terça-feira, abril 30Notícias Importantes
Shadow

Raiva

Img_IconeBaixar_680px

13 de Abril de 2020

Leitura Bíblica: Esios 4.17-32

O tolo dá vazão à sua ira (Pv 29.11a).

Manifestar raiva é dar vazão a sentimentos como fúria, cólera, ira. Ira, por sua vez, é uma agitação que faz o sangue ferver e, muitas vezes, leva a deixar a razão de lado e agir por impulso.

O versículo em destaque associa a raiva ao tolo, isto é, alguém sem sabedoria. Alimentar a raiva é tolice, pois uma reação impulsiva pode ter resultados catastróficos: injustiças, fim de relacionamentos, prisão, até morte… Lembro-me de um caso em que dois rapazes discutiram numa partida de futevôlei, e, na raiva, um empurrou o outro. Este caiu e bateu a cabeça em uma pedra enterrada na areia, vindo a morrer. O homem que o empurrou acabou sendo condenado por homicídio culposo. Um simples momento de raiva custou-lhe doze anos de reclusão.

No mundo contemporâneo, em que a correria do dia a dia é grande e há muitas cobranças, a raiva se torna presente e constante. Seja a fila do banco, o trânsito ruim, a escola ou mesmo a internet que demora a carregar, são inúmeras as coisas miúdas que nos fazem perder a paciência e acumular raiva. Isso é triste, e a tendência parece ser de piorar!

Raiva não tratada causa problemas sérios como insônia, isolamento e rejeição social, enxaqueca e até mesmo doenças psicossomáticas. Mas certamente não é isso o que Deus quer para nós! Na leitura bíblica de hoje, o apóstolo Paulo alerta os cristãos de Éfeso para o fato de que, como filhos de Deus, foram ensinados a seguir o exemplo de Jesus, o que significa, entre outras coisas, não dar lugar à raiva e a ira, uma vez que elas levam ao pecado.

Para o cristão, não é normal viver de forma tola e conformar-se com isso. Não é normal perder o domínio próprio o tempo todo por causa da raiva. Para ter uma vida mais alinhada à vontade de Deus, é preciso submeter-lhe também essas emoções descontroladas. Ele dará sabedoria necessária para lidar com a raiva de forma a honrar Jesus em palavras e ações. – Gabriel de Araújo Almeida

Um cristão deve ser controlado pelo Espírito Santo, e não por suas emoções, por mais intensas que sejam.


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?