sexta-feira, maio 3Notícias Importantes
Shadow

CICATRIZES

João 20. 19-20
“Paz seja com vocês! “Tendo dito isso, mostrou-lhes as mãos e o lado. Os discípulos alegraram-se quando viram o Senhor.”

Introdução
Quero compartilhar com vocês uma breve reflexão, vamos falar hoje sobre cicatrizes. A cicatriz ela pode ter algum beneficio? É um pouco sobre isso que iremos estudar.

Enredo
Essa passagem bíblica que lemos se encontra na ressurreição de Jesus. Maria Madalena estava lá no sepulcro profundamente triste e chorando a morte de seu amado Jesus, mas de repente Maria pisca os olhos e a pedra enorme havia sido removida da entrada do sepulcro de Jesus. Acredito que Maria ficou desesperada pensando em quem poderia ter levado o corpo de Jesus.

Ela então foi ao encontro dos discípulos que estavam escondidos e contou a eles o que tinha acontecido, Pedro levantou-se imediatamente e foi até o sepulcro, João foi atrás de Pedro. Ao chegarem no sepulcro constataram que o corpo realmente não estava lá, João e Pedro voltaram para casa onde estavam e Maria ficou no sepulcro, chorando a morte de seu amado Jesus, ajoelhada perto da entrada do sepulcro e de repente um feixe de luz chamou-lhe atenção. Ali, no lugar onde o corpo de Jesus havia sido sepultado ela viu a figura reluzente de dois anjos vestidos de branco, os anjos perguntaram a Maria: Por que você está chorando mulher? Ela respondeu: Porque levaram meu Senhor!

Em seguida Maria ouviu um ruído e novamente viu uma figura, era Jesus, mas Maria não o reconheceu! Então Jesus perguntou para Maria: Porque você está chorando mulher?

Maria pensando que o homem fosse o jardineiro, ela disse a ele: Por favor, o senhor sabe para onde levaram Jesus? Então Jesus disse: MARIA! Imediatamente Maria reconheceu o Senhor!

Naquele mesmo dia, Jesus apareceu no meio dos discípulos no lugar onde eles estavam escondidos, Jesus não bateu na porta, não abriu a porta, simplesmente apareceu. Paz seja com vocês! Jesus disse. Os discípulos não reconheceram Jesus. Ele se parecia com Jesus, falava como Jesus, mas como poderia ser? Então para convencer os discípulos que era realmente o Cristo ressurreto, Jesus fez um gesto simples abriu os braços e mostrou-lhes as mãos perfuradas por pregos, levantou a túnica para mostrar a marca da lança que perfurara seu lado, só assim eles acreditaram.

Para Maria Madalena bastou apenas Jesus dizer seu nome e ela já O reconheceu, porém para os discípulos foi preciso bem mais que isso, foi preciso mostrar suas marcas.

O que eu quero dizer com isso, existem marcas em nossas vidas que nos levam a reconhecer Jesus e não somente a nós, mas outras pessoas também. Jesus não precisava ter mantido as cicatrizes da crucificação em seu corpo ressurreto, poderia ter voltado sem elas, afinal, foi Jesus quem revestiu de carne as mãos e os pés dos leprosos.

Mas Jesus preferiu manter as cicatrizes, acredito eu, porque lhe eram preciosas, porque só assim alguns reconheceriam quem Ele era.
Existem muitas cicatrizes que adquirimos no decorrer das nossas vidas, cicatrizes que quando olhamos para elas, as vezes nos lembram histórias do tipo engraçadas, histórias de aventuras perigosas, de desobediência, histórias tristes, de frustrações e tantas outras.

Não importa qual foi a história que te gerou essa cicatriz, não é importa se ela é visível ou invisível. O que importa é saber quem curou a ferida aberta e tornou ela uma cicatriz, essa cicatriz tem história para ser contada e não podemos deixar em oculto essas histórias, pois quando não nos envergonhamos de nossas cicatrizes, mas contamos a história de como Deus nos tirou do abismo as pessoas são capazes de ver Jesus em nossa vida. Todas nós temos uma história para contar, histórias compartilhadas criam uma ponte de relacionamento por onde Jesus pode atravessar de seu coração para o delas. Há poder nas nossas histórias pessoais, cicatrizes do passados podem ser lindos tesouros que revelam Jesus Cristo.

Jesus põe a mão nas feridas abertas de nosso coração e as transforma em bonitas cicatrizes: Cura – é o que Ele faz! Contar aos outros a respeito dos seus feitos – é o que Ele deseja que façamos.

Aplicação
Ao invés de ficar questionando por que eu Deus? Por que essa cicatriz em mim? Pergunte: E agora Deus? Sempre tem um propósito em tudo, você só precisa ressignificar essa cicatriz. Lembra da história dos dois discípulos no caminho de Emaús?

Os discípulos percorreram todo caminho sem reconhecer Jesus, talvez você já tenha percorrido o caminho empoeirado de Emaús em situações que a deixaram confusa, perturbada e deprimida, se sua resposta foi SIM! Lembre-se disto, o fato de não conseguirmos ver Jesus ou sentir sua presença não significa que Ele esteja ausente, Jesus está caminhando conosco.

Conclusão
Minha oração é que possamos usar a marca de um sofrimento que tivemos no passado para ser benção na vida de outras pessoas, plante a semente da esperança. Deus não nos chama para sentir vergonha de nossas cicatrizes, pois será por meio delas que outras pessoas reconhecerão o Salvador, Jesus Cristo. Há muitos propósitos nas cicatrizes do passado, elas nos revela o caráter de Deus em nossas vidas, fortalecem nossa fé.

Não podemos mudar o passado, mas podemos determinar o efeito que ele terá no futuro para nos tornar pessoas melhores ou para nos tornar pessoas amargas.
O que você vai escolher? Vai deixar cicatrizes do passado virarem pesadelos do futuro?
Ou vai deixar cicatrizes do passado tornarem pontes de relacionamento entre Jesus, você e outras pessoas que passarem por você.

Assine a nossa Newsletter

Assine a nossa Newsletter

Receba o melhor conteúdo do nosso blog direto no seu e-mail. Notícias, novidades e muita informação para você crescer em conteúdo e na fé. 

Basta você colocar o seu e-mail aqui embaixo e uma confirmação chegará para você. Deus Abençoe!

Sua assinatura foi registrada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?