sábado, maio 4Notícias Importantes
Shadow

Medo

Img_IconeBaixar_680px

05 de Abril de 2020

Leitura Bíblica: 1 João 4.15-18

Eu sou o SENHOR, o seu Deus, que o segura pela mão direita e lhe diz: Não tema; eu o ajudarei (Is 41.13).

Imagino que qualquer pessoa sinta medo em algum momento da vida. Uns mais, outros menos. As situações variam: o que causa pavor em fulano pode não significar nada para sicrano. O medo também pode ser paralisante e impedir a pessoa de tentar algo novo, de fazer amizades, de trocar de emprego, de dormir direito. Às vezes, o motivo é justo, como o temor de ser assaltado. Esse tipo de receio é até bom, pois pode nos preservar de grandes danos. Mas muitos dos medos que nos afetam todos os dias acabam dificultando nossa vida – desnecessariamente.

O medo mais prejudicial de todos é o de obedecer a Deus. O ser humano detesta perder o controle sobre sua vida, mas se submeter ao Senhor significa exatamente isso: não dominar mais nenhum aspecto dela. É Deus, por meio de sua Palavra, quem passa a determinar cada decisão, passo, pensamento, atitude. Isso é o que ele espera de seus filhos. No entanto, como é difícil! Muitas vezes, temos a impressão de que Deus vai exigir de nós justamente o que menos queremos fazer. Por via das dúvidas, tentamos manter as rédeas em nossas mãos. Mas, como mesmo assim é impossível controlar tudo (pois, como já disse Jesus em Mateus 6.27, “quem de vocês … pode acrescentar uma hora que seja à sua vida?”), lá vem o medo do que o futuro trará.

A única solução para o medo está na leitura bíblica de hoje: “Deus é amor … No amor não há medo; ao contrário, o perfeito amor expulsa o medo”. Crer em Deus significa também não se deixar controlar mais por temores, sejam eles quais forem. Para cada temor que nos assalta, ele já tem a solução. Mesmo que depositar esse tipo de confiança no Senhor pareça ser amedrontador como um salto no escuro, anime-se: não faltam na Palavra de Deus encorajamentos como o do versículo em destaque. Por isso, não tema! O amor de Deus cura qualquer medo. – Doris Köber

Deus é fortaleza, refúgio, auxílio, libertador, bondoso, imutável e eterno: confiar nele acaba com o medo.


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?