sexta-feira, maio 17Notícias Importantes
Shadow

Levi Mateus, o coletor de impostos

Marcos 2:13-17

E tornou a sair para o mar, e toda a multidão ia ter com ele, e ele os ensinava. E, passando, viu Levi, filho de Alfeu, sentado na alfândega, e disse-lhe: Segue-me. E, levantando-se, o seguiu. E aconteceu que, estando sentado à mesa em casa deste, também estavam sentados à mesa com Jesus e seus discípulos muitos publicanos e pecadores; porque eram muitos, e o tinham seguido. E os escribas e fariseus, vendo-o comer com os publicanos e pecadores, disseram aos seus discípulos: Por que come e bebe ele com os publicanos e pecadores? E Jesus, tendo ouvido isto, disse-lhes: Os sãos não necessitam de médico, mas, sim, os que estão doentes; eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores ao arrependimento.”

Introdução

O poder do Evangelho de Jesus Cristo é sem dúvida alguma maravilhoso! E quando digo maravilhoso, digo por conta do poder que há nele e no quanto ele pode transformar a vida de qualquer pessoa. Seja essa pessoa negra, branca, rica, pobre, honesta, ladra, religiosa, profana, etc.  O Evangelho de Jesus Cristo não faz acepção de pessoas, mas tem poder suficiente pra se encaixar em qualquer coração humano!

Nós temos a tendência de acreditar e investir o nosso tempo em pessoas talentosas; pessoas com habilidades diferenciadas; pessoas acima da curva; pessoas que vão dar o mínimo de trabalho pra gente, e cai entre nós, esse raciocínio é bem lógico nas empresas, comércios, nas relações seculares e nos mais diversos processos seletivos das multinacionais. Agora, quando eu digo que o Evangelho de Jesus Cristo é maravilhoso porque na maioria das vezes ele acredita naqueles que ninguém acreditaria. Pensando nisso, chego nessa conclusão que a melhor matéria-prima pra Deus não é a habilidade dos talentosos, mas o coração daqueles que reconhecem que estão doentes, imperfeitos e pecadores!

Tanto é verdade, que Jesus um dia contou essa parábola:

Lucas 18:10-14

“Dois homens subiram ao templo para orar; um era fariseu e o outro, publicano. O fariseu, em pé, orava no íntimo: ‘Deus, eu te agradeço porque não sou como os outros homens: ladrões, corruptos, adúlteros; nem mesmo como este publicano. Jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de tudo quanto ganho’. “Mas o publicano ficou à distância. Ele nem ousava olhar para o céu, mas batendo no peito, dizia: ‘Deus, tem misericórdia de mim, que sou pecador’. “Eu lhes digo que este homem, e não o outro, foi para casa justificado diante de Deus. Pois quem se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado”.

Enredo

Voltando ao primeiro texto que a gente leu, a multidão estava com Jesus e Ele pacientemente os ensinava. Enquanto Ele ensinava, Jesus viu um homem chamado Levi, também conhecido como Levi Mateus na tradição cristã, porém, o mais interessante, é que esse tal Levi Mateus não estava na porta de uma sinagoga para aprender sobre o Antigo Testamento; não estava na porta de um Templo judaico para ter seus pecados perdoados; não estava em um lugar “legalzinho”… Muito pelo contrário, Levi Mateus estava na recebedoria!

Pra aqueles que não sabem, recebedoria era o local onde os judeus cobradores de impostos trabalhavam a mando do Império Romano. Eram homens que compravam do imperador romano o direito de cobrar impostos e depois extorquiam do povo de Israel o dinheiro para encher os cofres romanos e seus próprios bolsos!

Só pra gente ter uma noção, dentro do imaginário judaico, eles eram salafrários desprezíveis, odiosos e sem princípios. Se encontrava na mesma classe social que os criminosos e as meretrizes e eles eram proibidos de entrarem em sinagogas e no Templo, porém, mesmo tendo todos esses pontos negativos contra Levi Mateus, está escrito na Bíblia que quando Jesus o viu, Ele disse para Mateus: Segue-me!

Levi Mateus ouvindo aquilo, poderia ter questionado, porém ele não pensou duas vezes e começou seguir a Jesus. E eu acho muito interessante Mateus ter se levantado prontamente… Me passa uma sensação de que ele não via a hora de sair dessa vida. Ele simplesmente deixou sua cabine de pedágio e renunciou à sua profissão amaldiçoada para sempre!

Quando Jesus percebeu que Levi Mateus começou a seguí-lO, a Bíblia relata que o próprio Jesus decidiu visitar a casa dele. Entrando na casa de Levi junto com os discípulos, outras figuras estavam lá: publicanos e pecadores. Com certeza era o único tipo de gente que ele conhecia e que se relacionavam com um homem como Levi Mateus. Óbvio, que a vida religiosa deles era inexistente e seus únicos amigos eram criminosos, prostituas, etc. Quando os religiosos viram a cena, ficaram escandalizados e foram tirar satisfação com os discípulos dizendo: Como vocês podem entrar na casa desse cobrador de imposto e ainda comerem e beberem com os publicanos e pecadores?

O texto relata que Jesus ouviu o murmúrio envenenado daqueles religiosos e disse: “Os saudáveis não necessitam de médico, mas, sim, os que estão doentes; eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores ao arrependimento.”

Em outras palavras Jesus estava dizendo: Eu não vim atrás dos que se acham curados, dos independentes, dos que se acham justos por si mesmos, dos que se acham tão santificados e não carecem de uma interferência divina, mas eu vim atrás daqueles que diariamente desejam ser curados; vim atrás daqueles que diariamente desejam ser dependentes, desejam ser justificados e desejam ser santificados! Agora, não pelas suas próprias forças; não pela lei de Moisés; nem por uma religiosidade hipócrita, mas pela GRAÇA, o favor imerecido de Deus!

Aplicação

Sabe, gente, é bem provável que nenhum dos doze discípulos escolhidos por Jesus dosse um pecador mais declarado do que Mateus, e é isso que me encanta no poder do Evangelho!

O Evangelho da graça de Deus acredita no potencial dos doentes que um dia serão curados; o Evangelho da graça de Deus acredita no potencial dos injustos que um dia serão justificados; o Evangelho da graça de Deus acredita no potencial dos pecadores que um dia serão perdoados!

De um possível coletor de impostos, Levi Mateus se tornou um inesquecível discípulo e mártir morto numa fogueira romana, a qual tem o seu nome registrado nos textos sagrados até hoje e tem a sua relevância inquestionável na história do cristianismo. Mateus é mais uma lembrança importante de que o Senhor com frequência escolhe as pessoas mais desprezíveis deste mundo, redimido-as, dando-lhes um novo coração e usando-as de formas admiráveis! Mateus é a prova viva dessa parábola que faço questão de ler novamente:

Lucas 18:10-14

“Dois homens subiram ao templo para orar; um era fariseu e o outro, publicano. O fariseu, em pé, orava no íntimo: ‘Deus, eu te agradeço porque não sou como os outros homens: ladrões, corruptos, adúlteros; nem mesmo como este publicano. Jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de tudo quanto ganho’. “Mas o publicano ficou à distância. Ele nem ousava olhar para o céu, mas batendo no peito, dizia: ‘Deus, tem misericórdia de mim, que sou pecador’. “Eu lhes digo que este homem, e não o outro, foi para casa justificado diante de Deus. Pois quem se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado”.

Final

Termino esse sermão com uma curiosidade!

Como eu disse, quando Jesus chamou Levi Mateus, a Bíblia vem dizer que logo ele se levantou e O seguiu, e pra minha surpresa, o verbo “levantar” no grego especificamente nesse trecho é Anastasys, que significa Ressureição, ou seja, Mateus estava mais do que sentado no seu pedágio, ele estava morto, porém, ao ouvir a voz de Jesus, ele não simplesmente se levantou de uma cadeira, mas saiu de uma vida morta para uma vida abundante em Cristo Jesus!

Assine a nossa Newsletter

Assine a nossa Newsletter

Receba o melhor conteúdo do nosso blog direto no seu e-mail. Notícias, novidades e muita informação para você crescer em conteúdo e na fé. 

Basta você colocar o seu e-mail aqui embaixo e uma confirmação chegará para você. Deus Abençoe!

Sua assinatura foi registrada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?