sexta-feira, maio 3Notícias Importantes
Shadow

Como vencer a ansiedade?

Eu quero então conversar um pouco com você sobre este assunto da mais alta importância nos dias de hoje, que é a ansiedade, como vencer a ansiedade? eu sei que a ansiedade é talvez o problema mais democrático da nossa geração, atinge crianças, jovens, velhos, ricos, pobres, doutores, analfabetos, gente religiosa e gente não religiosa, como é que a gente lida com isso? o apóstolo Paulo escrevendo a sua carta aos filipenses diz assim, não andeis ansiosos de coisa alguma, em tudo porém sejam conhecidas diante de Deus as vossas orações pela súplica com ações de graças, e a paz de Deus que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em cristo Jesus; a ansiedade é exatamente você se ocupar antecipadamente de um problema que ainda não está acontecendo, é como você sofrer antecipadamente, estatisticamente está provado que setenta por cento dos assuntos que nos deixam ansiosos nunca vão acontecer, então a gente sofre desnecessariamente, e se o problema vier a acontecer a gente sofre duas vezes, por isso ansiedade é inútil, por mais ansioso que você esteja você não pode acrescentar um côvado a sua existência, ou seja você não pode acrescentar nem 45 cm no curso da sua vida, é inútil,

Segundo, a ansiedade ela é prejudicial, porque quando você fica ansioso, em vez de você potencializar sua força, sua disposição, sua coragem, seu ânimo, para enfrentar os possíveis problemas, você é minado, você é sugado, você é desidratado, você se enfraquece, você é consumido por esse esse estrangulador da alma, a palavra ansiedade significa estrangulamento, sufocar, é apertar o pescoço, é tirar o seu oxigênio, então quando você fica ansioso, em vez de você melhorar o seu performance para lidar com os problemas da vida, você fica enfraquecido, achatado, apequenado, diminuído.

Mas em terceiro lugar, a ansiedade, ela é um sintoma e um sinal de incredulidade, Jesus cristo disse, os gentios que não conhecem a Deus é que se preocupam com todas essas coisas que comeremos, que beberemos ou com que nos vestiremos, o Senhor disse que Deus conhece as nossas necessidades e Deus supre as nossas necessidades, o nosso papel é descansar no seu cuidado e na sua providência, mas você pode perguntar, bom, mas então como é que eu lido com ansiedade, como é que eu enfrento a ansiedade, como é que eu triunfo sobre essa ansiedade que me consome, que tira o meu sono, que tira minha paz, que tira o meu apetite, que me tira do foco? pois bem, Paulo responde essa pergunta, a primeira coisa aqui Paulo diz que você vai vencer a ansiedade, é quando você aprende a orar corretamente, e note que ele falou de três tipos de oração, no versículo 6, ele fala de adoração, que é oração, ele fala de petição, ele fala de ações de graças, você adora a Deus por quem Deus é, você dá graças a Deus pelo que Deus faz, e então você pede a ele porque ele é seu pai, porque ele cuida de você, quando você reconhece quão grande Deus é, quão majestoso ele é, quão poderoso ele é, quão magnífico ele é, então você descansa no cuidado dele, na providência dele, o problema nosso é que às vezes nós puxamos para nós os nossos problemas, quando você entende que Deus é soberano, que ele domina os céus e a terra, que ele conhece a sua vida, que ele tem controle sobre a sua vida, que ele cuida dos pequenos detalhes da sua história, você descansa nele.

Em segundo lugar, Paulo diz que você vence ansiedade quando você pensa corretamente, ele diz no versículo 8 assim, finalmente irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há, se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento. Toda vitória é ganha aqui na sua mente, é por isso que a bíblia diz assim, assim como o homem pensa, assim ele é, então eu quero conclamar você a alimentar a sua mente com as promessas da palavra de Deus, a ler e a meditar na palavra de Deus, quando você lê a bíblia, medita na bíblia e alimenta a sua mente, a sua alma, o seu coração com a verdade Deus, quando as lutas chegam, quando as provas vem, quando a ansiedade tenta bater à sua porta e estrangular você, você está fortalecido, porque você vive não por aquilo que você ve, nem por aquilo que você sente, nem por que que você escuta, você vive pela fé, e fé é você crer que o que Deus falou a seu respeito é verdade, que o que Deus diz na sua palavra é verdade, então você descansa em Deus porque sabe que ele está no controle, ele tem cuidado de você, é tão bom você saber disso, que todas as coisas cooperam para o seu bem, você é amado por Deus, você é a menina dos olhos de Deus, você é a herança de Deus, você está debaixo das asas do Deus onipotente, você está sentado com cristo nas regiões celestes acima de todo principado e potestade, o seu nome está escrito no livro da vida, você está selado com o espírito Santo da promessa, essas são verdades reais e absolutas a seu respeito, você que crê no Senhor Jesus, então, não fique0 ansioso, não fique com medo, não fique desesperado, saiba que Deus está no controle da sua vida trabalhando por você e não contra você.

Mas finalmente, Paulo diz que você vence a ansiedade quando você ora corretamente, quando você pensa corretamente e quando você age corretamente, olha o que vai dizer no versículo 9, o que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai e o Deus da paz será convosco. Não basta conhecer a verdade é preciso pratica-lá, não basta apenas ler a bíblia é preciso obedecê-la, não basta apenas conhecer, é preciso viver, e quando você então põe em prática o que você conhece das escrituras, não só a paz de Deus vai ser uma sentinela na sua mente no seu coração, mas o Deus da paz vem habitar com você, às vezes a gente fica ansioso porque a gente acha que está sozinho, porque acho que a gente tá jogado ao léu, ao sabor das circunstâncias, perdido ao sabor das ondas revoltas no mar da vida, eu quero dizer a você que se você pôr em prática a palavra de Deus, o próprio Deus da paz vem para segurar você nos seus braços, vem para conduzir você pelas suas veredas santas, vem para proteger você das tempestades da vida, vem para carregar você no seus braços eternos e dar a você a verdadeira paz, a paz que excede todo entendimento, as tempestades podem vir, mas você estar agasalhado nos braços do Deus eterno, e isto é uma paz que ninguém pode entender e nem tirar de você.

Rev. Hernandes Dias Lopes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?