terça-feira, abril 30Notícias Importantes
Shadow

O Meu Chamado é Maior que a Minha Dor

Texto: Josué 1.9

Introdução
– De fato, o chamado é acompanhado de muitas dores.
– Abraão, chamado para ser o pai da nação da qual descenderia o Messias, sofreu a dor a espera.
– José, chamado para ser governador do Egito, durante o processo de preparo, sofreu a dor do ciúmes, da traição, da calúnia, da prisão, do esquecimento.
– Moisés, chamado para liderar o povo de Israel na saída do Egito e na peregrinação no deserto, sofreu a dor da murmuração, a dor de achar o seu cargo pesado demais, a dor da rebelião de seus próprios irmãos, entre outros.
– Davi, chamado para ser rei de Israel, durante o processo de preparo, sofreu a dor da perseguição implacável.
– Elias, chamado para profetizar ao povo de Israel, sofreu a dor da solidão, da perseguição e da depressão.
– Neemias, chamado para reconstruir os muros de Jerusalém, sofreu a dor da oposição.
– Jeremias, chamado para profetizar ao povo de Judá, sofreu ao ver falsos profetas enganando o povo, sofreu perseguições, prisões e acusações de ser subversivo.
– Daniel, chamado para profetizar sobre acontecimentos futuros, sofreu com a armação de líderes invejosos e acabou indo parar na cova dos leões.
– Paulo, chamado para pregar o evangelho entre os gentios, sofreu desconfianças, açoites, naufrágios, prisões, perseguições, traições, incompreensões, acusações, etc.
Jesus, chamado para efetuar a nossa redenção, sofreu a pressão dos líderes religiosos e do sistema religioso de seus dias, e por fim, suportou os pecados de toda a humanidade na cruz do calvário.
– Quais têm sido as suas dores no cumprimento do seu chamado e do seu ministério?
– Você já pensou em desistir do chamado em função das dores que tem sofrido?

Transição
– Apesar de todas as dores que enfrentamos no cumprimento do propósito para o qual Deus nos chamou, podemos afirmar que o nosso chamado é maior que a nossa dor.
– A Bíblia nos mostra algumas razões que explicam porque o nosso chamado é maior que a nossa dor.

I.) O chamado de Deus para mim foi feito pelo próprio Senhor e não por homem algum
– Não fui chamado por homens. Deus pode ter usado homens para me colocar na posição em que estou, mas o chamado vem de Deus.
– “Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós outros […] O SENHOR, o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó, me enviou a vós outros” (Ex 3.14,15).
– “Não to mandei eu?” (Js 1.9 a).
– “não te enviei eu? (Jz 6.14)
– Paulo tinha consciência de que havia sido chamado por Deus: “me separou antes de eu nascer e me chamou pela sua graça […] para que eu o pregasse entre os gentios” (Gl 1.15,16).
– Foi Deus quem te chamou. Portanto, siga em frente cumprindo o chamado que você recebeu do Senhor.

II.) O chamado de Deus para mim inclui um propósito específico do Senhor para a minha vida
Deus tem um chamado específico para cada pessoa.
– Podemos resumir o chamado de Deus para vários personagens bíblicos em uma frase.
– Abraão (Gn 12.2,3), Moisés (Ex 3.10), Josué (Js 1.2,6), Gideão (Jz 6.14), Davi (1 Sm 16.1,12,13), Jeremias (1.5), Neemias (Ne 1.4,11; 2.5), Paulo (At 9.15,16), Jesus (Lc 1.32,33; 2.34,35).
– Você já sabe qual é o chamado específico que Deus tem para a sua vida?
– Você vai deixar de cumprir o propósito de Deus para a sua vida porque a dor que o seu chamado traz é muito grande?

III.) O chamado de Deus para mim inclui promessas específicas do Senhor para a minha vida
– Além das promessas gerais que Deus tem para todos os seus filhos, Ele tem promessas específicas para cada um de nós.
– Promessas a Abraão (Gn 12.2,3).
– Promessas a Josué (Js 1.3-5 a).
– Quais são as promessas de Deus para a sua vida? Você vai deixar de usufruí-las desistindo do chamado?

IV.) O chamado de Deus para mim será acompanhado de sinais que o confirmarão
– Ex 4.1-9, 28-31 (bordão virou uma serpente, mão ficou leprosa, águas do Nilo tornadas em sangue ao serem derramadas sobre a terra).
– Nm 17 – A vara de Arão que brotou, floresceu.
– Js 1.5 – Ao perceber que Deus havia aberto o rio Jordão através da liderança de Josué, assim como havia aberto o mar Vermelho sob a liderança de Moisés, o povo certamente reconheceu que Deus havia chamado Josué para aquele momento e para aquela tarefa.
– Ao testemunhar tais sinais, as pessoas crerão que Deus nos chamou, que Ele está conosco e respeitarão a nossa liderança.

V.) O chamado de Deus para mim faz parte de um plano maior de cumprimento da vontade de Deus
– Js 1.2 – “Moisés, meu servo, é morto; dispõe-te agora…”
– Moisés já cumpriu o chamado dele, agora é com você Josué…
– Existe um plano maior ao qual temos que dar sequência, não podemos falhar.
– Somos um elo da corrente. Temos que continuar algo que alguém já começou e que outro dará continuidade depois que partirmos. Não podemos quebrar o elo da corrente.
– Isaque deu sequência ao plano de Deus depois de Abraão; Jacó deu sequência depois de Isaque, e assim sucessivamente.
– Você foi chamado para dar sequência ao plano de expansão do Reino de Deus. Você não é uma ilha isolada, você faz parte de um plano maior!

VI.) O chamado de Deus para mim tem a promessa da presença constante do Senhor
– “como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei, nem te desampararei” (Js 1.5).
– “o Anjo do SENHOR lhe apareceu e lhe disse: O SENHOR é contigo, homem valente […] Já que eu estou contigo, ferirás os midianitas como se fossem um só homem” (Jz 6.12,16).
– “Não temas diante deles, porque eu sou contigo para te livrar, diz o SENHOR” (Jr 1.8).
– “E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século” (Mt 28.20).
– A presença constante dEle é maior do que qualquer dor que possamos enfrentar. Fique firme!

VII.) O chamado de Deus para mim deve ser obedecido custe o que custar
– Devemos dar mais importância à obediência ao chamado do que à dor que o chamado nos traz.
– O apóstolo Paulo falando aos presbíteros de Éfeso: “E, agora, constrangido em meu espírito, vou para Jerusalém, não sabendo o que ali me acontecerá, senão que o Espírito Santo, de cidade em cidade, me assegura que me esperam cadeias e tribulações. Porém em nada considero a vida preciosa para mim mesmo, contanto que complete a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus para testemunhar o evangelho da graça de Deus” (At 20.22-24).
– Em intensa agonia, Jesus orou: “Pai, se queres, passa de mim este cálice; contudo, não se faça a minha vontade, e sim a tua” (Lc 22.42).
– Você está disposto a cumprir o chamado de Deus a qualquer custo?
– “Ninguém que, tendo posto a mão no arado, olha para trás é apto para o reino de Deus” (Lc 9.62).

Conclusão
– Dicas para o cumprimento do chamado: Dependa de Deus (Jo 15.5); Seja forte e corajoso (Js 1.6,7,9); Pratique a Palavra, fale da Palavra, medite na Palavra (Js 1.7,8).

Pr Ronaldo Guedes Beserra – SP, 28.02.2018.

Visite o Site do Pr Ronaldo em http://www.ronaldoguedesbeserra.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?