quarta-feira, maio 15Notícias Importantes
Shadow

A soberania de Deus na história

A soberania de Deus na história, este é um assunto extremamente empolgante, e este assunto é tratado por João quando estava na ilha de Patmos, João foi levado para aquela ilha vulcânica do Mar Egeu por ordem do imperador Domiciano, quando uma perseguição implacável atordoava igreja de Deus, os apóstolos todos, com exceção de João, já tinham sido martirizados, João era um homem velho quando ele é levado para lá para morrer na solidão daquela ilha, quando Domiciano pensava que estava usando a mão de ferro para esmagar a igreja, aprouve a Deus revelará João naquela ilha que ele, Deus, estava no trono que o seu filho o cordeiro estava com o livro da história em suas mãos, e que ele estava conduzindo a história a uma consumação, cujo final é a vitória gloriosa de Cristo e da sua igreja.

A história da humanidade não está, como alguns pensam, dando voltas em círculo, a história da humanidade não está, como alguns imaginam, caminhando sem freios ladeira abaixo, desgovernada, a história está nas mãos do Deus soberano que está assentado no trono, a história tem um propósito, nós não estamos à deriva, o mal não triunfará sobre o bem a mentira não desbancara a verdade, a injustiça não tomara o lugar da justiça, Deus governa e ele está conduzindo a história com as suas poderosas e providentes mãos levando-a a sua consumação.

O texto de apocalipse capítulos 4 e 5 retratam João sendo conclamado a subir ao céu para ver as coisas que devem acontecer, em outras palavras a história está nas mãos de Deus e os acontecimentos estão estabelecidos pelo Deus soberano, as coisas que talvez aconteçam, não as coisas que podem acontecer, mas as coisas que devem acontecer, quando João tem esta visão ele tem uma visão de Deus no trono, assentado no trono na sua soberania, na sua majestade, na sua glória indescritível, e a única maneira que João consegue ver é como brilho de pedras preciosas, e este Deus reina, ele é o soberano do universo, ele quem abate reis e levanta reis, ele quem abate reinos levanta reinos, ele quem tem as rédeas da história em suas poderosas mãos, quando João vê esta cena gloriosa ele percebe que os homens se prostram diante deste Deus e adoram a Deus,

Mas agora no capítulo 5 João vê que um anjo forte levanta com a voz uma pergunta inquietante, quem é suficiente para abrir o livro e desatar os selos? porque Deus tem um livro na mão, escrito por dentro e por fora, de todo selado com sete selos, este é o livro da história, este é o destino da humanidade, quem é capaz de conduzir a história, quem é capaz de decifrar os acontecimentos da história, quem é capaz de dar significado aos fatos que hão de vir na história, e esta pesquisa foi feita no céu, e essa pesquisa foi feita na terra, e essa pesquisa foi feito debaixo da terra e ninguém foi achado digno de abrir o livro e desatar os selos, e o que isso significa? o que significa que nem um anjo, por mais poderoso, que nenhum homem, por mais forte, que nenhum um demônio, por mais terrível, é capaz de dar significado a história dos homens, a história da humanidade; e João chorava muito porque ninguém foi encontrado digno, até que ele escuta uma voz, não chore João porque o leão da tribo de Judá, a raiz de Davi venceu para abrir o livro é desatar os seus sete selos, e quando o João olha ele ver o cordeiro que foi morto, o filho de Deus, o nosso glorioso redentor, ele sim é aquele que tem o livro da história em suas mãos e há de conduzir essa história para uma consumação gloriosa onde ele e a sua igreja tem vitória retumbante,

Quando Jesus voltar na sua glória e majestade, diz a bíblia, que ele vai colocar todos os seus inimigos debaixo dos seus pés, ele vai matar o anticristo com o sopro da sua boca, ele vai lançar no lago de fogo o dragão, o diabo, o anticristo, o falso profeta e todos aqueles cujos nomes não foram encontrados no livro da vida serão também lançados no lago do fogo, e então último inimigo a se vencer da morte será também lançado no lago do fogo e a igreja glorificada vai reinar com ele para sempre e sempre e sempre.

Esta história é tão bonita porque ela não é uma ficção, não é algo que o homem inventou, não é algo que os historiadores pesquisaram e escreveram, Deus conhece o futuro no seu eterno agora, a história já está definida, os acontecimentos já estão marcados, o que vai acontecer no futuro já está estabelecido e o nosso Deus reina, e ele tem as rédeas da história em suas mãos, e ele governa, e ele está conduzindo os destinos da humanidade a uma vitória triunfante, gloriosa e vitoriosa, este cordeiro de Deus morreu para comprar com seu sangue aqueles que procedem de toda tribo, raça, povo, língua e nação, você que agora confia no senhor Jesus Cristo, você que agora depositou sua confiança nele, crendo nele como seu salvador e senhor, saiba disso, a sua vida está nas mãos de Deus, ele selou você com o Espírito Santo, o espírito da promessa, ele vai conduzir você rumo à glória, aqui ele caminha com você, lá ele recebe a você, e então todos aqueles que foram lavados no sangue do cordeiro, de todas as raças, todas as tribos, todos os povos, todas as nações, estarão com ele naquele glorioso momento em que ele há de vir em glória e poder para julgar as nações, e então nós ouviremos dele a voz bendita: “vinde benditos de meu Pai entre na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo” e então nós entraremos para as bodas do cordeiro, e então nós desfrutaremos da presença dele, e então nós serviremos a ele, então nós reinaremos com ele, e então nós estaremos para sempre com ele, onde não tem mais dor, onde não tem mais luto, onde não tem mais lágrimas, onde não tem mais morte, onde nós reinaremos e desfrutaremos com ele dele por toda e por toda e por toda a eternidade.

Rev. Hernandes Dias Lopes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?