sábado, maio 18Notícias Importantes
Shadow

Por que estais ociosos todo o dia? – Mateus 20:6


Mateus 20:6 – “E, saindo perto da hora undécima, encontrou outros que estavam ociosos, e perguntou-lhes: Por que estais ociosos todo o dia? ”

O objetivo desta mensagem é mostrar que, a partir do momento que atendemos o chamado do Senhor, Ele envia o Seu Espírito Santo para nos dirigir e cuidar de nós.

INTRODUÇÃO

Neste mês estamos conhecendo mais os mistérios do Evangelho de Cristo. Hoje vamos conhecer um pouco mais dos mistérios que o Espírito Santo quer nos revelar através da parábola da vinha.

DESENVOLVIMENTO

Já vimos que o Senhor Jesus contou uma parábola dizendo que o Reino dos Céus é como o dono de uma vinha que saiu muito cedo, ainda de madrugada, para contratar trabalhadores para a sua plantação.
Quando encontrou os primeiros trabalhadores, combinou com eles o salário de costume, isto é, um dinheiro por dia, que naquela época era uma moeda de prata. E ele mandou que fossem trabalhar na sua plantação.

Às nove horas (hora terceira), saiu outra vez. Foi até a praça e viu ali alguns homens que não estavam fazendo nada. Então disse: “Ide vós também para a vinha, e vos pagarei o que for justo”. E eles foram.
Ao meio-dia (hora sexta) e às três horas da tarde (hora nona) o dono da plantação fez a mesma coisa com outros trabalhadores. E eles também foram trabalhar na vinha.

Hora undécima

Eram quase cinco horas da tarde (hora undécima) quando ele voltou à praça. Viu outros homens que ainda estavam ali e perguntou: *“Por que vocês estão o dia todo aqui ociosos (sem fazer nada)?”. “É porque ninguém nos contratou!”, * responderam eles.
Então ele disse: “Ide vós também para a vinha, e recebereis o que for justo.” Mt 20:7b.
Mesmo que o dia estava perto de acabar, esses homens foram trabalhar naquela vinha. Ali, tiveram todo o sustento. Nada lhes faltou.

DINÂMICA:
Qual o ensino para a igreja dos nossos dias, sob os aspectos histórico e protico, que está no Capítulo 20:6, com relação à palavra ociosos?
(Resposta: Aqueles que foram chamados nesta última hora para trabalhar na Obra do Espírito Santo, estavam ociosos na tradição religiosa.)

Quando a noite já chegava, já no fim do dia, o dono da vinha disse ao mordomo, que era o administrador daquela vinha: “Chame os trabalhadores e faça o pagamento, começando com os que foram contratados por último e terminando pelos primeiros.”.
Os homens que começaram a trabalhar por último receberam o mesmo salário que os outros: uma moeda de prata cada um. Os primeiros trabalhadores pensaram que receberiam mais, mas o salário foi igual para todos, independente da hora que começaram a trabalhar. Alguns trabalhadores reclamaram. Acharam que deviam ganhar mais, mas o dono da vinha foi firme, dizendo que foi ele quem definiu o preço pago a cada um e esse era o preço justo.

Relembrando:

O Pai de família, era o dono da vinha, representa o nosso Pai Celestial. A vinha é a igreja fiel, que está cheia do Espírito Santo e realiza a Obra de Deus. E os trabalhadores são cada um de nós.
Jesus falou que os trabalhadores estavam ociosos. Ocioso é aquele que está sem fazer nada.
Um dia estávamos na praça, sem fazer nada, não servíamos ao Senhor, não trabalhávamos na Obra de Deus. Mas Deus foi ao nosso encontro e nos chamou para trabalharmos na vinha. A partir do momento que aceitamos esse chamado, a nossa vida passou a ser dirigida pelo Espírito Santo de Deus.

Vejam que o chamado foi individual. Cada trabalhador poderia aceitar ou não. Mas todos que aceitaram foram para a vinha e ali tiveram acesso às uvas e também ao vinho produzido ali.
Jesus não estava falando do vinho que as pessoas bebem e se embriagam. O vinho que Jesus falava é a presença do Espírito Santo na nossa vida. “E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito” Ef 5:18.

O vinho representa a operação do Espírito Santo no nosso coração. Cada um de nós precisa ter a vida dirigida pelo Espírito Santo, que é uma vida de santificação. Precisamos mostrar ao mundo através do nosso modo de viver que somos servos do Senhor, pois o Espírito Santo está agindo no nosso interior.

E qual o salário que recebemos por termos Jesus no coração?

A salvação, a vida eterna. Muitos nesta última hora não estão dando valor para isso. não valorizam a Palavra de Deus. São como aqueles trabalhadores que reclamaram. Mas nós não vamos ser como esses. Vamos valorizar a nossa salvação, o alto preço que Jesus pagou por nós na cruz. Que maravilha é estar na Casa do Pai! Na presença do Senhor temos tudo que precisamos.

CONCLUSÃO

Nesta última hora vamos estar na vinha do Pai. Vamos buscar estar cheios do Espírito Santo. Peça essa bênção para sua vida. Em breve o Rei Jesus vem para buscar aqueles que estão cheios do Espírito. Aleluia!


botaodownload
Link de DOWNLOAD para Usuários Premium

Mais conteúdo

O PREÇO PAGO – Mateus 20:1-2

A parábola dos dois filhos – Mateus 21:28-30

Lucas 15:11-20 – Um certo homem tinha dois filhos




Source link

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?