segunda-feira, maio 6Notícias Importantes
Shadow

5 maneiras pelas quais desonramos a Deus com nossas palavras

“Não deixe que saia da sua boca qualquer conversa insalubre, mas apenas o que é útil para edificar os outros de acordo com as suas necessidades, para que possa beneficiar aqueles que os ouvem.” (Esios 4:29)

Dois homens estavam sentados perto um do outro em um teste de canto, onde uma senhora que estava sendo testada não estava indo muito bem. Um homem se virou para o outro e disse sarcasticamente: “Parece terrível, não é?” O outro fez uma careta de aborrecimento e respondeu: “Essa é minha esposa.” Terrivelmente envergonhado, o primeiro homem, tentando salvar a face, respondeu timidamente: “Eu não estava me referindo ao cantor, estava me referindo à música”. De volta veio a resposta zangada: “Eu escrevi!”

Quantas vezes falamos fora de hora e dizemos palavras das quais nos arrependemos mais tarde. Ainda mais preocupante é o fato de que nossas palavras muitas vezes ferem e desonram a Deus, além de ferir os outros.

Enfrentando ameaças e armadilhas de homens maus, a oração de Davi encontrada no Salmo 141: 3 é uma oração que devemos fazer diariamente. Ele diz: “Põe uma guarda sobre minha boca, Senhor; vigia a porta dos meus lábios ”  (Salmo 141: 3).

Para um homem que estava constantemente fugindo e caluniando com frequência por meio das palavras de seus inimigos, é notável que Davi pudesse orar dessa maneira. Como a Bíblia de Estudo NIV em suas notas de rodapé neste versículo menciona, era, ‘uma súplica para que Deus o impedisse de falar, desejar ou fazer o que é mau’  (Nota de rodapé sobre Salmos 141: 3-4).

Neste artigo, gostaria de compartilhar 5 áreas importantes nas quais devemos pedir a Deus que ‘coloque uma guarda sobre nossas palavras’. Eles são:

1. Mentindo

Uma língua mentirosa desonra a Deus e, no entanto, quantas vezes as pessoas mentem ou dizem uma meia-verdade para sair de uma situação difícil ou desacreditar outra. Podemos até exagerar uma história para torná-la mais comercial. As pessoas costumam dar desculpas para essas mentiras usando termos como mentiras brancas, pequenas mentiras e outros termos, para justificar o que fazem.

A Palavra de Deus, entretanto, diz: “Há seis coisas que o Senhor odeia, sete que são detestáveis ​​para Ele: … uma língua mentirosa … uma falsa testemunha que derrama mentiras …” ( Provérbios 6: 16-19 ). Acho que é por isso que o Senhor Jesus, ao falar sobre nossas palavras, e particularmente sobre palavrões, disse: “Simplesmente deixe seu ‘Sim’ ser ‘Sim’ e seu ‘Não’, ‘Não’; tudo além disso vem do maligno ”  ( Mateus 5:37 ).

Há uma história sobre um homem que estava sendo julgado por um crime que não cometeu. Acontece que a única testemunha do crime era seu filho, que estava sendo interrogado pelo advogado de acusação. O advogado fez o possível para quebrar o testemunho da criança, mas sem sucesso.

Finalmente, o exasperado advogado disse sarcasticamente: “Então, parece que seu pai o treinou bem sobre como você deve responder e mentir para o tribunal”. A criança respondeu calmamente: “Você está parcialmente certo, senhor. Meu pai me disse que você me faria muitas perguntas de muitas maneiras diferentes, mas que seja o que for que você pergunte, eu sempre devo falar a verdade! ”

Ao examinar os dez mandamentos, somos lembrados de que o nono mandamento afirma enfaticamente: “Não dirás falso testemunho contra o teu próximo” ( Êxodo 20:16 ). Provérbios 12:19 afirma ainda: “Os lábios verdadeiros permanecem para sempre, mas a língua mentirosa dura apenas um momento” , e Esios 4:25 nos diz “… cada um de vocês deve deixar a falsidade e falar a verdade ao seu próximo”.

 Vamos pedir ajuda a Deus para sempre nos esforçarmos para falar o que é verdadeiro.

Duas mulheres fofocando durante o café

2. Fofoca

Tenho certeza de que a maioria de nós já foi alvo de fofocas. Podemos até ter o desconforto de ouvir falar dessas fofocas ‘Through the Grapevine’, como a famosa cantora de Marvin Gaye. Portanto, sabemos quão afiada é uma fofoca e quão profundamente ela nos fere.

No entanto, nós também podemos ceder à fofoca para compartilhar “uma história interessante” ou para trair a confiança de alguém. Podemos até fazer nossa fofoca parecer espiritual, compartilhando-a como um ‘pedido de oração’. A escritura, entretanto, diz: “A fofoca trai confiança”  e  “separa amigos íntimos”  ( Provérbios 11:13 , Provérbios 16:28 ). Quando tentados a fofocar, portanto, peçamos a Deus que nos ajude a ‘fechar a porta aos nossos lábios’, para que não possamos desonrá-Lo com nossas palavras.

Outra maneira de permitir que a fofoca prospere é abrindo nossos ouvidos para ouvir a fofoca dos outros e respondendo, especialmente quando a pessoa de quem se fala não está presente. As Escrituras, entretanto, nos alertam contra tal comportamento como Provérbios 17: 4 diz: “O perverso escuta lábios enganosos … a língua destrutiva”.

Lembro-me de um pastor que conhecia bem que costumava falar veementemente contra a fofoca e concluir dizendo: “Se você precisa fofocar, faça fofoca sobre o Evangelho!”

3. Resmungando

“Faça tudo sem resmungar ou discutir.” Filipenses 2:14 )

Quantas vezes acabamos resmungando e acusando a Deus por meio de nossas palavras, especialmente quando as provações acontecem e as orações parecem não ser respondidas como gostaríamos. Parece tão fácil reclamar nessas horas, não é?

A história de Israel em seu caminho para a Terra Prometida era quase a mesma. É incrível que os israelitas pudessem ver todos os milagres incríveis que Deus realizou no Egito e ainda continuem reclamando. Parecia que resmungar era seu passatempo nacional! (Consulte Números 11: 1 e Êxodo 16: 2 ).

Os israelitas reclamaram de pão, carne, água e muitas outras coisas. Deus providenciou pão do céu, carne do céu e fontes de água das rochas ( Neemias 9:15 ), mas eles ainda resmungavam. Suas roupas não se gastaram, seus pés não incharam ( Neemias 9:21 ), mas eles resmungaram.

Por causa de sua reclamação e incredulidade, Israel perdeu o melhor que Deus tinha para eles. Que isso não seja dito de você e de mim. Quando formos tentados a resmungar, vamos pedir ao Senhor que ‘ponha uma guarda (como uma sentinela) sobre nossas palavras’.

Sempre sou encorajado pelo testemunho da escritora de hinos Fanny Crosby. Ela nunca permitiu que sua cegueira (aparentemente devido a um infortúnio médico) criasse nela um espírito de descontentamento. Uma vez li que ela aparentemente disse,  ‘reclamar …, não posso e não vou’. As letras de suas canções inspiradoras, vistas pelos olhos da  e não pela visão natural, falavam de  ‘visões de êxtase’, ‘ecos de misericórdia’ e ‘sussurros de amor’ (do hino “Bendita Garantia”).

Que o Espírito Santo nos dê forças hoje para transformar nossas palavras de murmuração que certamente desonram a Deus, em palavras de louvor que trariam glória ao Seu nome.

 

4. Palavrões

Vivemos em um mundo onde somos expostos a palavrões quase que diariamente. Está em livros, filmes, na televisão e nas conversas do dia-a-dia. Os cônjuges falam palavrões uns com os outros, os pais o fazem com os filhos e os chefes usam palavras profanas em seus funcionários. O dicionário de Cambridge descreve os palavrões como “uma palavra ou frase ofensiva ou obscena” e vemos muitos deles hoje.

Bíblia, porém, nos diz: “Seja o seu falar sempre cheio de graça, temperado com sal, para que saiba responder a todos”  ( Colossenses 4: 6 ).  Vamos, portanto, pedir ao Senhor que purifique nossa língua de forma que Ele seja glorificado por nossos lábios e que as pessoas gostem de conversar conosco.

Quando criança, aprendi palavrões nas ruas do bairro onde cresci. Como resultado, palavrões se tornaram uma parte constante do meu vocabulário e minhas conversas eram sempre intercaladas com palavrões.

No entanto, quando encontrei a graça salvadora do Senhor em minha vida aos 16 anos, uma das primeiras coisas sobre as quais o Espírito Santo me convenceu foi a minha linguagem.

Por um tempo, foi uma jornada difícil para mim, pois lutava para superar essa maneira de desonrar a Deus. Sua graça e força, entretanto, me ajudaram a vencer a batalha. Ele também ajudará qualquer pessoa que realmente deseje honrar Seu nome, recusando-se a permitir palavrões em seu discurso.

O apóstolo Paulo nos avisa em Esios 5: 4 sobre ‘obscenidade, conversa tola e piadas grosseiras’ e dá mais conselhos em sua carta à igreja de Colossenses, dizendo: “Mas agora vocês também devem se livrar de todas as coisas como … imundície linguagem de seus lábios ”  ( Colossenses 3: 8 ). Esse é um excelente conselho para seguirmos.

5. Tomar o nome de Deus em vão

“Não farás mau uso do nome do Senhor teu Deus, pois o Senhor não culpará ninguém que fizer mau uso de Seu nome.” Êxodo 20: 7 )

É muito triste ver e ouvir como o grande nome de Deus é usado levianamente na cultura de hoje, para jurar, fazer falsas promessas e dar ênfase a declarações exclamativas. Muitas vezes ouvimos as pessoas usarem termos como ‘oh meu Deus‘ e ‘Jesus Cristo‘, às vezes e em lugares onde não tem relevância ou reverência.

Deus, entretanto, nos advertiu para não usarmos mal o Seu nome ( Levítico 19:12 ), pois é o nome do único verdadeiro, Deus Criador; o grande “Eu Sou” ( Êxodo 3:14 ). Embora possamos certamente usar o nome de Deus de muitas maneiras significativas em conversas, orações e louvor, devemos ter cuidado para não O desonrarmos usando Seu nome de maneira irreverente ou sem valor.

Bíblia diz que um dia:  “Em nome de Jesus, todo joelho se dobre … e toda língua reconheça que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai”  ( Filipenses 2: 10-11 ).        

Concluindo, além das cinco áreas mencionadas neste artigo, existem muitas outras maneiras pelas quais podemos usar palavras para desonrar a Deus e ferir outras pessoas. Mas, por enquanto, se formos tentados a mentir, fofocar, resmungar, usar palavrões ou usar indevidamente o nome de Deus, que nossa oração seja: “Guarda minha boca, Senhor; vigie a porta dos meus lábios. “

Deixe-me encerrar com esta citação poderosa de JC Ryle:

“Devemos manter nossos lábios como se estivessem com uma rédea e exercer uma rigidez de hora em hora sobre nossas palavras.” (JC Ryle – Reflexões Expositivas sobre Mateus)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?