sexta-feira, maio 3Notícias Importantes
Shadow

A ressurreição de Cristo não foi um mito ou uma invenção: os dados tornam mais do que plausível


No filme Ressurreição de 2016, um oficial romano examina os selos do túmulo de Cristo e se pergunta o que aconteceu … e a questão ainda é levantada hoje

A ressurreição de Jesus não é um detalhe cultural ou uma questão menor. É a chave para todo o cristianismo, para a fé de cerca de 2,2 bilhões de cristãos, incluindo os 1,3 bilhões de católicos. “Se Cristo não ressuscitou, nossa fé é vã”, disse São Paulo. Se Cristo não ressuscitou, Jesus seria apenas um mestre judeu, um filósofo com uma moral, como muitos outros …

Mas podemos ter certeza de que ele foi ressuscitado? Que evidência histórica existe, que evidência a corrobora? E isso significa que nós também ressuscitaremos? 

Essas e muitas outras perguntas são respondidas por Antonio Macaya em seu livro A heartbeat in the grave  (Vozdepapel) .

heartbeat_in_tomb1

Um médico que faz perguntas … e recolhe respostas

Antonio Macaya tem um doutorado em Medicina, uma licenciatura em Ciências da Religião e um diácono permanente em Barcelona. Ele é médico no Cottolengo del Padre Alegre, em Barcelona, ​​e marido e pai de cinco filhos.

antonio_macaya1

Antonio Macaya é formado em Ciências da Religião e médico 
veterano em Cottolengo del Padre Alegre em Barcelona

Como médico, ele começa este livro refletindo sobre algo muito físico e médico: a batida do coração ressuscitado.

“Ele tinha um coração que havia parado dois dias. Seus canais de cálcio se fecharam na sexta. No domingo seguinte, um desses canais abriu de repente e entrou no interior dos muitos íons de cálcio celulares. A centelha foi gerada, cãibras, a descarga que se espalhou por todas as células circundantes, de modo que não puderam parar de se contrair, e o sangue era bombeado com grande força “. Foi assim?

A Igreja Católica ensina que a ressurreição realmente aconteceu, historicamente. O corpo deixou de estar no túmulo. Quando os discípulos começaram a anunciar que o Mestre havia se ressuscitado, seus inimigos não mostraram o cadáver diante de todo o povo para cortar o rumor … porque não havia cadáver. Textos cristãos insistem que dezenas de pessoas viram Jesus ressuscitado várias vezes logo após a crucificação. 

Analisando os textos: por que eles são confiáveis

Para mais de 280 páginas, o autor analisa os textos antigos da Paixão e Ressurreição e que a história tenha descoberto sobre esse tempo, incluindo dados históricos que foram consolidados no século XXI e que muitos exegetas dos anos 70 nem sequer imaginaram.

texto público

Primeiro, aponta uma série de coisas que mesmo historiadores muito reticentes podem aceitar:

– que Jesus morreu crucificado,

– que ele foi enterrado,

– que muitas pessoas afirmaram tê-lo visto vivo após sua execução

– e que o túmulo estava vazio: não havia cadáver para expor

Então o autor explica por que os textos do Novo Testamento sobre Jesus e a ressurreição são confiáveis  . Eles não têm as características de uma invenção mítica, nem de um texto fabricado para enganar, nem falar de vida após a morte. Eles têm as características da sinceridade desconcertada e desconcertantes .

Assim, por exemplo, o Jesus ressuscitado é “inesperado, sutil, dificilmente reconhecível”. Maria Magdalena confundiu-o com um jardineiro. Os caminhantes de Emaús não o reconheceram por muito tempo. Ninguém inventaria um Ressuscitado difícil de reconhecer.

tumbavacia

Além disso, as testemunhas são insólitas, incômodas: não aquelas que um falsificador escolheria. Como é que ele aparece primeiro para as mulheres, consideradas pouco confiáveis, que mal podiam dar provas em julgamentos civis? E os autores nem tentaram enquadrar suas histórias. Não se encaixa com a hipótese de uma invenção.

Também não faz sentido mencionar que entre os fatos e os textos muitas décadas e tradições passaram de geração para geração, distorcendo os dados. As testemunhas são muito próximas: são pessoas judias, ou muito conhecedoras, num contexto judaico. Os textos estão próximos dos fatos.

christ_resurrection1

Os artistas têm recolhido a Ressurreição de acordo com a sua sensibilidade, 
mas os historiadores têm seu próprio método … a Bíblia, por exemplo, 
não recolhe esta cena, nenhum estado tem visto assim … e isso torna -o mais credível

Alternativas para a ressurreição? Várias, mas mais do que duvidosas …

Em seguida, um jogo de “sala de fuga” é colocado como escapar da ressurreição de Jesus? Quais outras teorias podem ser dadas? O autor dá cinco possibilidades : ele não morreu na cruz, seu corpo foi roubado, seus seguidores falsificaram os fatos criando um mito, que seus seguidores criaram o mito impulsionado por “experiências psíquicas” ou simplesmente tem não ressuscitou (como alguns cristãos dizem que não acreditam em uma ressurreição real). Antonio Macaya explica por que essas cinco possibilidades, além de se anularem, são menos confiáveis ​​do que a ressurreição . 

A terceira parte do livro analisa em detalhes as histórias da ressurreição e suas aparentes contradições. Ele também analisa a confiabilidade dos papiros e cópias de textos antigos que chegaram até nós (“muitos relatos e muitas boas cópias”), comparando-os com qualquer outro texto da antiguidade.

anastasis_2

O Padre Rupnik reformula assim o tema do ícone da descida
para o sheol: da boca da morte, Cristo resgata Adão e Eva, 
que se agarram à sua mão … em outros ícones, Adão e Eva 
geralmente estão de joelhos

Como responder? Com um gesto muito humano

Finalmente, se Jesus ressuscitou, como o homem deveria reagir? O autor, que tem uma longa experiência como médico, propõe o que vê no ícone oriental em que Adão se ajoelha e toca com a mão a mão do Cristo ressuscitado que sai do sepulcro. “Ajoelhe-se e tome sua mão. É o gesto mais razoável. Quanto mais humano durante a agonia de uma familiar. O menos absurdo para um enterro. O mais apropriado no momento de entregar a vida em casamento. O mais belo dos gestos que os pais fazem quando colocam seus filhos na cama. “

heartbeat_in_tomb1

Adquira aqui no OcioHispano Um batimento cardíaco no túmulo , o livro para refletir sobre a ressurreição do Dr. Antonio Macaya

Fonte: https://www.religionenlibertad.com/cultura/164773316/La-resurreccion-de-Cristo-no-fue-un-mito-ni-una-invencion-los-datos-la-hacen-mas-que-plausible.html?

Logos Apologetica

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?