quinta-feira, maio 2Notícias Importantes
Shadow

As Verdadeiras Funções de uma Igreja

Texto: 1 Tm 3.14,15

Introdução
– Da mesma maneira que existe o populismo político, infelizmente existe também o populismo religioso. Temos que ficar atentos a esses dois tipos de exploração da boa fé das pessoas.
– Pessoas desinformadas, insensatas, e sem um mínimo de senso crítico se tornam presas fáceis destes populistas.
– As pessoas não pedem para serem enganadas, elas clamam por isso! Sempre querem o caminho mais fácil, os atalhos enganosos.
– Para que não sejamos enganados, Deus nos deu a Sua Palavra e estabeleceu a Sua igreja para ser um lugar de segurança para nós.

Transição
– O texto bíblico nos revela alguns aspectos relevantes relativos à igreja do Senhor, que fazem dela um lugar de segurança, um porto seguro para os cristãos.

I.) A Igreja é uma instituição (divina) com procedimentos adequados – v. 14, 15 a
– Paulo escreve para que, caso ele tarde em ver Timóteo, este saiba como se deve proceder na igreja (v. 14, 15 a). Não é “a casa da mãe Joana”, onde cada um faz o que quer, quando quer, sem ordem e decência.
– “Deus não é de confusão, e sim de paz […] Tudo, porém, seja feito com decência e ordem” (1 Co 14.33.40).

– E como se deve proceder?
– Com amor (1.5)
– Tendo a oração como prática (2.1, 2, 8)
– Observando-se certas qualificações para a separação de pastores e diáconos (3.1-13)
– Para com as viúvas (5.3-16)
– Para com os presbíteros (5.17-19)
– Em relação aos senhores e aos escravos (6.1-3)
– Em relação aos falsos mestres

– Temos, como igreja, observado os procedimentos adequados relevados pelo Senhor através da Sua Palavra?

II.) A Igreja é a família de Deus – v. 15
– “como se deve proceder na casa de Deus”, ‘casa’ aqui no sentido de ‘família’. A NTLH já traduz como ‘família de Deus’.

– Somos filhos de Deus: “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome” (Jo 1.12).
– Fomos inseridos em Sua família: “Mas, agora, em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, fostes aproximados pelo sangue de Cristo […] Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus (Ef 2.13,19).
– Somos irmãos uns dos outros: “Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos” (Rm 8.29).

– Fazer parte de uma família implica em privilégios e responsabilidades.
– A igreja, a família de Deus, é o espaço propício para praticarmos a mutualidade. As expressões “uns aos outros” e “entre si” são usadas mais de 50 vezes no NT: amar, orar, incentivar, admoestar, saudar, servir, ensinar, aceitar, honrar, carregar os fardos, perdoar, nos submeter, ser dedicados, e até não nos morder!
– “É fácil pensar que se é maduro quando não há ninguém para nos contestar. A verdadeira maturidade se manifesta nos relacionamentos” (Rick Warren) – Não podemos mudar de igreja a cada vez que surge um problema de relacionamento. Esses problemas são oportunidades para aprofundarmos os relacionamentos e praticarmos a mutualidade.

– A igreja, a família de Deus, vai ajudá-lo a vencer o pecado.
– A igreja, a família de Deus é um espaço para desfrutarmos de comunhão.

– Como igreja, temos sido família de Deus?

III.) A Igreja pertence e serve a um Deus vivo – v. 15
– “na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo”
– A igreja é de Deus, pertence a Ele, e, portanto deve lhe servir.
– Paulo frequentemente descreve Deus como sendo vivo (4.10; 2 Co 3.3; 6.16; 1 Ts 1.9).
– Toma emprestado a designação do AT, onde serve para ressaltar o contraste entre Jeová e os ídolos mortos.
– Não servimos a um Deus morto; Ele é vivo, é real, é pessoal, quer se relacionar conosco, cuida de nós, pode nos atender em nossas suplicas, pois Ele “é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós” (Ef 3.20).

IV.) A Igreja é a coluna e o baluarte da verdade – v. 15
– A igreja é a coluna (sustentáculo) e o baluarte (apoio, base) do quê? O que a igreja deve sustentar? A igreja deve servir de apoio e base ao quê?
– Resposta: VERDADE! Aqui “representa a plena revelação de Deus em Cristo”, ou seja “a fé ortodoxa […] a função e a responsabilidade de cada congregação é apoiar, reforçar, e assim salvaguardar o ensino verdadeiro pelo (através) de seu testemunho consciente” (John Kelly).

– Por que a igreja deve ser coluna e alicerce (NTLH) da verdade?
– Porque desde os dias da igreja primitiva, a igreja tem sido vítima de falsos mestres, mestres do erro, que são denunciados na sequência (1 Tm 4.1-5).
– Notar que os falsos mestres são hipócritas, falam mentiras, têm a consciência cauterizada, e suas doutrinas têm origem em espíritos enganadores, demônios (1 Tm 4.1,2).
– Sobre os falsos mestres, ver ainda 1 Tm 6.3-5; 2 Tm 4.3,4; 2 Pe 2.1-3.

– No papel de coluna e baluarte da verdade, a igreja deve ter seus credos muito bem estabelecidos – ver v. 16 – Quanto a este versículo, “as frases […] sugerem ser isso citação de um primitivo credo em forma de hino” (O Novo Comentário da Bíblia).
– Famosos credos da igreja são importantes, pois estabelecem balizas para que a verdade seja preservada. Exemplos de credos famosos: O assim chamado “credo dos apóstolos”, “Credo Niceno” (afirma a divindade de Cristo frente ao arianismo), a “Confissão de fé de Westminster”, etc.
– É importante que as igrejas tenham os seus credos bem definidos!

– Como seremos coluna e baluarte da verdade se não conhecermos profundamente a Palavra de Deus? Como está o seu nível de conhecimento das Escrituras? Você tem se dedicado ao estudo sistemático da Bíblia?

Pr Ronaldo Guedes Beserra – SP, Maio de 2018.

Visite o Site do Pr Ronaldo em http://www.ronaldoguedesbeserra.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?