sábado, abril 27Notícias Importantes
Shadow

O que a Bíblia diz sobre política?

William Wilberforce  experimentou um renascimento espiritual  na Páscoa de 1786 que o levou a descobrir o propósito de sua vida. Como ele escreveu mais tarde em seu diário: “Minha caminhada é pública. Meu negócio é no mundo, e devo me misturar nas assembléias de homens ou renunciar ao cargo que a Providência parece ter me atribuído. ”

Ele logo passou a ver os horrores do comércio de escravos inglês e ficou tão convencido que escreveu: “Que as consequências sejam o que forem: a partir de então, decidi que nunca descansaria até que tivesse efetuado sua absolvição.”

Ele foi vilipendiado pelas forças pró-escravidão e repetidamente bloqueado no Parlamento. No entanto, os esforços persistentes e sacrificiais de Wilberforce e seus associados finalmente levaram à abolição do comércio de escravos e da escravidão no Império Britânico. O historiador GM Trevelyan mais tarde chamou isso de “um dos eventos de virada na história do mundo”.

Como ilustra a história de Wilberforce, Deus pode usar os cristãos na política para o bem profundo e transformacional.

Merriam-Webster define “política” como “ a arte ou ciência do governo ”. A palavra vem do grego polis, que significa “cidade”. Ele tem suas raízes na obra clássica de Aristóteles, Politika, que introduziu o termo grego politika, que significa “assuntos das cidades”.

Os antropólogos geralmente reconhecem  quatro tipos de sistemas políticos :

  1. A banda : um pequeno grupo familiar consistindo de não mais do que trinta a cinquenta indivíduos.
  2. A tribo : um grupo constituído por muitas famílias com instituições sociais, como chefes ou anciãos. Eles são mais permanentes do que bandas.
  3. A chefia : mais complexa do que uma tribo ou uma sociedade de banda, eles têm uma estrutura de autoridade centralizada e liderança institucional.
  4. O estado soberano : um estado com uma população permanente, um território definido, um governo e a capacidade de se relacionar com outros estados soberanos.

Para os propósitos deste artigo, enfocaremos as percepções bíblicas com relação ao “estado soberano” dos Estados Unidos. 

O que a palavra de Deus nos diz em meio às eleições de 2020? 

Como podemos fazer a diferença nesta temporada e agir de forma a fortalecer nosso testemunho quando a eleição acabar?

Vamos considerar três fatos bíblicos.

Um: Deus chama e usa líderes políticos

Na Ética a Nicômaco, Aristóteles observou: “ Os políticos não têm lazer , porque estão sempre visando algo além da própria vida política, poder e glória, ou felicidade”. A estreia russa Nikita Khrushchev fez uma afirmação semelhante: “ Os políticos são iguais em todos os lugares . Eles prometem construir uma ponte mesmo onde não houver rio. ”

É tentador para os cristãos ficarem “acima” da política e fora da briga. Neste dia de “ cancelar cultura ” e cobertura da mídia 24 horas por dia, 7 dias por semana, em uma nação que parece mais dividida e divisiva do que nunca, é compreensível que pessoas boas fiquem de lado.

No entanto, como Platão observou, “uma das penalidades por se recusar a participar da política é que  você acaba sendo governado por seus inferiores ”. 

A Bíblia deixa claro que, apesar do estigma frequentemente associado à política, Deus chama e usa líderes políticos. Considere três dimensões desta chamada.

Deus usa líderes que são parceiros dele

A Bíblia está repleta de histórias de líderes políticos chamados e usados ​​por Deus para trabalhar com ele no avanço de seu reino na terra. Vamos revisar quatro desses exemplos.

Um: Joseph

José foi vendido como escravo por seus irmãos aos dezessete anos. Treze anos depois, ele se tornou o que podemos chamar de “primeiro-ministro” do Egito, a maior superpotência do mundo.

Sua ascensão ao poder não foi acidental: quando ele estava na prisão, Deus lhe deu a capacidade de interpretar os sonhos de Faraó, prevendo assim sete anos de abundância seguidos de sete anos de fome ( Gênesis 41: 1-36 ). Como resultado, “Faraó disse aos seus servos: ‘Podemos encontrar um homem como este, em quem está o Espírito de Deus?’” (V. 38).

O Faraó então designou José para um cargo político: “Você estará sobre a minha casa, e todo o meu povo se ordenará como você ordena. Só no trono serei maior do que você ”(v. 40). Esta descrição significa que José foi nomeado “grão-vizir” ou primeiro-ministro do Egito.

Nesse papel, ele foi fundamental para salvar o povo egípcio e sua própria família da fome, preservando a nação judaica por meio da qual o Messias viria um dia.

Dois: os líderes de Israel

Deus chamou Moisés para conduzir seu povo para fora da escravidão egípcia ( Êxodo 3 ) e então Josué para o seguir ( Josué 1: 1–2 ). O Senhor então “levantou juízes, que salvaram [a nação] da mão dos que os despojavam” ( Juízes 2:16 ). Posteriormente, Deus designou Saul como o primeiro rei de Israel ( 1 Samuel 9: 15–17 ) e Davi como seu sucessor ( 1 Samuel 16: 12–13 ).

Três: Mordecai

O livro de Ester nos fala sobre a conspiração de Hamã contra o povo de Deus na Pérsia. Depois que essa trama nefasta foi desmascarada, “o rei tirou seu anel de sinete, que havia tirado de Hamã, e o deu a Mardoqueu” ( Ester 8: 2 ). Esta ação avançou Mordecai para a posição de primeiro ministro do rei com autoridade semelhante à de José séculos antes.

Como resultado, “Mordecai saiu da presença do rei em mantos reais de azul e branco, e com uma grande coroa de ouro e um manto de linho fino e púrpura” (v. 15). Logo “o medo de Mordecai” caiu sobre “todos os oficiais das províncias e os sátrapas e os governadores e os agentes reais” da terra ( Ester 9: 3 ). Isso porque “Mordecai era grande na casa do rei, e sua fama se espalhava por todas as províncias, pois o homem Mordecai ficava cada vez mais poderoso” (v. 4).

Conseqüentemente, a liderança de Mordecai permitiu que os judeus se defendessem de seus inimigos, preservando novamente a nação por meio da qual o Messias viria.

Quatro: Daniel e seus amigos

Daniel e seus amigos eram exilados judeus na Babilônia. As escrituras dizem que “Deus lhes deu aprendizado e habilidade em toda literatura e sabedoria, e Daniel teve entendimento em todas as visões e sonhos” ( Daniel 1:17 ). Como resultado, o rei os elevou a posições de autoridade política.

Então, quando Daniel (como José) interpretou os sonhos do rei, “o rei deu a Daniel grandes honras e muitos grandes presentes, e o fez governante de toda a província da Babilônia e prefeito-chefe de todos os sábios da Babilônia” ( Daniel 2: 48 ).

Claramente, Deus chama algumas pessoas para o serviço político. Vemos esse fato não apenas nas Escrituras, mas também ao longo da história.

De acordo com o Pew Research Center,  quase todos os presidentes dos EUA foram identificados com a fé cristã . Onze eram episcopais; nove eram presbiterianos; quatro eram batistas; quatro eram unitários; três eram metodistas; três eram membros da igreja cristã; dois eram membros dos Discípulos de Cristo; dois eram reformados holandeses; dois eram quacres; um era católico; e um era congregacionalista. Apenas Thomas Jefferson e Abraham Lincoln não tinham afiliação formal à igreja.

A fé cristã de William Wilberforce levou-o a lutar no Parlamento pela abolição do comércio de escravos na Inglaterra. O ministro presbiteriano John Witherspoon foi o único clérigo ativo a assinar a Declaração de Independência. O Dr. Martin Luther King Jr. foi um ministro batista antes de assumir a liderança política do movimento pelos direitos civis.

É claro que Deus chama algumas pessoas para o serviço político e as usa nessa função.

Deus usa líderes que se opõem a ele

Gerações depois da morte de José, outro Faraó que via o povo judeu como uma ameaça subiu ao poder ( Êxodo 1: 8-12 ) e “impiedosamente fez o povo de Israel trabalhar como escravo” (v. 13).

Em resposta, Deus levantou Moisés para se opor a Faraó e libertar seu povo da escravidão. Deus então usou o “coração endurecido” de Faraó para realizar o Êxodo. Como resultado, “Israel viu o grande poder que o Senhor usou contra os egípcios, por isso o povo temeu ao Senhor e creu no Senhor e em seu servo Moisés” ( Êxodo 14:31 ).

O Senhor usou a tentativa do rei Herodes de assassinar o menino Jesus para cumprir a profecia bíblica a respeito da fuga de seu Filho para o Egito ( Mateus 2: 13-15 ). Ele também usou a oposição das autoridades judaicas em Jerusalém para levar seu Filho à cruz como nosso Salvador.

Depois que os magistrados romanos em Filipos deram ordens para que Paulo e Silas fossem espancados e presos ( Atos 16: 22–24 ), Deus redimiu seu sofrimento conduzindo seu carcereiro e sua família a Cristo (vv. 25–34). O Senhor usou a oposição de um oficial do governo romano para trazer Paulo a Roma ( Atos 25:12 ). Ele usou o exílio de João em Roma em Patmos para nos dar o livro do Apocalipse (cf.  Apocalipse 1: 9 ).

Como um exemplo contemporâneo, o cristianismo explodiu na China nas décadas após os líderes comunistas assumirem o poder em 1949.  Hoje, a China é o maior produtor mundial de Bíblias . Existem  mais cristãos do que membros do Partido Comunista na China . De acordo com um estudioso, “em qualquer domingo, quase certamente há  mais protestantes na igreja na China do que em toda a Europa. 

E ninguém sabe com certeza o tamanho da igreja “subterrânea” na China. Quando estive em Pequim, há vários anos, encontrei-me com um grupo de pastores que servem a essas congregações. Suas histórias sobre proteção divina e multiplicação evangelística se parecem com o livro de Atos.

Tive o privilégio de viajar a Cuba dez vezes ao longo dos anos. O despertar espiritual ocorrendo neste país comunista é verdadeiramente inspirador. Em minha primeira visita, disse a um dos pastores cubanos que sentia muito pela perseguição que ele e seu povo estavam enfrentando e que estava orando para que essa oposição diminuísse. Ele me pediu para não continuar com essa intercessão, explicando que a perseguição estava fortalecendo seu povo e purificando sua fé.

Em seguida, acrescentou que ele e muitos outros cubanos rezavam para que a perseguição aumentasse nos Estados Unidos pelas mesmas razões.

Deus usa líderes que não sabem que estão sendo usados

O rei persa sob o comando de Mordecai emitiu um decreto afirmando que “o rei permitiu que os judeus que estavam em todas as cidades se reunissem e defendessem suas vidas, destruíssem, matassem e aniquilassem qualquer força armada de qualquer povo ou província que pudesse atacar eles ”( Ester 8:11 ). Não temos nenhuma evidência bíblica de que o rei sabia que estava trabalhando para preservar o povo escolhido de Deus por meio do qual nosso Salvador viria, mas ele estava.

Quando os inimigos de Paulo o levaram ao tribunal em Corinto, o procônsul Gálio o libertou, permitindo a continuidade do ministério do apóstolo ( Atos 18: 12-16 ). Quando uma rebelião liderada por idólatras eclodiu em Éfeso, “alguns dos asiarcas, que eram amigos de [Paulo], mandaram chamá-lo e instavam-no a não se aventurar no teatro” ( Atos 19:31 ). Os “Asiarcas” eram os guardiões do culto imperial romano na Ásia e pessoas de alto escalão político.

A multidão arrastou Caio e Aristarco, companheiros de viagem de Paulo, para o teatro. No entanto, o “escrivão da cidade” (o chefe administrativo em Éfeso) “acalmou a multidão” e os persuadiu a se dispersar (vv. 35, 41).

Quando Paulo voltou a Jerusalém, outro motim estourou. No entanto, “o tribuno da coorte” interveio ( Atos 21:31 ). Ele era comandante de mil soldados e uma pessoa de autoridade significativa na cidade. Ele preservou a vida de Paulo e possibilitou o avanço de seu ministério.

As autoridades judaicas então conspiraram para tirar a vida de Paulo, mas seu sobrinho o avisou e então levou a notícia ao tribuno. Esse oficial então forneceu proteção para Paulo e o enviou junto com uma carta explicativa a lix, o governador em Cesaréia ( Atos 23: 17-35 ).

lix mais tarde ouviu o caso de Paulo e se recusou a entregá-lo aos adversários ( Atos 24: 22–23 ). Seu sucessor, Festo, recusou um pedido para que Paulo voltasse a Jerusalém, sem saber que seus inimigos “planejavam uma emboscada para matá-lo no caminho” ( Atos 25: 3 ). Festo então honrou o apelo de Paulo a César e forneceu-lhe transporte e segurança para Roma ( Atos 27: 1 ).

A Bíblia ensina que “o coração do rei é um ribeiro de água nas mãos do Senhor; ele o dirige para onde quer ”( Provérbios 21: 1 ). Não importa o que as circunstâncias parecem dizer, “a realeza pertence ao Senhor, e ele governa sobre as nações” ( Salmo 22:28 ).

Como resultado, podemos saber que Deus está usando líderes, quer eles saibam que estão sendo usados ​​ou não. João Calvino estava certo: “É uma coisa muito abençoada estar sujeito à soberania de Deus.”

Dois: Deus está nos chamando para participar da política

Tive o privilégio de conhecer vários cristãos em liderança política, tanto como pastor quanto como amigo. Uma das preocupações frequentes que os ouvi expressar é a percepção errônea comum de que os cristãos fizeram tudo o que precisavam se elegeram cristãos para um cargo.

O fato é que votar é vital, mas é apenas o começo de nossa responsabilidade bíblica com relação à política.

É verdade que “nossa cidadania está nos céus” ( Filipenses 3:20 ), mas também é verdade que devemos ser bons administradores de nosso tempo na terra. O Senhor disse ao seu povo exilado na Babilônia:

Construa casas e viva nelas; plantar jardins e comer seus produtos. Tome esposas e tenha filhos e filhas; tomai esposas para vossos filhos e dai vossas filhas em casamento, para que tenham filhos e filhas; multiplique ali, e não diminua. Mas busque o bem-estar da cidade para onde eu o enviei ao exílio e ore ao Senhor por ela, pois no bem-estar dela você o encontrará ( Jeremias 29: 5–7 ).

Como o “sal da terra” e a “luz do mundo” ( Mateus 5: 13–14 ), o florescimento do nosso mundo é, em parte, nossa responsabilidade. Se eu tenho a única luz em um quarto escuro, a escuridão é minha culpa. Cuidar de nossa cultura e se envolver em seus processos políticos é parte da boa cidadania para o povo de Deus.

Para esse fim, considere quatro imperativos práticos para os cristãos.

Voto

Como vimos, votar é uma responsabilidade essencial para todos os americanos e para todos os cristãos. 

Devemos aprender tudo o que pudermos sobre os candidatos e suas posições, especialmente no contexto dos princípios bíblicos. Devemos pedir a Deus que nos guie no lançamento de nossas votos. 

O Centro de Assistência à Votação em MyFaithVotes.org  oferece uma grande variedade de recursos úteis para esse fim, cobrindo candidatos federais, estaduais e locais.

E devemos encorajar todos que pudermos a votar também.

Você está pedindo a Deus que o prepare para votar neste outono?

Envolva-se com legisladores

Um dos valores da democracia representativa é o grau em que nossos líderes são responsáveis ​​por aqueles que os elegem. Vários líderes políticos compartilharam comigo o fato de que mesmo alguns cidadãos que expressam suas opiniões sobre a legislação pendente podem fazer uma enorme diferença.

Você pode  entrar em contato com seus representantes no Congresso  (é melhor falar com eles ou seus assessores pessoalmente, em vez de enviar e-mails ou deixar mensagens de voz que podem ser ignoradas). Você pode ir a reuniões organizadas por líderes em sua comunidade. Você pode organizar grupos para falar com seus representantes sobre questões importantes para você.

E você pode se voluntariar para candidatos e causas. Você pode bater nas portas, fazer ligações para arrecadar fundos e organizar campanhas de registro de eleitores. (Para mais informações, consulte “ Como participar da política “.)

Você está pedindo a Deus que lhe mostre se e como ele deseja que você se envolva pessoalmente em nosso processo político? 

Servir em cargos públicos

Como vimos, Deus chama homens e mulheres para o serviço político e usa seu trabalho para sua glória e nosso bem. 

Estou convencido, de fato, de que Deus está chamando mais cristãos para o serviço público hoje do que atendendo ao seu chamado.

Você já perguntou a Deus se ele o está chamando para esse serviço?

Interceder

A palavra de Paulo a Timóteo é a palavra de Deus para nós: “Exorto a que súplicas, orações, intercessões e ações de graças sejam feitas por todos os povos, por reis e por todos os que ocupam posições elevadas” ( 1 Timóteo 2: 1-2 ). 

Devemos orar por nossos líderes, concordemos com eles ou não; na verdade, quanto menos concordamos, mais devemos interceder. Devemos orar não apenas pelo presidente e pelos líderes nacionais, mas também pelos líderes estaduais e locais. 

Você sabe os nomes do conselho da sua cidade? 

Você está orando por eles e pelo seu prefeito? 

Para o seu governador e funcionários estaduais? 

Para o presidente e seu gabinete?

Três: devemos servir à nossa autoridade máxima

Uma pesquisa sobre o ensino bíblico com relação à política não estaria completa sem uma discussão sobre liberdade religiosa.

Conforme observado em meu artigo, “ O que a Bíblia diz sobre a liberdade religiosa? “, A Escritura nos chama a obedecer e apoiar nossas autoridades governantes:

  • “Que todas as pessoas estejam sujeitas às autoridades governamentais. Pois não há autoridade senão de Deus, e as que existem foram instituídas por Deus ”( Romanos 13: 1 ).
  • “É por isso também que você paga impostos, pois as autoridades são servas de Deus, que dedicam seu tempo integral ao governo. Dê a cada um o que você deve a ele: se você deve impostos, pague impostos; se receita, então receita; se respeito, então respeito; se honra, honra ”( Romanos 13: 6–7 NVI ).
  • “Exorto, então, em primeiro lugar, que pedidos, orações, intercessões e ações de graças sejam feitas por todos – por reis e todos aqueles em autoridade, para que possamos viver uma vida pacífica e tranquila em toda a piedade e santidade” ( 1 Timóteo 2: 1-2 NIV ; cf.  Tito 3: 1-2 ).

No entanto, também devemos obedecer e servir ao nosso Senhor:

  • “O temor do Senhor é o princípio do conhecimento; os tolos desprezam a sabedoria e a instrução ”( Provérbios 1: 7 ).
  • “Vocês reis, sejam sábios; estejam avisados, vocês governantes da terra. Sirva ao Senhor com temor e regozije-se com tremor. Beije o Filho, para que ele não fique com raiva e você seja destruído em seu caminho, pois a ira dele pode explodir em um momento. Bem-aventurados todos os que nele confiam ”( Salmo 2: 10–12 NVI ).
  • “Por mim reinam os reis e os governantes fazem leis que são justas; por mim governam os príncipes e todos os nobres que governam a terra ”( Provérbios 8: 15-16 NVI ).

Jesus nos deu o princípio fundamental para relacionar os dois: “Dai a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus” ( Mateus 22:21 ).

O equilíbrio entre Cristo e César é capturado na admoestação de Pedro: “Sujeita-se, pelo amor do Senhor, a toda instituição humana, seja ao imperador como supremo, seja aos governadores enviados por ele para punir os que praticam o mal e louvar os quem faz o bem. . . . Honre a todos. Ame a irmandade. Temor a Deus. Honre o imperador ”( 1 Pedro 2: 13–14 ,  17 ).

Observe que devemos “honrar” o imperador, mas devemos “temer” apenas a Deus. Isso significa que, se devemos escolher, devemos escolher nossa autoridade máxima.

Devemos chegar a esta posição apenas se for necessário, primeiro buscando todos os meios para obedecer às autoridades seculares enquanto permanecemos fiéis a nosso Senhor. Mas há ocasiões em que devemos declarar com os apóstolos: “Mais devemos obedecer a Deus do que aos homens” ( Atos 5:29 ).

Em 2017, as autoridades chinesas começaram a  ordenar aos cristãos que substituíssem as imagens de Jesus  em suas casas por pôsteres do presidente Xi Jinping. Conheço crentes em Cuba a quem foi dito que teriam melhores empregos para si e escolas para seus filhos se renunciassem a seu compromisso com Cristo.

Mesmo quando devemos nos opor aos líderes políticos, devemos fazê-lo no caráter de Cristo. É imperativo que busquemos a capacitação do Espírito ( Efésios 5:18 ) a fim de manifestar o “fruto do Espírito” ( Gálatas 5: 22-23 ).

Precisamos ir até aqueles de quem discordamos, falar com eles ao invés de falar sobre eles (cf.  Mateus 18:15 ). E nunca devemos dizer sobre eles o que não diríamos a eles.

Devemos recusar a calúnia (cf.  Salmo 101: 5 ) e o engano ( Êxodo 20:16 ), “falando a verdade em amor” sempre ( Efésios 4:15 ). É urgente lembrar que representamos o Senhor em tudo o que dizemos e fazemos.

Conclusão

George Washington declarou em seu  discurso de despedida : “Os sorrisos propícios do céu nunca podem ser esperados de uma nação que desconsidera as regras eternas de ordem e direito que o próprio céu ordenou.”

O que aconteceria se o futuro espiritual de nosso país dependesse do grau em que o povo de Deus encarna e promova “as regras eternas de ordem e direito” em nossos dias? 

É verdade.

Postado originalmente em denisonforum.org

Adaptado do comentário cultural diário do Dr. Jim Denison em www.denisonforum.org . Jim Denison, Ph.D., é um apologista cultural, construindo uma ponte entre fé e cultura, envolvendo questões contemporâneas com a verdade bíblica. Ele fundou o Fórum Denison sobre Verdade e Cultura em fevereiro de 2009 e é autor de sete livros, incluindo “ Radical Islam: What You Need to Know ”. Para obter mais informações sobre o Fórum Denison, visite www.denisonforum.org . Para se conectar com o Dr. Denison nas redes sociais, visite www.twitter.com/jimdenison ou www.facebook.com/denisonforum . Fonte original: www.denisonforum.org .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?