sexta-feira, maio 3Notícias Importantes
Shadow

O maior conforto e esperança de Isaías para as pessoas nas trevas

Onde eu moro, este inverno foi o mais sombrio que já experimentei em toda a minha vida. Não eram apenas as constantes chuvas e nuvens, talvez fosse a pandemia e a dor que nos envolvia meses após meses.

O ano passado para a maioria de nós trouxe um nível profundo de tristeza e escuridão. Foi uma dor global e uma dor de cabeça. Ansiamos por respostas e esperamos de maneiras que nunca pensamos ser possíveis.

Não tínhamos outro lugar para lançar nossos olhos além de Deus.

Uma palavra que foi usada, talvez usada em demasia, foi a palavra “sem precedentes” para descrever a vida no meio de uma pandemia. A palavra foi usada não porque as pandemias sejam novas, mas porque se passaram mais de 100 anos desde que uma pandemia dessa escala atingiu com tanta força.

Essas circunstâncias que enfrentamos não são novas; novo para nós, mas não novo na história do mundo. Pandemias, dor e problemas existem desde que Adão e Eva deixaram o Jardim em Gênesis. Podemos não saber como lidar com eles em nossos dias, mas eles não são nada novos.

As Escrituras são nossa ferramenta de navegação quando a vida é fácil, mas ainda mais quando a vida parece ser uma luta. Sabemos que isso é verdade porque as vendas da Bíblia disparam quando vêm as provações. Vimos isso durante o 11 de setembro e no início de 2020, quando a pandemia chegou. Por quê? Porque procuramos respostas; estamos procurando esperança.

A Bíblia, mesmo para um mundo perdido, parece ser o melhor lugar para começar.

Como crentes, sabemos que é o único lugar para onde ir. Não haverá respostas fora dela que nos dê verdadeira esperança ou paz. A Escritura nos aponta para a esperança além do temporário, além desta vida.

Isaías 40 é um capítulo onde vemos essa esperança além do temporário, um conforto para o povo de Deus na dor profunda que estava sentindo. Isaías escreveu ao povo de Deus para assegurar-lhes a esperança por vir. Israel havia passado por muita coisa quando chegamos ao livro, Isaías.

Israel experimentou o castigo de Deus, o cuidado de Deus e o resgate de Deus.

Podemos aprender com sua experiência e podemos tirar proveito de sua esperança prometida. Também podemos extrair fundo do poço de quem é Deus, mesmo no meio de nossos problemas. Isaías nos ensina como há um grande conforto a ser encontrado agora, e ainda mais esperança pela frente.

1. Somos consolados por sua palavra

“A grama seca, a flor murcha, mas a palavra de nosso Deus permanecerá para sempre.” Isaías 40: 8 )

Há uma razão pela qual continuamos voltando à Palavra de Deus, porque enquanto tudo mais está desbotando, morrendo ou desaparecendo, a Palavra de nosso Deus não está. A Bíblia que temos em nossas mãos é o texto mais bem preservado da história. Nenhum outro livro na história teve mais tempo, cópias e estudos dedicados a ele.

O que Deus propõe, Ele fará. Esta verdade se aplica às Escrituras. Não é por acaso que as Escrituras se mantiveram firmes, Deus está garantindo que Sua Palavra permaneça.

2. Somos consolados pela grandeza de Deus

“Quem mediu as águas na palma da sua mão e marcou os céus com um palmo, cercou o pó da terra em uma medida e pesou as montanhas em escalas e as colinas em uma balança?” Isaías 40:12 )

A Bíblia nos permite saber mais sobre o caráter de Deus. Seu caráter dá conforto quando comparado às nossas circunstâncias. Compreender a grandeza de Deus, que Ele tem tudo em Suas mãos, nos dá paz.

Podemos estar em paz porque Ele é grande. Deus sabe de tudo e mantém tudo ao Seu alcance. Ele é digno de nossa confiança porque é o Criador de tudo e o Mantenedor da promessa. Este mundo com toda a sua dor temporária não está fora das mãos de nosso Deus Todo-Poderoso.

3. Somos consolados pelo poder de Deus

“Ergam os olhos ao alto e vejam: quem os criou? Aquele que traz seu anfitrião por número, chamando-os todos pelo nome; pela grandeza de seu poder e porque ele é forte em poder, não falta ninguém. ” Isaías 40:26 )

O poder de Deus traz conforto porque sabemos que Seu poder é muito além de qualquer medida. Seu poder não é limitado. Ele tem poder sobre o Céu, Seus anjos, Sua criação, Seu povo.

Isso deve nos consolar porque Deus é poderoso o suficiente para lidar com qualquer coisa que enfrentamos. Em Seu poder, Ele pode suprir todas as nossas necessidades.

3. Somos consolados por sua glória

“Você não sabia? Você não ouviu? O Senhor é o Deus eterno, o Criador dos confins da terra. Ele não desmaia nem se cansa; seu entendimento é insondável. ” Isaías 40:28 )

Há algo tão reconfortante em saber que, enquanto estou lutando ou sofrendo, Deus não está dormindo no trono. Ele não está exausto com Seu trabalho ou oprimido por minhas preocupações. Ele não me olha perplexo ou sem entender onde estou e o que estou passando.

Em toda a Sua glória, Ele me conhece, está totalmente presente em minha dor e entende as necessidades do meu coração antes de mim.

4. Somos consolados por sua força

“Mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças; eles subirão com asas como águias; eles correrão e não se cansarão; eles caminharão e não desmaiarão. ” Isaías 40:31 )

Força em minhas difíceis circunstâncias não é algo que eu possa reunir sozinho. Sempre faltarei, mas em Deus há força ilimitada. Não vou desmaiar e me cansar de Sua força. Quando eu confiar nEle em minha luta, descobrirei que tenho exatamente o que preciso para enfrentar os problemas que virão.

A verdade é que pandemias, dores e problemas não duram. Nosso Deus, Sua Palavra e Seu caráter eterno e perpétuo permanecerão, para sempre. Nós nos apegamos a isso como nosso conforto. Isso é exatamente o que Isaías estava fazendo pelo povo de Deus em Isaías 40 . Ele os lembrou que manter seus olhos no temporal não nos traz esperança ou conforto, mas lançar nossos olhos para o céu será nossa paz.

Michelle  é esposa e mãe de três filhos, que ensina em casa e se sente chamada a ajudar as mulheres a ter sucesso em sua caminhada com Jesus todos os dias. Em 2012, ela começou a exibir a graça , um ministério que se concentra em ajudar as mulheres a se envolverem com a palavra de Deus. Michelle também serviu no ministério de mulheres nos últimos cinco anos procurando equipar mulheres na igreja local por meio do estudo da Bíblia. Quando não está escrevendo ou ensinando, ela gosta de ler, estar perto do mar e beber muito café.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?