terça-feira, maio 7Notícias Importantes
Shadow

6 descobertas incríveis que provaram que a Bíblia é verdadeira

A crescente evidência confirma o que os cristãos já sabiam.

A Bíblia é um relato verdadeiro da história? É uma visão alterada e altamente estilizada de eventos reais? É uma mistura de mito e memória cultural? É fantasia completa? Essas são as abordagens mais comuns para lidar com a Bíblia como um registro da história e usá-la para examinar o que realmente aconteceu milhares de anos no passado. Muitos cristãos afirmam que a Bíblia é um registro completo e perfeito da história. Tudo na Bíblia aconteceu exatamente como as Escrituras retratam. A maioria dos céticos, por outro lado, tende a argumentar que a Bíblia é principalmente, se não completamente, fictícia. Estas são as pessoas que em um momento afirmaram que Jesus Cristo nunca existiu e que Ele foi uma completa invenção dos cristãos. Essa teoria, no entanto, foi enterrada tão completamente que os estudiosos concordam quase por unanimidade no fato de que Jesus de Nazaré foi uma pessoa real.
Chegar ao ponto em que os eventos bíblicos são aceitos como fatos geralmente requer evidências esmagadoras. Há muitas pessoas que não acreditam em algo puramente porque foi encontrado na Bíblia. Infelizmente para esses céticos, a arqueologia descobriu uma montanha de evidências que provam que a Bíblia não é uma coleção de contos de fadas antigos, mas um registro honesto de eventos históricos. Aqui estão seis descobertas incríveis que provaram que a Bíblia era verdadeira.

Asteróide nos Alpes

Asteróide atingindo a Terra

A destruição de Sodoma e Gomorra é um dos exemplos finais da ira de Deus no Antigo Testamento. As duas cidades são arrasadas e foram consideradas tão pecaminosas que seus nomes se tornam abreviados em toda a Bíblia para lugares ou ações irremediáveis. 
Durante anos, os céticos alegaram que Sodoma e Gomorra nunca existiram. Se tivessem, tal destruição apocalíptica teria sido notada. De fato, foi notado por um assírio que inscreveu todo o evento em uma tábua de barro. O tablete confundiu os tradutores até os cientistas preencherem a peça que faltava. A tábua de barro descreveu o vôo de um meteorito maciço que correu sobre a superfície da Terra antes de explodir perto dos Alpes. A terra abaixo do caminho do meteoro foi superaquecida a temperaturas que alguns cientistas acreditam serem comparáveis ​​à superfície do sol. Para piorar a situação, a explosão do asteróide teria enviado pedaços de rocha em chamas para cidades próximas ao Mar Morto e forçado uma onda de água hipersalinada a sair do Mar Morto e a um solo outrora rtil. Os arqueólogos da cerâmica de barro descobriram que haviam sido submetidos a jato de calor a ponto de se tornar vidro, e tudo o que restaria de Sodoma e Gomorra.

Degraus de Siloé

Siloam Pool

Se alguém não o encontrou e colocou um letreiro de neon em cima dele, é provável que os céticos bíblicos afirmem que ele não existe. É o caso de numerosas citações e localizações bíblicas, incluindo a piscina de Siloé. A piscina de Siloé foi o local de um dos milagres de Jesus no Evangelho de João. De acordo com João 9, Jesus “cuspiu no chão, fez um pouco de lama com a saliva e a colocou nos olhos do homem [cego]. ‘Vá’, Jesus disse a ele. ‘Lave na piscina de Siloé.’ Então o homem foi e lavou-se, e voltou para casa vendo. Como o reservatório de Siloé não havia sido identificado definitivamente, os céticos decidiram que não existia. Em junho de 2004, no entanto, as obras ao sul da cidade de Davi tropeçaram em um conjunto de antigos degraus de pedra. Escavações posteriores revelaram que esses degraus eram na verdade parte de uma piscina monumental que mais tarde foi identificada como a piscina de Siloé ausente. 

Selo de Isaías

Selo de Isaías

Isaías é um dos profetas mais citados nas igrejas cristãs. Ele também é um dos profetas mais examinados e debatidos no Antigo Testamento. Os estudiosos escolheram repetidamente os escritos proticos de Isaías e, surpresa, começaram a questionar se uma pessoa chamada Isaías os escreveu. Em vez disso, teorizou-se que o livro de Isaías foi escrito após os eventos “preditos” por uma variedade de pessoas que simplesmente usavam o nome de Isaías.
Mais uma vez, a arqueologia lançou uma espécie de chave inglesa nessa teoria quando as escavações em Israel descobriram um selo com o nome “Isaías”, a apenas 3 metros de outro selo que pertencia ao rei Ezequias. Na Bíblia, Isaías foi listado como conselheiro de Ezequias, por isso faz sentido que seus selos sejam encontrados juntos. Para dar ainda mais credibilidade à teoria de que o selo pertencia a ninguém menos que o bíblico Isaías, o nome “Isaías” foi seguido pelas letras hebraicas “nvy”. “Nvy” são as três primeiras letras da antiga palavra hebraica soletrada nun -bet-yod-alef. Esta palavra, pronunciada “navi”, significa “profeta”.

Inscrição de Tel Dan

Inscrição de Tel Dan

Por alguma razão, os céticos bíblicos adoravam afirmar que os personagens mais famosos da Bíblia eram ficção completa. Eles tentaram argumentar por anos com Jesus Cristo, mas evidências esmagadoras em favor de Sua existência os forçaram a recuar. Eles tentaram algo semelhante com Moisés e o rei Davi. A última teoria desabou em 1993, quando uma estela foi descoberta em Tel Dan, em Israel. A pedra foi esculpida por um rei arameu que se gabava de derrotar seus dois vizinhos do sul em batalha. Esses outros reis eram o “rei de Israel” e o “rei da Casa de Davi”. Os dois reis mencionados foram identificados como Jeorão de Israel e Acazias de Judá por Hazael de Damasco. 
Alguns céticos ainda tentam afirmar que “Davi” se refere a um lugar, não a uma pessoa, mas a maioria dos estudiosos aceitou que a estela não está falando de outro senão o rei bíblico Davi. 

Ossuário de Yehohanan

Caixa Bural de Caifás

A narrativa da crucificação, sepultamento e ressurreição de Jesus Cristo forma a espinha dorsal da fé cristã. Sem a morte de Cristo, não haveria ressurreição. Sem Sua ressurreição, não haveria cristianismo. Como tal, há muita coisa a provar ou refutar que os relatos do evangelho de Sua morte são precisos. 
Por anos, os céticos pensaram ter encontrado a arma definitiva quando se tratava de refutar o episódio inteiro. A Bíblia é inflexível quanto a que Cristo foi sepultado após a sua crucificação. Os romanos, no entanto, geralmente deixavam os corpos das vítimas da crucificação apodrecer na cruz como um aviso para os outros. Os dois, argumentavam os céticos, eram inerentemente contraditórios. Então, um ossuário foi desenterrado em Israel, contendo os ossos de um jovem chamado Yehohanan. Como muitos outros judeus, ele recebeu um enterro adequado e seus ossos foram colocados em um ossário depois que a carne apodreceu. Ao contrário da maioria dos judeus, seu ossuário tinha um artefato extra, um cravo de ferro enfiado no osso do calcanhar. Yehohanan havia sido crucificado, mas ainda lhe era permitido um enterro adequado. Como tal, existe um precedente de que o mesmo poderia ter acontecido com Jesus de Nazaré. 

Cilindro de Ciro

Cilindro de Cyrus

Além de questionar se certas pessoas realmente existiam ou não, os céticos gostam muito de afirmar que alguns dos eventos mais importantes da Bíblia foram inteiramente inventados pelos antigos israelitas. Entre os episódios questionados estava a totalidade da narrativa do Êxodo e o cativeiro babilônico. Por que um povo criaria histórias fictícias sobre sua própria derrota e escravização é incerto, mas isso não impediu os céticos de alegarem que as duas capturas dos israelitas eram fictícias. O cilindro de Ciro, o Grande da Pérsia, no entanto, sugere que era muito real. O cilindro de argila de 22 cm detalhava não apenas a vitória de Ciro sobre a Babilônia, mas sua inesperada decisão de permitir que os cativos da Babilônia retornassem às suas próprias terras ancestrais e reconstruíssem seus templos. 

Qumran

Algumas das maiores afirmações céticas feitas sobre a Bíblia foram transformadas em pó. Cristo era real, e os evangelhos dão um relato fiel de Sua morte. Davi e o reino de Israel eram uma força a ser reconhecida nos tempos antigos. Do Gênesis ao Apocalipse, os eventos mais importantes da Bíblia resistem ao escrutínio histórico. Só podemos imaginar o que mais será descoberto à medida que as escavações arqueológicas continuarem.

Fonte: https://www.beliefnet.com/faiths/christianity/6-incredible-finds-that-proved-the-bible-was-true.aspx
Tradução: Emerson de Oliveira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?