segunda-feira, maio 6Notícias Importantes
Shadow

Coroado Está!

Apocalipse 7:9-12

Depois disso olhei, e diante de mim estava uma grande multidão que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, de pé, diante do trono e do Cordeiro, com vestes brancas e segurando palmas. E clamavam em alta voz: “A salvação pertence ao nosso Deus, que se assenta no trono, e ao Cordeiro”. Todos os anjos estavam de pé ao redor do trono, dos anciãos e dos quatro seres viventes. Eles se prostraram com o rosto em terra diante do trono e adoraram a Deus, dizendo: “Amém! Louvor e glória, sabedoria, ação de graças, honra, poder e força sejam ao nosso Deus para todo o sempre. Amém!”

A palavra Páscoa vem da palavrinha hebraica Pessach que significa passagem ou salto!

Agora, passagem do quê? Salto pra onde?

Para o judeu, a Páscoa ou Pessach significa a passagem de uma vida escrava que seus ancestrais tinham no Egito para uma linda promessa de viver em liberdade numa terra que Deus os presentearia. Para aqueles que não sabem, os judeus foram escravos no Egito por aproximadamente 440 anos, porém depois de tanto sofrimento, Deus decidiu libertá-los de tamanha opressão egípcia e usou um homem de nome Moisés para liderar o povo. Em resumo, a palavra Páscoa vem dessa história Judaica: o salto de uma vida escrava para uma vida livre!

Agora, a pergunta que não quer calar: O que nós, cristãos, temos a ver com isso? Porque nós cristãos também podemos e devemos comemorar a Páscoa, já que é uma tradição judaica?

Seguinte, Páscoa para o cristão também é uma grande passagem e um grande salto, só que um salto de uma vida de escravidão do pecado para uma vida de liberdade em Cristo Jesus, ou seja, na vida cristã, a Páscoa tem um sentido muito mais nobre, urgente e eterno!

Por esse motivo que Paulo vem dizer em 1 Coríntios 5:7: “(…) Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós (…)”.

Agora, por que Cristo foi a nossa páscoa e por que Ele foi crucificado por nós?

Fazendo também um breve resumo, desde a criação, lá na queda de Adão e Eva, Deus tentava harmonizar a relação dEle com os seres humanos e tentou de todas as formas, principalmente através de sacrifícios de animais. Através do sacrifício, Ele se colocava a disposição de conceder o perdão dos pecados do povo. O problema é que havia muito sacrifício, mas pouca obediência da parte das pessoas. A ponto de Deus dizer o texto abaixo por meio do profeta Samuel:

Acaso tem o Senhor tanto prazer em holocaustos e em sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra? A obediência é melhor do que o sacrifício, e a submissão é melhor do que a gordura de carneiros.”

Ou seja, é óbvio que isso machucava o coração de Deus e essa ponte entre Deus e os homens nunca era construída de maneira eficiente, porém, em Cristo Jesus, essa ponte entre o Criador e a criação poderia ser reestabelecida!

Porque somente em Cristo?

Somente em Cristo, pois somente quem fosse Criador e criatura ao mesmo tempo poderia restabelecer a ponte entre o Criador e a criação. É por isso que Jesus Cristo veio à terra 100% homem e 100% Deus, pois somente com o sacrifício de Cristo na cruz do calvário Deus poderia restabelecer a comunhão com o ser humano e Ele não pensou duas vezes. Deus Pai fez o maior e melhor investimento para nos libertar do pecado, investindo o Seu próprio Filho e em João 3:16 está escrito:

Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho único, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”

Olhem só…

Jesus tinha o formato divino, desfrutava do conforto celeste, desfrutava de todos os benefícios de ser Deus, mas Ele não usou do direito de ser tratado como Deus mas abriu mão. Ele se despojou, abriu mão de toda glória para viver em humildade, abriu mão de ser servido pela criação celeste para servir a criação humana. Ele tirou a capa divina, tirou o manto divino, abriu mão das constantes adorações angelicais para servir os seres humanos mais pecadores desse mundo como eu e você. De um poderoso Senhor e Rei, Cristo decidiu ser servo e ser o mais menosprezado dos seres humanos. Do conforto divino, decidiu entrar no desconforto humano. Foi obediente ao pedido do Pai e aceitou morrer sob a pena de morte mais cruel da época, morte de Cruz. Morreu como um assassino morria, como um adúltero morria, como um herege morria, como um marginal morria, morreu como um maldito morria.

E porque Ele fez isso?

Fez isso, pois Ele queria dar uma vida eterna aos assassinos, adúlteros, hereges, marginais, mentirosos e malditos como éramos nós!

E por conta dessa postura humilde dEle, Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, no céu, na terra e debaixo da terra e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor para a glória de Deus Pai!

A grande mensagem do Evangelho então, não é que Cristo apenas morreu pelos nossos pecados, assim como vários animais morriam para perdão dos pecados do povo, mas que Ele vive e hoje não é mais um cordeiro que sangra mas um Leão que ruge!

Em tempos onde muitos estão dizendo que a Igreja está vazia, na verdade o que está vazio é o túmulo!

Olhem só, Lucas 24:1-5:

“No primeiro dia da semana, de manhã bem cedo, as mulheres tomaram as especiarias aromáticas que haviam preparado e foram ao sepulcro. Encontraram removida a pedra do sepulcro, mas, quando entraram, não encontraram o corpo do Senhor Jesus. Ficaram perplexas, sem saber o que fazer. De repente dois homens com roupas que brilhavam como a luz do sol colocaram-se ao lado delas. Amedrontadas, as mulheres baixaram o rosto para o chão, e os homens lhes disseram: “Por que vocês estão procurando entre os mortos aquele que vive?”

Por conta disso, Paulo escreveu em 1 Coríntios 15:55-57:

”Onde está, ó morte, a sua vitória? Onde está, ó morte, o seu aguilhão? “ O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei. Mas graças a Deus, que nos dá a vitória por meio de nosso Senhor Jesus Cristo.”

E também Paulo escreveu em Romanos 8:31-39

“Que diremos, pois, diante dessas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? Aquele que não poupou a seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, como não nos dará juntamente com ele, e de graça, todas as coisas? Quem fará alguma acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica. Quem os condenará? Foi Cristo Jesus que morreu; e mais, que ressuscitou e está à direita de Deus, e também intercede por nós. Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? Como está escrito: “Por amor de ti enfrentamos a morte todos os dias; somos considerados como ovelhas destinadas ao matadouro”. Mas, em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.”

A Ele seja a honra, a glória e o louvor para todo sempre, amém!

Conclusão

Mediante tudo isso, a grande lição que fica pra nós é: valorizemos a Páscoa de Cristo! Que através dEle possamos saltar os variados abismos que estão nas rotas da nossa vida!

O abismo da mentira, do ódio, da falta de perdão, do adultério, da ganância, do acúmulo financeiro a qualquer custo!

Sabe, gente, que através de Cristo, nossa páscoa ressurrecta, consigamos dar os saltos necessários nessa vida, para enfim, darmos o tão sonhado salto, o salto para a vida eterna. Se nessa vida nos posicionarmos assim, seremos parte da grande visão que um dia João teve a respeito da eternidade!

Olhem só…

Apocalipse 7:9-12

Depois disso olhei, e diante de mim estava uma grande multidão que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, de pé, diante do trono e do Cordeiro, com vestes brancas e segurando palmas. E clamavam em alta voz: “A salvação pertence ao nosso Deus, que se assenta no trono, e ao Cordeiro”. Todos os anjos estavam de pé ao redor do trono, dos anciãos e dos quatro seres viventes. Eles se prostraram com o rosto em terra diante do trono e adoraram a Deus, dizendo: “Amém! Louvor e glória, sabedoria, ação de graças, honra, poder e força sejam ao nosso Deus para todo o sempre. Amém!”

Assine a nossa Newsletter

Assine a nossa Newsletter

Receba o melhor conteúdo do nosso blog direto no seu e-mail. Notícias, novidades e muita informação para você crescer em conteúdo e na fé. 

Basta você colocar o seu e-mail aqui embaixo e uma confirmação chegará para você. Deus Abençoe!

Sua assinatura foi registrada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?