domingo, maio 5Notícias Importantes
Shadow

A ovelha do bom pastor

É tão bom falar de Jesus como nosso pastor, mas hoje muito particularmente eu quero falar um pouco com você sobre a ovelha do bom pastor, e o salmo 23 retrata de maneira eloquente esta gloriosa verdade, que traz descanso, que traz paz, que traz segurança para nossa vida, três verdades podem ser aqui destacadas no salmo 23, sobre esta promessa gloriosa que as ovelhas do bom pastor desfrutam.

A primeira verdade é que a ovelha do bom pastor possui suprimento das suas necessidades, o senhor é o meu pastor nada me faltará, ele cuida de nós, ele prove para nós, não há necessidade para ovelha do bom pastor, e agora Davi que era pastor, que cuidava de ovelhas, que sabia bem o que era uma ovelha, um animal frágil, vulnerável, que não pode cuidar de si mesmo, que não pode limpar a si mesmo, que não pode proteger a si mesmo, um animal que é míope, que fora do rebanho é presa fácil dos predadores, ele começa a descrever que tipo de suprimento esta ovelha possui.

Em primeiro lugar ele diz, ele me faz repousar em pastos verdejantes, há momentos que a nossa alma está turbulenta, desassossegada, e só Jesus pode trazer a quietude, serenidade, descanso para o seu coração, quando as coisas à sua volta estão tempestuosas; segundo lugar, ele diz, leva-me para junto das águas de descanso, há momentos em que você precisa desse descanso, eu não estou falando daquele descanso de uma noite bem dormida, essa é fácil de resolver, eu estou falando daquele descanso da alma, dia das lutas da vida, das turbulências da família, das crises econômicas que o país atravessa, dos problemas que surgem no mundo, como coronavírus, que trouxe tanta aflição e angústia para as nações, abalou a economia do mundo, tanta gente aflita e desesperada, são tantos problemas, às vezes problema o casamento, às vezes problema com os filhos, às vezes problema de saúde, às vezes problema financeiro, e você precisa de descanso, sua mente agitada, sua alma está perturbada e Jesus é poderoso para trazer a você esse descanso, essa serenidade, essa confiança, essa entrega completa de tudo nas suas mãos.

em terceiro lugar versículo 3 diz, refrigera-me a alma, essa ideia de que o senhor Jesus, como nosso pastor, cura nossa alma, ha determinadas feridas que nós temos que a medicina não pode tratar, que os remédios não estão nas farmácias, que essas infecções não se debelam com antibióticos, há determinados tumores emocionais que a cirurgia não consegue extirpar, só Deus pode curar aquelas feridas mais profundas da alma, como abuso sofrido, uma tragédia moral, uma queda, um deslize terrível, que trouxe tanta sequelas, tantas dores, pois Jesus é poderoso para ir lá, terapeutizar sua alma, curar o seu coração, dar saúde emocional e espiritual a você.

Finalmente esta provisão vem no versículo 3 quando ele doz, guia-me pelas veredas da justiça, você não vai ficar errante pelas encruzilhadas da vida, pelos descaminhos da vida, você não vai cair nos abismos do pecado, do vício, das mazelas morais, porque o senhor Jesus como seu pastor vai tomar você pela mão, vai guiar você pelas veredas da justiça, essa é a primeira benção que a ovelha do pastor tem, é o suprimento das suas necessidades.

Em segundo lugar a ovelha do bom pastor tem companhia na adversidade, veja comigo o versículo 4, ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo, a tua vara e o teu cajado me consolam, nós não podemos contornar este vale, nós passamos por ele, vales estreitos, com despenhadeiros, com perigos ameaçadores, mas se ele caminha conosco, se nós tivemos que enfrentar esse vale da sombra da morte, não precisamos ter medo, não precisamos ter medo porque ele já passou por esses vales e venceu, nós não precisamos ter medo porque ele já entrou na entranha da morte, arrancou o aguilhão da morte, matou a morte
e ressuscitou, e ele é a ressurreição e a vida, nós não precisamos ter medo porque ele ele mesmo está conosco, ele mesmo nos protege, ele mesmo nos resgata dos perigos, ele mesmo nos conduz a insegurança para glória,

Em segundo lugar o versículo 5 diz assim, preparas-me uma mesa na presença dos meus adversários unges-me a cabeça com óleo o meu cálice transborda, diante dos perigos da vida, ele protege você, diante do ataque dos inimigos, ele protege você, no deserto da jornada ele prepara uma mesa para você, ele unge sua cabeça com óleo trazendo renovo e restauração e ele traz alegria para você mesmo diante das situações mais adversas da vida, ele faz o seu cálice transbordar, só a ovelha do bom pastor, que é Jesus, desfruta dessas bençãos tão gloriosas da sua companhia nas adversidades da vida.

Finalmente em terceiro lugar a ovelha do bom pastor também possui comunhão para eternidade, olha o versículo 6, bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida, e então habitarei na casa do senhor para todo sempre, como é maravilhoso isso, você aqui tem dois guarda-costas, fortes, que não se abalam, não se intimidam, de um lado bondade, do outro lado misericórdia, bondade aquilo que Deus dá para você e você não merece, misericórdia aquele que Deus não dá para você e você merece, eu não mereço sua salvação e Deus lhe dá a salvação, pela graça mediante a fé em Cristo, eu mereço o juizo de Deus e Deus suspende o seu juízo, e concede graça e bondade, isso é misericórdia, enquanto você é caminhar aqui neste mundo, bondade e misericórdia vão guiar você, de um lado e de outro, quando a jornada terminar, então você vai habitar com o senhor para todo sempre, então ele vai receber você em casa, no lar celestial, na casa do Pai, que ele preparou para você e vai dizer para você, agora vem bendito do meu Pai entre na posse do reino, que está preparado para você desde a fundação do mundo, você já é ovelha do bom pastor? você já entregou seu coração a Jesus? você já tem Jesus como seu salvador pessoal como senhor da sua vida? ele governa sua vida? ele dirige os seus passos? você já desfruta desta paz que excede todo entendimento? você tem esperimentado o cuidado dele, o amor dele, a bondade dele cercando você? agora mesmo você pode fazer a mais importante decisão da sua vida, entregar-se a Jesus Cristo, ele é o bom pastor que deu a sua vida por você, para que você crendo nele receba dele a vida eterna.

Rev. Hernandes Dias Lopes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?