sábado, maio 4Notícias Importantes
Shadow

Qual o Significado de “Mil Cairão ao Teu Lado, Dez Mil à Tua Direita”?

A declaração: “Mil cairão ao teu lado, e dez mil, à tua direita” fala do cuidado protetor do Senhor para com aqueles que são seus. Deus é poderoso para guardar o Seu povo fiel de toda calamidade que o cerca. Isso fica muito claro no versículo bíblico: “Mil cairão ao teu lado, e dez mil, à tua direita; tu não serás atingido” (Salmo 91:7).

Não se conhece a identidade do escritor bíblico que escreveu esse salmo; nem mesmo a contexto ou a situação específica que ele estava vivendo quando registrou essas palavras. Isso tem levado os estudiosos a fazerem certas sugestões. Alguns sugerem que o salmista estava pensando numa batalha militar quando escreveu: “Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita”. De fato numa batalha muitas pessoas tombam de um lado e de outro dos sobreviventes.

Outros estudiosos sugerem que a declaração: “Mil cairão ao teu lado, e dez mil, à tua direita” está diretamente relacionada à referência que o salmista faz acerca da violência das pestilências e perigos que assolam os homens de dia e de noite (Salmo 91:3-6). Afinal, o Deus que livra o crente do laço do passarinheiro e da peste perniciosa é também poderoso para fazer com que ele não seja atingido, ainda que caiam mil ao seu lado, e dez mil à sua direita. Essa sugestão é a que melhor se adéqua ao contexto do salmo bíblico.

Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita

A frase: “Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita” mostra claramente a evolução da calamidade. Mil pessoas são atingidas, e em seguida dez mil. A expressão “dez mil” traduz um termo hebraico que significa “multidão” ou “miríade”. Então provavelmente o salmista não tinha em mente um número exato, “dez mil”, mas uma quantidade imensa e indeterminada, ou seja, um número grande de pessoas.

Portanto, a construção dessa frase enfatiza o quão terrível e perigosa é a praga que atinge os homens. O número de abatidos por ela não para de crescer a ponto de não ser apenas uma quantidade controlada, mas uma grande quantidade que é praticamente incontável. A devastação dessa praga que derruba tantas pessoas prepara a declaração confiante que o salmista faz acerca do poder do Deus Todo-Poderoso: “mas tu não serás atingido”.

Mas tu não serás atingido

Sem dúvida este versículo demonstra o quão perto o crente fiel pode estar de uma calamidade, e ainda assim desfrutar do cuidado providencial do Senhor. O texto não diz que mil cairão longe do crente, e dez ainda mais distante; mas o texto diz: “Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, tu não serás atingido”.

Isso realmente é incrível e mostra não somente o favor de Deus para com aqueles que são seus, mas também a confiança inabalável do crente quando posto à prova. Uma coisa é enxergar a calamidade de muito longe, outra coisa é ver a calamidade assolando ao seu redor.

Em situações assim, somente aquele que habita no esconderijo do Altíssimo é que pode manter a calma e a tranquilidade quando mil caem ao seu lado, e dez mil à sua direita. Como diz Joseph Caryl, o poder de Deus pode nos aproximar do perigo e, no entanto, manter-nos longe do perigo. Na Bíblia há vários exemplos de quando o povo de Deus passou por situações assim. As pragas afligiram os egípcios, mas os israelitas saíram ilesos (Êxodo 7-12). O exército de Senaqueribe foi destruído, mas Jerusalém foi preservada (2 Reis 18:17-19:37). A ideia é que os filhos do Senhor são preservados de forma especial mesmo em meio à ruína geral.

Receber Estudos da Bíblia

Uma imunidade especial

Obviamente isso não significa que os crentes não estejam sujeitos aos males comuns da vida terrena que se espalham por toda parte. Como explica John Gill, homens piedosos podem cair numa calamidade comum ou numa perturbação epidêmica, mas isso é para o bem deles, e não para o mal – diferentemente dos incrédulos que caem ao seu redor. Além disso, os filhos de Deus são libertados de uma praga muito pior do que qualquer peste terrena. Eles são libertados de seus próprios corações endurecidos que sentem prazer na maldade do pecado.

Quando todas as coisas cooperam para o seu bem, é impossível que você seja atingido por algo que realmente possa te machucar (cf. Romanos 8:28). O sofrimento tem um significado terrível para o ímpio, mas para o crente fiel ele significa um tempo de aprendizado onde Deus aperfeiçoa o seu caráter. Por isso o povo de Deus enxerga até mesmo a morte como um lucro (Filipenses 1:21). Por isso essa declaração é realmente verdadeira: “Mil cairão ao teu lado, e dez mil, à tua direita; tu não serás atingido”.

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico

O post Qual o Significado de “Mil Cairão ao Teu Lado, Dez Mil à Tua Direita”? apareceu primeiro em Estilo Adoração – Estudos Bíblicos e Devocionais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?