recomendo: Will Metzger, Tell the Truth; Mark Dever, O Evangelho e Evangelismo Pessoal; e JI Packer, Evangelismo e Soberania de Deus.

_________________

Timothy K. Beougher atua como reitor associado da Escola de Missões, Evangelismo e Ministério Billy Graham e é Professor de Evangelismo Billy Graham. Ele também serve como pastor sênior da West Broadway Baptist Church em Louisville e tem experiência no ministério como evangelista, plantador de igrejas e pastor interino. Este artigo foi publicado originalmente no site 9Marks .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?