quinta-feira, maio 2Notícias Importantes
Shadow

Seis qualificações para que homens ou mulheres sejam úteis a Deus na obra evangelística ou missionária

Se é verdade que nosso soberano Deus escolhe seres humanos como Seus instrumentos para o aumento de Seu Reino na terra, que indivíduo irá Ele escolher? Nem todo mundo está qualificado. Na minha opinião, há pelo menos seis qualificações para que homens ou mulheres sejam úteis a Deus na obra evangelística ou missionária:

1. Pessoas que conheçam a Deus
A fim de compartilhar as boas novas da Salvação, os servos escolhidos de Deus têm de ser, eles mesmos salvos. Eles precisam da experiência de nascer de novo, pois sem o novo nascimento ninguém podo ver o Reino de Deus (Jo 3.3). A mensagem que os servos de Deus irão levar aos perdidos é a mensagem de reconciliação com Deus através de Jesus Cristo. Esta mensagem não tem autoridade alguma se levada por aqueles que, por não haverem entrado na família de Deus, não são comprometidos com Jesus Cristo.

2. Pessoas cheias do Espírito Santo
Jesus reuniu Seus discípulos e ministrou a eles por três anos. Eles O conheciam bem. Parte do que Jesus ensinou foi a Grande Comissão (Mt 28.18-20): suas ordens de marchar levando o evangelho aos perdidos. Mas conhecer Jesus e Sua vontade para com a evangelização mundial não era o bastante. Jesus disse que, antes que pudessem sair e representá-Lo pelo mundo afora, eles tinham que permanecer “na cidade, até que do alto [fossem] revestidos do poder” (At 24.49). Eles obedeceram e o poder veio no dia do Pentecoste, conforme lemos em Atos 2.
Diferentes tradições têm desenvolvido diferentes terminologias para descrever esta experiência. Alguns chamam-na “o batismo no Espírito Santo”. Outros, “a unção do Espírito”. Ainda outros usam o termo “revestimento de poder”. Eu, pessoalmente, prefiro chamá-la de “a plenitude do Espírito Santo.”
Estar cheio do Espírito Santo é uma experiência que se renova a cada dia. Só porque eu estava cheio do Espírito Santo no ano passado não significa necessariamente que eu ainda esteja cheio este ano. Só porque eu estava cheio ontem não significa necessariamente que esteja cheio hoje. Manter-se continuamente cheio do Espírito Santo é indispensável a quem deseja ser útil à obra de Deus.

3. Pessoas de Oração
Oração é comunhão com Deus. Através da oração somos capazes de conhecer os detalhes da vontade de Deus. A Bíblia nos informa dos propósitos gerais de Deus e Seus requerimentos para a vida cristã, mas nenhum de nossos nomes está escrito nela. À medida em que entramos em contato com Deus através da oração, iremos descobrir o papel específico que cada um de nós tem no Reino.
A oração desenvolve a intimidade com Deus, e isto leva tempo. Muitos que reservam tempo prioritário para orar encontram a voz de Deus falando diretamente com eles. Embora tal contato direto com o Pai precise sempre ser testado de acordo com a Palavra escrita de Deus e confirmado por outros membros do Corpo de Cristo, ele nos ajuda grandemente a sermos o tipo de servos que Deus realmente quer que sejamos.
Nos últimos anos tem crescido minha apreciação a respeito do dom de intercessão que Deus dá a certos cristãos. Sim, todo crente precisa ter uma profunda vida de oração. Este é nosso papel. Mas aqueles que têm o dom de intercessão oram mais longamente, com maior intensidade, e recebem respostas mais visíveis do que a média dos cristãos. Os dons espirituais são dados para o benefício do corpo de Cristo como um todo, e um deles, o dom de intercessão, é uma dinâmica importante no ministério dos membros do Corpo, quer seja aquele Corpo uma igreja estabelecida ou uma célula ou grupo pequeno de cristãos.
Deus colocou várias pessoas com o dom de intercessão na classe de escola dominical para adultos em que eu ensino. O resultado é uma mudança notável na qualidade do meu ministério de ensino, comparado com o que era alguns anos atrás quando não tinha tais intercessores. Como minha própria vida de oração pode ser considerada um tanto medíocre, eu atribuo muito do poder de meu ministério, às orações dos outros com este dom.

4. Pessoas comprometidas com o Corpo de Cristo
Neste livro eu vou dar ênfase ao fato que a vida cristã ideal é orientada por três prioridades: (a) compromisso com Cristo, (b) compromisso com o Corpo de Cristo e (c) compromisso com a obra do Cristo no mundo. Os primeiros três itens desta lista de qualificações para p serviço de Deus se relacionam com a prioridade (a). Este item se relaciona com a prioridade (b).
Eu tenho um alto conceito da igreja. Creio que a igreja é diferente de todas as outras instituições humanas porque não é só uma organização. Antes, a igreja é também um organismo, com Jesus Cristo sendo o Cabeça e cada membro funcionando com um ou mais dons espirituais. Aqueles que desejam servir a Deus efetivamente na propagação do Reino precisam estar firmemente enraizados na igreja local. Por quê? Porque Deus realiza Seus propósitos no mundo não através de cavaleiros solitários, mas através de comunidades comprometidas com Seu povo.
O Corpo de Cristo significa intimidade espiritual, um sistema de responsabilidade e numerosos dons espirituais que se complementam (como acontece com nosso corpo físico). Embora meu nariz e meus rins não estejam diretamente ligados, eles são membros do mesmo corpo e meu nariz não poderia fazer sua função se não fossem os rins. Romanos 12 nos lembra que o corpo humano é um modelo para entendermos como o Corpo de Cristo opera.

5. Pessoas Obedientes ao Senhor
Um dos testes do verdadeiro discipulado é obediência. “Ora, sabemos que o temos conhecido por isto: se guardarmos os seus mandamentos” (1 Jo 2.3). O ideal de Deus é que nós ofereçamos nossos corpos em “sacrifício vivo” (Rm 12.1). Se queremos que Jesus nos use, temos que tomar nossa cruz e segui-Lo (Mt 16.24). Isto significa compromisso total.
É preciso obedecer a todos os mandamentos de Jesus. Mas neste livro, iremos nos concentrar nos mandamentos diretamente relacionados com evangelismo e missões. O principal dentre eles é a Grande Comissão. Entrarei em detalhes sobre o correto entendimento da Grande Comissão mais tarde. Aqui estou enfatizando que a vontade de obedecer é pré-requisito para alguém ser usado como servo de Deus para propagar o evangelho.

6. Pessoas que sejam Dinâmicas e Criativas
Se as qualificações acima são cumpridas, o céu é o limite para o uso das energias e faculdades humanas. Deus tem prazer em guiar Seu povo. O Sl 32.8 exprime bem isto: “Instruir-te-ei e te ensinarei o caminho que deves seguir; e, sob as minhas vistas, te darei conselho.” Muitos sabem este verso de cor e o recitam com freqüência.
Poucos, no entanto, vão ao próximo verso, que explica como Deus quer fazer isto. “Não sejais como cavalos ou mulas, sem entendimento” (Sl 32.9). Deus quer nos guiar como a seres humanos, não como a animais.
Qual é a diferença? Basicamente, os humanos são feitos à imagem de Deus (veja Gn 1.26) e os animais não o são. Os humanos são seres racionais, os animais não. Parte da direção divina então, consiste no Seu uso da razão humana, a fim de completá-la.
Não há nada de errado ou inferior com a mente humana. Jesus nos disse para amar o Pai com todo nosso coração, alma, e mente (veja Mt 22.37). Neste ponto o propósito divino e a iniciativa humana para a evangelização do mundo se juntam. Contanto que os servos de Deus tenham apropriada relação com Ele, estão livres para planejar estratégias usando os métodos e a tecnologia que irão melhor cumprir a obra de Deus no mundo. O Pai está interessado o bastante no que nós estamos fazendo para intervir, re-dirigir e corrigir, se necessário.

Fonte: Estratégias para o crescimento da igreja: princípios bíblicos e métodos práticos para uma evangelização eficaz, Peter Wagner, Editora Sepal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?