sexta-feira, maio 3Notícias Importantes
Shadow

Nossa atração pelos ídolos permanece a mesma, mesmo quando os nomes mudam

Como a falsa adoração hoje se assemelha à falsa adoração do Antigo Testamento.

Os evangélicos modernos, é tentador tratar a idolatria como uma relíquia do passado antigo. Afinal de contas, quem se curva diante do bezerro de ouro ou adora mais imagens de Nabucodonosor? Em “ Here Are Your Gods”: Faithful Discipleship in Idolatrous Times , o estudioso da Bíblia e diretor internacional da Langham Partnership, Christopher J. H. Wright, enfatiza que a idolatria está viva e bem, mesmo que frequentemente opere fora de nossa consciência. O escritor freelance e editor do The Worldview Bulletin, Christopher Reese, falou com Wright sobre a idolatria no Antigo Testamento e a resistência à sua atração hoje.

Como os autores das Escrituras entendiam os deuses e ídolos pagãos? Eles acreditavam que outras divindades existiam?

Em certo sentido, a resposta é claramente não. Comparados com Yahweh, o único Deus vivo e verdadeiro, todos os outros chamados deuses são, na verdade, “não-deuses”. Esse é o ensino claro de Isaías 40–55 e alguns salmos. E, no entanto, para todos os que os adoravam (sejam pagãos ou os próprios israelitas), esses outros “deuses” claramente afetavam todo o mundo da vida pessoal, social, econômica e política. Portanto, sim, eles existem – mas não como Deus , apenas como construções humanas às quais as pessoas atribuem poder e autoridade.

Você rastreia toda a idolatria humana até os eventos de Gênesis 3. Você pode elaborar essa conexão?

Gênesis 3 retrata um momento em que os seres humanos optam por desconfiar da bondade de Deus, desacreditar suas advertências e desobedecer às suas instruções, em vez de definir para si o que é bom e o que é mau. Tendo destronado Deus, eles acabam se submetendo a entidades, sejam materiais ou espirituais, dentro da ordem criada – ou então eles afirmam sua própria autonomia moral.

E tudo termina em lágrimas, como Paulo deixa claro em Romanos 1. A bagunça pessoal e social que ele descreve não é tanto o julgamento de Deus sobre o nosso pecado, mas os sintomas do julgamento de Deus já em ação em um mundo onde ele nos entrega ao ídolos que escolhemos. Paulo deriva todo pecado humano e desordem desse caminho errado fundamental.

As tentações de idolatria enfrentadas pelo povo de Deus no Antigo Testamento são as mesmas que os cristãos encontram hoje?

Obviamente, damos nomes diferentes aos ídolos. Mas, conforme você analisa a adoração a Baal no Antigo Testamento, as comparações não são difíceis de encontrar.

Baal era o deus da fertilidade, das mulheres e da própria terra – as coisas das quais dependiam a riqueza e a importância social de uma pessoa. E a adoração a Baal envolvia prostituição sexual ritualizada para garantir tal fertilidade. Claro, também produzia bebês, mas você poderia sacrificá-los para um benefício adicional. A sacralização do sexo e o sacrifício de bebês levaram a uma civilização tão depravada que Deus “vomitou” seus habitantes (Lv 18:25). Esses pecados permanecem muito conosco hoje, mesmo que tendam a assumir formas diferentes.

Baal também era o deus dos negócios, o tipo que um rei ganancioso como Acabe e sua esposa Jezabel, adoradora de Baal, podiam invocar para contornar as leis de terra que protegiam os fazendeiros comuns de Israel. É difícil não ver seu exemplo de grilagem de terras refletido na idolatria da ganância e no acúmulo excessivo de riqueza hoje, ao lado da crescente desigualdade e expropriação dos pobres.

O Antigo Testamento expõe idolatrias de ganância, sexo, arrogância e abuso de poder político e econômico, e há muito que é replicado até os tempos modernos. Do Livro de Juízes em diante, ele aponta as consequências da idolatria com repetições dolorosas – como se Deus estivesse dizendo: “Você ainda não entendeu a mensagem?”

Existem ídolos que os evangélicos são particularmente propensos a abraçar?

A idolatria freqüentemente envolve a perversão de algo bom em si, como família, trabalho, beleza ou sexo. Existem até muitas coisas boas sobre a história e identidade evangélica que podem facilmente se tornar desagradáveis. Considere, por exemplo, a consciência individual . Lutero estava certo em defender o direito do indivíduo de defender seu próprio entendimento consciente das Escrituras, mesmo contra a tradição da igreja. Mas isso degenera facilmente no tipo de tribalismo denominacional que arruinou o protestantismo ou uma forma de “individualismo rude” que rejeita toda autoridade legítima.

Ou considere a autoridade da Bíblia . Esta foi uma palavra de ordem da Reforma, e deve ser afirmada. Mas isso facilmente degenera em uma idolatria de minha interpretação da Bíblia (ou da minha denominação, ou de meu líder religioso ou blogueiro favorito). A própria Bíblia pode ser usada como arma para uma agenda em desacordo com sua própria mensagem pretendida.

Então, há a importância da verdadeira doutrina . É claro que precisamos defender a verdade do evangelho contra o falso ensino. Mas os sistemas doutrinários podem se tornar shibboleths ou slogans idólatras. Até mesmo a verdade pode ser usada como abrigo para comportamento apóstata e idólatra, como quando o povo de Jerusalém continuava proclamando “o templo do Senhor”, acreditando que isso os mantinha a salvo, apesar de sua grande injustiça (Jr 7). Infelizmente, é comum que alguns evangélicos reivindiquem a verdadeira doutrina enquanto vivem uma vida não cristã.

Você afirma que muitas nações ocidentais provavelmente enfrentarão o julgamento de Deus devido a histórias de violência, aumento da pobreza e desigualdade e outras transgressões. Devemos também dar crédito ao Ocidente por suas contribuições positivas, como o Estado de Direito, os direitos humanos, a liberdade de consciência e a mobilidade ascendente?

Certamente devemos agradecer a Deus por tudo o que você mencionou. Mas deveria o crédito ir para “o Ocidente”, per se? Em certo sentido, sim, porque muitas dessas realizações aconteceram durante os séculos de ascensão e expansão global dos povos europeus. Mas o precursor disso foi uma constante permeação do continente pela fé cristã – nem sempre em sua forma mais pura – que alimentou o desenvolvimento desses ideais positivos. A ironia é que muitos secularistas ocidentais agora criticam estritamente o Cristianismo com base nesses próprios ideais, sem saber como eles emergiram de uma cosmovisão distintamente cristã.

No final, essa lista dupla não chega a surpreender. Todas as pessoas são simultaneamente portadoras da imagem de Deus e pecadores caídos. Todas as culturas, portanto, refletem a mesma dualidade. Todas as grandes civilizações têm grandes conquistas que testemunham a dignidade da criatividade humana, enraizada em nosso Deus Criador. Mas eles também trazem as impressões digitais de Satanás e da rebelião humana.

Você fala sobre orar pelos líderes políticos e contra eles. Que princípios o orientam na decisão de como orar?

O princípio para o primeiro tipo de oração é a ordem de Paulo, em 1 Timóteo 2: 1-4, para orar por aqueles que têm autoridade. Os líderes políticos são seres humanos, pecadores como todos nós. Ansiamos por sua salvação tanto quanto a de qualquer outra pessoa (v. 4). E quer isso aconteça ou não na providência de Deus, ansiamos que eles governem de uma forma que promova uma sociedade estável na qual os cristãos possam viver em paz (v. 2).

Os princípios do segundo tipo são tecidos em todos os Salmos e nos livros dos Profetas. Quando os profetas viram pessoas politicamente, economicamente ou religiosamente poderosas como injustas, corruptas ou excessivamente violentas, eles oraram e falaram em protesto. Eles viram governos aprovando leis que aumentavam a pobreza (Isaías 10: 1-2). Eles viram tribunais cheios de juízes desonestos (Amós 5:10, 12). Eles viram sacerdotes e profetas que não forneciam nenhum controle moral sobre governantes iníquos (Jer. 6: 13–15; Eze. 22: 26–29). Eles viram os ricos explorando e pisoteando os pobres (Amós 2: 6–7; Miq. 3: 1-3). E eles imploraram a Deus para restringir tal mal, por causa de sua própria justiça.

Quando se trata de líderes iníquos, oramos por seu arrependimento e salvação, mas contra suas políticas e práticas. A Bíblia nos dá todo incentivo para fazer as duas coisas.

Fonte:https://www.christianitytoday.com/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?