sexta-feira, maio 3Notícias Importantes
Shadow

Descobrindo outro Brasil

22 de Abril de 2020

Você já percebeu como a vida existe em diversos níveis. A diversidade Biológica é maravilhosa. A vida de uns animais sustenta a vida de outros. A diversidade da cultura brasileira é um exemplo da diversidade biológica ou apenas dá motivo para uma luta entre raças, classes sociais e habitantes de diversas regiões climáticas? Brasil é o país com maior diversidade biológica do planeta;

Biodiversidade ou diversidade biológica é o conjunto das espécies de seres vivos existentes na biosfera, ou seja, nas partes do planeta Terra onde há vida. Pesquisadores estimam que existam entre 10 milhões e 50 milhões de variedades de plantas, animais e microrganismos no mundo, sendo que, até agora, foram classificadas e nomeadas apenas 1,5 milhão. O Brasil é considerado o país com maior diversidade biológica do planeta, já que aproximadamente 13% das espécies conhecidas estão nesse território. Nosso povo é formado por uma diversidade étnica. Somos um Brasil a ser descoberto em sua riqueza cultural.

Desde 1992, quando o Brasil sediou a Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, a Rio-92, o Brasil reforçou o compromisso de proteger a sua biodiversidade. Essa decisão é fundamental para a sobrevivência do ser humano.

Foi o próprio Deus Pai Criador que delegou ao ser humano o cuidado daquele jardim, uma amostra da biodiversidade terráquea.2 A cadeia alimentar já estava estabelecida. Eles precisavam dar nome as espécies. Isso implica em identificar, classificar, reconhecer o lugar e importância. A espiritualidade cristã não adora os animais ou mesmo a natureza mas cuida dela como Deus Pai ordenou. No entanto a rebelião contra o Criador tornou o ser humano mero destruidor de tudo e todos á sua volta.

Respeitar a biodiversidade é diferente de atribuir a ela uma divindade. É o evangelho de Cristo que restaura no ser humano o justo e santo lugar da biodiversidade como Deus a projetou e criou. Vamos una-se a Deus nesse propósito divino para a criação, ao menos aqui no Brasil.

Esta mensagem responde à pergunta: Você encara a biodiversidade sob a perspectiva divina ou somente econômica?

Tarefa para Hoje: Sem sua reconciliação com Deus Pai pela fé de Cristo Jesus não há equilíbrio para lidar com a natureza

2 Gênesis 2:15 “E tomou o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar.” Leia também Gênesis 1:26-28. Neste primeiro livro da Bíblia é narrada a criação, a relação de Deus com o homem e da promessa de Deus a Abraão e seus descendentes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?