quinta-feira, maio 2Notícias Importantes
Shadow

Do Reino Sou

Atos 1:1-3

Em meu livro anterior, Teófilo, escrevi a respeito de tudo o que Jesus começou a fazer e a ensinar, até o dia em que foi elevado ao céu, depois de ter dado instruções por meio do Espírito Santo aos apóstolos que havia escolhido. Depois do seu sofrimento, Jesus apresentou-se a eles e deu-lhes muitas provas indiscutíveis de que estava vivo. Apareceu-lhes por um período de quarenta dias falando-lhes acerca do Reino de Deus.

Introdução

Um dos valores mais importantes que tenho aprendido nesse tempo de quarentena é a organização do meu tempo. O fato de eu saber que as minhas atividades duplicaram por conta de transicionar toda uma igreja local em uma igreja online, faz com que eu valorize ainda o mais o tempo precioso que tenho tido. E um dos conceitos mais incríveis que tenho aplicado na minha vida, tenho compartilhado com a minha liderança e com os alunos do College, é o conceito de saber diferenciar no meu dia de doze horas de trabalho o que é:

1. Vital

2. Essencial

3. Significativo

4. Resto

Exemplo:

Vital pra mim é escrever um sermão como esse para pregar pra vocês;

Essencial é montar uma aula para os alunos do ADAI College;

Significativo é fazer uma Live com algum amigo pastor;

O resto seria tentar ver na televisão quem está menos errado: a Globo News ou a CNN. (rs)

Ou seja, toda essa reorganização pessoal está ocorrendo na minha vida, pois eu compreendo que preciso aproveitar cada minuto dos meus dias de quarentena da melhor maneira possível, e não apenas administrar essa pandemia, mas liderá-la da melhor maneira possível.

Enredo

E por incrível que pareça, através desse texto bíblico que lemos, percebo que isso também ocorreu com Jesus. Só pra contextualizar, nesse momento da história, Jesus já tinha morrido e ressuscitado, e agora estava terminando uma quarentena, essa sim, de quarenta dias ao lado dos discípulos. Agora, olhem que interessante o que de fato foi vital pra Jesus nesse período:

“(…) Depois do seu sofrimento, Jesus apresentou-se a eles e deu-lhes muitas provas indiscutíveis de que estava vivo. Apareceu-lhes por um período de quarenta dias falando-lhes acerca do Reino de Deus.”

Em outras palavras, Jesus não curou nenhum cego, mudo, surdo, manco, nada! O que Ele fez, foi usar sua quarentena para se apresentar como ressurreto e como pregador de boas novas do Reino de Deus!

Agora, quando a gente pensa que os discípulos já estavam se tornando pessoas mais maduras e pessoas mais conscientes do projeto de salvação de Jesus para com toda a humanidade, olhem só a pergunta que eles fizeram:

Atos 1:6

“Então os que estavam reunidos lhe perguntaram: “Senhor, é neste tempo que vais restaurar o reino a Israel? “

Eu não sei se vocês concordam comigo, mas pra mim essa foi uma das perguntas mais sem noção que os discípulos puderam perguntar pra Ele. Até porquê, Jesus tinha passado três anos com eles ensinando sobre o que Ele era; Jesus foi pra cruz e eles O abandonaram; A Maria Madalena tentou informar a respeito da ressureição e eles não acreditam; Jesus passou mais 40 dias com Eles ensinando a respeito do Reino de Deus, e eles perguntaram sobre restaurar Israel?!

Será que eles não aprenderam que o projeto de Jesus era messiânico e não político? Será que eles não aprenderam que o projeto de Jesus não era uma libertação secular mas uma cidadania celestial?

Olhem só a resposta de Jesus:

Atos 1:7

Jesus lhes respondeu: “Não lhes compete saber os tempos ou as datas que o Pai estabeleceu pela sua própria autoridade.”

A resposta de Jesus foi algo do tipo: Galera, fiquem no quadrado de vocês que vocês ganham mais! (rs). E Ele completou a resposta assim:

Atos 1:8

“Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra.”

Ou seja, enquanto que os discípulos queriam que Jesus fizesse algo te cunho político, na verdade, Jesus estava prometendo que Eles seriam “empoderados” através do Batismo com Espírito Santo para serem Suas testemunhas!

Aplicação/ Conclusão

Sabe gente, se Jesus usou a quarentena pra provar que Ele estava ressurreto e para ensinar princípios e valores do Reino de Deus, que possamos como Igreja fazer o mesmo. Que possamos usar a nossa quarentena pra focar no que de fato é vital pra nós. Focar em anunciar a notícia que o túmulo está vazio e focar nos valores e princípios do Reino de Deus!

Não tenho dúvidas que essa fase que estamos enfrentando é pior fase da humanidade dos últimos 80 anos, mas tenho absoluta convicção que pode ser a melhor fase da igreja, se de fato, sermos instrumentos anunciadores desses dois assunto vitais:

1. Ele vive

2. O Reino de Deus está em nós

Acredito sim, numa igreja que não vai pensar mediocremente em administrar essa pandemia, mas numa a igreja que vai liderar essa crise da forma mais criativa e espiritual possível. Até porquê, a profecia do primeiro século continua valendo para o século XXI: “As portas do inferno não prevalecerão contra a Igreja.”

A Igreja continua segura, pois a sua mensagem não está condicionada ao reino desse mundo, mas ao Reino de paz, alegria e justiça nos moldes de um só Senhor e Salvador: Jesus Cristo!

Assine a nossa Newsletter

Assine a nossa Newsletter

Receba o melhor conteúdo do nosso blog direto no seu e-mail. Notícias, novidades e muita informação para você crescer em conteúdo e na fé. 

Basta você colocar o seu e-mail aqui embaixo e uma confirmação chegará para você. Deus Abençoe!

Sua assinatura foi registrada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?