sábado, abril 27Notícias Importantes
Shadow

O Novo Homem em Jesus Cristo: O Que é Ser Nova Criatura?

A Bíblia diz que o redimido é um novo homem em Jesus Cristo; é uma nova criatura pela graça de Deus através da obra regeneradora operada pelo Espírito Santo. Quando a Bíblia fala da nova natureza dos crentes, expressões como “novo homem” e “nova criatura” são usadas.

Essas expressões têm a ver com a nova criação dos redimidos em Cristo em contraste com a velha natureza do homem caído; ou seja, a nova vida de regeneração que o Espírito Santo produz no coração do homem.

Então a nova criatura basicamente é o novo homem em Jesus Cristo. Em outras palavras, as expressões “nova criatura” e “novo homem” referem-se à Igreja que é a nova humanidade criada por Deus em Jesus Cristo, cuja composição é formada de judeus e gentios, isto é, pessoas de todos os povos, tribos, línguas e nações (Esios 2:13-22).

Na Bíblia existe esse contraste entre o velho homem ou velha criatura e o novo homem ou nova criatura. O velho homem é a humanidade caída em Adão, o primeiro homem. Como representante da raça humana, a queda de Adão foi a queda de toda a humanidade que descendeu dele e herdou sua culpa.

Mas por outro lado, a Igreja é o “novo homem” tirado do “velho homem”; ou seja, é a nova humanidade criada por Deus em Cristo mediante sua obra redentora. Isso quer dizer que Deus faz da velha humanidade uma nova humanidade através do Evangelho de Jesus Cristo. Esse novo homem não mais morre em Adão, mas vive em Cristo – o segundo Adão que foi vitorioso onde o primeiro Adão foi derrotado.

O novo homem em Jesus Cristo é regenerado

A nova criatura ou novo homem surge a partir do novo nascimento. O novo nascimento é a regeneração operada pelo Espírito Santo que aplica a obra da redenção na vida do pecador. Então pela fé em Jesus Cristo ocorre uma mudança operada por Deus na natureza caída do homem, onde Ele cria um novo princípio de vida que procede d’Ele; uma nova natureza em Cristo (João 3:3; Romanos 2:29).

Por isso Cristo é o Cabeça dessa nova humanidade que possui um novo discernimento espiritual; um novo coração e uma nova vida caracterizada por uma nova conduta de justiça, conhecimento e santidade; um novo relacionamento pessoal com Deus; uma nova imagem de Deus que é reconstruída à semelhança de Cristo. A nova criatura possui uma nova capacidade de servir a Deus. Essa nova capacidade é dada misericordiosamente por Deus ao pecador na regeneração.

Então a nova criatura não é produto do esforço humano, mas é obra de Deus. William Hendriksen explica que o novo homem em Jesus Cristo, a nova criatura, é infinitamente melhor que a velha. Ela é o produto daquele que diz: Eis que faço novas todas as coisas (Apocalipse 21:5). É uma criação que emana nova do coração do Deus Todo-Poderoso, e assim é o penhor seguro de maiores glórias ainda por vir, como resultado do seu poder transformador (Comentário N. T. Gálatas).

O novo homem em Jesus Cristo é justificado

O novo homem em Jesus Cristo é justificado pela fé. Isso significa que a nova criatura é declarada justa por Deus com base nos méritos de Cristo. Em outras palavras, a própria justiça de Cristo é imputada no novo homem redimido – num ato judicial que a teologia chama de “doutrina da justificação” (Romanos 5).

Então tendo sido justificado, o novo homem desfruta da paz com Deus por meio do nosso Senhor Jesus Cristo (Romanos 5:1). Dessa forma, o próprio Cristo é a nossa paz. Mediante o seu sangue Ele aproximou aqueles que estavam longe (Esios 2:13).

O apóstolo Paulo fala sobre isso ao escrever aos crentes esios dizendo que Cristo é a nossa paz, “o qual de ambos [judeus e gentios] fez um [povo] e destruiu a barreira, o muro de inimizade, anulando em seu corpo a lei dos mandamentos expressa em ordenanças. O objetivo dele era criar em si mesmo, dos dois [povos], um novo homem, fazendo a paz, e reconciliar com Deus os dois [povos] em um corpo, por meio da cruz, pela qual ele destruiu a inimizade” (Esios 2:14-16; *[] acréscimo nosso).

O mesmo apóstolo em outra ocasião também escreve que “se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. E tudo isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados, e pôs em nós a palavra da reconciliação” (2 Coríntios 5:17-19).

Receber Estudos da Bíblia

A nova criatura em Cristo Jesus é santificada

O novo homem criado em Jesus Cristo ainda possui uma velha natureza, ou seja, ele não deixa de ser um pecador. Mas enquanto a velha natureza é inclinada ao pecado, a nova natureza do novo homem é inclinada às coisas de Deus. O Espírito Santo que habita a nova criatura e transmite o princípio da nova vida que procede de Deus, conduz o novo homem ao que é correto, justo e aceitável diante de Deus.

Então há um conflito que o crente é chamado a lutar e vencer através do processo da santificação. Se num sentido o novo homem já é plenamente santificado em Cristo diante de Deus – o que a teologia chama de “santificação posicional” –, num outro sentido o crente que é nova criatura ainda está envolvido no processo gradual de santificação – que é o aspecto experimental da santificação.

Esse processo experimental da santificação perdura durante toda a vida terrena do crente até resultar na santificação final que ocorrerá na glorificação, quando a velha natureza será definitivamente removida do salvo em Cristo Jesus e ele ficará livre para sempre da presença do pecado.

Por isso a vida do novo homem em Jesus Cristo não é mais segundo as obras da carne e o curso deste mundo caído, mas é segundo as virtudes do fruto do Espírito que conforma o homem à semelhança de Cristo (Gálatas 5). Somos feitura de Deus, “criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas” (Esios 2:10).

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui! Pergunta Estudo Bíblico

O post O Novo Homem em Jesus Cristo: O Que é Ser Nova Criatura? apareceu primeiro em Estilo Adoração – Estudos Bíblicos e Devocionais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?