sexta-feira, abril 26Notícias Importantes
Shadow

Por Que Devemos Ligar Para a Bíblia?

Imagine um absurdo: um grupo de amigos se reúne para jogar futebol. Um deles, de repente, percebe e anuncia que eles esqueceram a bola em casa. Um deles então responde, com um gesto desdenhoso: “Esquece a bola. Vamos jogar sem ela.” Uma situação dessas é desconcertante, e também improvável, mas ela serve como metáfora para o Cristianismo em toda a África. Apesar de ser impensável que um jogo de futebol possa começar sem a bola, muitos cristãos vivem sem ouvir Deus regularmente através da Sua Palavra. Na verdade, muitos se perguntam por que deveriam ligar para o que a Bíblia diz.

Poderia Um Livro Milenar Ser Importante Hoje?

Talvez o pensamento por traz desta posição é a perplexidade sobre como um livro de eras atrás, que foi escrito originalmente para pessoas em contextos diferentes, pode falar a nós hoje. Por que colocamos tanta ênfase na Bíblia? Para começar, a Bíblia se apresenta como a Palavra de Deus para nós.

Portanto, Deus não pede para nós lermos a Bíblia, Deus fala quando lemos a Bíblia. Um artigo por si só jamais conseguiria esgotar os benefícios quando nos permitimos ser cativados e saturados com as palavras do Deus vivo. Mas isto não significa que não devamos começar a sondar as profundezas destas bênçãos.

Os Benefícios da Bíblia

Ler a Bíblia oferece um grande benefício espiritual, ajudando a sedimentar nossas convicções. Ela nos enche de reverência ao vermos Deus operando em nós e ao nosso redor. Ler a Bíblia é o meio pelo qual Deus nos santifica para viver de acordo com Seu padrão. Não é preciso mencionar que necessitamos conhecer Sua história e Seu plano, tal como revelado em Sua Palavra. Conhecer Sua história dá forma e renova as nossas mentes, nos oferece uma visão de mundo bíblica e, também, impacta como oramos.

Temos o imenso privilégio de conhecer o Deus que nos fala em Cristo. Certamente não podemos ignorar a fala pela qual viemos a conhecer nosso Pai Celestial,

O Que Define o Cristão?

Acho que o que é um jogo de futebol não é determinado pelos jogadores. Ou eles estão jogando de acordo com as regras, ou não estão. Ou eles jogam futebol, ou jogam outra coisa. É muito parecido na caminhada cristã e no nosso relacionamento com Deus. O cristão não pode estar genuinamente comprometido com Cristo sem estar comprometido com Seus ensinamentos. Sem usar jargão técnico, o cristão é alguém que se submete à autoridade de Jesus como Senhor e Salvador.

É mais do que se identificar com uma igreja, ter o nome num certificado de batismo, ou até ser capaz de citar as Escrituras. Mas sim, é a pessoa e o estilo de vida formados e informados pela Bíblia, a palavra de Deus para nós hoje.

Desenvolver um amor profundo e duradouro por Deus se torna possível pelo conhecimento, que vem primariamente por meio da Bíblia. Pois vivemos pela fé e a fé vem pela pregação, e a pregação pela Palavra de Deus. No entanto, a fé não é um alvo em si. Ela é o meio para alcançarmos o alvo da santidade e de, no fim, comparecer diante de Deus em glória.

Necessitamos da Bíblia para Sobreviver

Existe um aspecto de ler a Bíblia por uma questão de disciplina espiritual. É uma forma de exercício e ritmo que nós nos esforçamos para praticar. Contudo, há uma dimensão mais profunda de lê-la por questão de vida. Em outras palavras, nós abordamos a Bíblia ofegantes por ar para respirar, pois sabemos que a fé não pode ser mantida sem a Palavra de Deus. Jesus, repreendendo o diabo no deserto, mencionou a advertência aos israelitas de que “Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus” (Mateus 4.4). Como podemos dispensar uma coisa que Jesus disse ser mais importante do que o pão nosso de cada dia?

Vamos conectar tudo isto. Assim como não existe a possibilidade de um jogo de futebol acontecer sem uma bola de futebol, o mesmo é verdade para a vida ou experiência cristã sem a Bíblia. Na falta de alegria e fascínio de encontrar o Senhor na sua Palavra, a vida cristã acaba virando um fardo triste, carregado de fingimento e hipocrisia.

Como crentes desejosos de buscar um relacionamento correto com Deus, não podemos nos permitir tirar os olhos de Sua Palavra. Afinal de contas, conhecer Sua vontade não pode acontecer fora de Sua Palavra.

Traduzido por: Mariana Ciocca Alves Passos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?