quarta-feira, maio 1Notícias Importantes
Shadow

Como encontrar coragem na espera

Espera no Senhor, anima-te, e ele fortalecerá o teu coração; espera, pois, no Senhor. Salmos 27:14

Sentamos em um humilde amontoado de cadeiras de plástico, compartilhando nossas histórias com uma torrente de lágrimas. À primeira vista, temos pouco em comum além das Bíblias em nosso colo. Somos mulheres de várias idades, estágios e origens, mas presas por um fio invisível: todas vivemos na agonia do atraso.

Alguns de nós estão esperando pela cura e outros pela descoberta. Alguns estão esperando que os pródigos voltem e outros que os casamentos ressuscitem.

Passamos o fim de semana juntas em um retiro para mulheres, levantando nossas mãos em adoração e inclinando nossas cabeças em oração. Muito em breve, faremos nossas malas e seguiremos nossos caminhos separados, mas, por enquanto, encontramos conforto em nosso círculo.

Nossos contos são diferentes, mas nossa dor é a mesma.

“Esperar dói”, murmura uma mulher com olhos lindos e um sorriso gentil.

“E é exaustivo”, acrescenta outra, enquanto procura um lenço de papel na bolsa e enxuga a garoa de tristeza que desce por suas bochechas.

Falamos sobre as noites em que nossas dúvidas correm soltas e os dias em que nossa fé diminui. Confessamos como a incerteza está minando nossas forças e despertando nosso medo. Isso está abrindo espaço para compartilhar nossas lutas, mas o que mais precisamos é de sabedoria em nossa espera. Assim, mudamos nosso foco para as Bíblias em nosso colo.

O Salmo 27 foi escrito por alguém familiarizado com o desconforto da demora.

Embora Davi tenha sido ungido quando adolescente para ser o rei escolhido de Deus, ele esperou anos pela coroa prometida. Na desconcertante lacuna entre sua sagrada unção e sua nomeação real, ele cuidou de ovelhas na obscuridade, serviu seus líderes com lealdade e lutou contra os inimigos com bravura. Ele foi ridicularizado por seus próprios irmãos, traído por confidentes e caçado pelo governante que deveria protegê-lo. No final, Davi passou mais de uma década fugindo antes que Deus o colocasse no trono.

Teria sido fácil para Davi desistir de Deus enquanto esperava. Mas o Salmo 27 conta uma história diferente. Quando a situação de Davi não parecia corresponder à declaração de Deus, ele optou por não correr do Senhor, mas em direção a ele. (Salmo 27: 4)

Enquanto meus amigos e eu estudamos o capítulo, demoramos muito no versículo 14 e nos perguntamos se a verdade que ele apregoa é possível.

“Aguarde o L ORD ; fortalece-te e anima-te o teu coração… ” (Salmo 27:14).

Nas sombras de nosso próprio atraso, é tentador descartar as palavras ousadas de Davi como um encorajamento vazio. Mas quando consideramos a história de David, percebemos que ele não está expressando um elogio irreverente; ele está compartilhando uma percepção conquistada com dificuldade – há uma maneira de crescer forte na espera.

Embora Davi pudesse ter usado muitas palavras hebraicas diferentes para comunicar o conceito de força, ele escolheu a palavra hebraica quvah, que significa “unir”. Quvah evoca a imagem de um cordão bem tecido.

Com a pincelada suave de uma única palavra, David pinta um quadro comovente da fonte de sua força diária. Davi não apenas esperou em Deus; ele passou um tempo com Deus.

Ele adorou e orou, (v.4) buscou a instrução do Senhor e obedeceu. (v.7) Ele buscou a bondade de Deus (v.14) e celebrou a fidelidade de Deus. E ao unir sua esperança ao coração de Deus, Davi encontrou coragem na espera.

Então, quando seu lamento finalmente se transformou em um elogio, o rei escolhido de Deus redigiu uma promessa para nos assegurar que também podemos nos tornar garçons corajosos.

Quando nos aproximamos de Jesus em nossa espera – prestando atenção à Sua presença e falando honestamente com Ele em oração, alimentando nossa fé com Sua Palavra e ligando nossa confiança ao Seu caráter – nossa força aumenta em vez de cair. Nossa esperança floresce em vez de fracassar.

Mas o melhor de tudo é que não ganhamos apenas a coragem de prosseguir – ganhamos o dom de avançar. Bem ali, no meio da incerteza que esperávamos evitar, Jesus nos oferece a intimidade que desejamos sempre desejou. E em vez de nos desviarmos na espera, nos encontramos presos a um Salvador que não nos deixa ir.

Querido Jesus , aumenta a minha consciência da tua presença na minha demora e ajuda-me a ver hoje a tua fidelidade imutável. Quero conhecer e amar Você ainda mais quando esta temporada de espera acabar . Em Nome de Jesus, Amém.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?