quinta-feira, abril 25Notícias Importantes
Shadow

Um Verdadeiro Avivamento Espiritual

Texto: Atos 8.4-25

Introdução
– Um avivamento é uma renovação espiritual que causa mais fervor e dedicação a Deus. O avivamento pode ser individual ou coletivo, podendo afetar comunidades inteiras!
– A palavra avivamento não aparece na Bíblia, mas existem algumas passagens bíblicas que contam sobre o que nós chamaríamos de avivamentos.
– Uma dessas passagens é a que relata o Avivamento na cidade de Samaria.
– Há algum tempo atrás Jesus já havia evangelizado a mulher Samaritana e uma aldeia de samaritanos (Jo 4).

Transição
Deus pode e quer visitar o seu povo e as pessoas em geral com um poderoso Avivamento espiritual.
– O texto em questão nos ensina sobre Características de um Verdadeiro Avivamento Espiritual.

I.) Um verdadeiro Avivamento Espiritual tem como base a pregação da Palavra de Deus com foco no anúncio de Jesus Cristo e na evangelização a respeito do Reino de Deus – v. 4,5,12
– Em um genuíno avivamento se prega a Palavra de Deus e não mensagens egocêntricas e de autoajuda.
– A mensagem é Cristocêntrica, anuncia-se a Jesus, seus ensinamentos, sua morte, sua ressurreição e seus significados.
– Ensina-se que o Reino de Deus não é deste mundo, que tal Reino de Deus deve ser a prioridade do discípulo de Cristo, e que tem valores e princípios diferentes dos valores dos reinos deste mundo.

II.) Um verdadeiro Avivamento Espiritual tem como característica o fato de que as pessoas atendem e ouvem com atenção a mensagem do evangelho – v. 6
– Há fome pela Palavra de Deus.

III.) Um verdadeiro Avivamento Espiritual é acompanhado de sinais e maravilhas, como libertação e curas divinas – v. 6,7, 13
Deus é poderoso para realizar isso em nossos dias.
– Maravilhas, libertação e curas são marcas de um avivamento.

IV.) Um verdadeiro Avivamento Espiritual produz grande alegria – v. 8
– Hoje, as pessoas têm vivido muito tristes, inclusive cristãos.
– Precisamos de um avivamento!

V.) Um verdadeiro Avivamento Espiritual leva as pessoas a cumprirem a ordenança do batismo – v. 12
– Hoje, em muitos casos, há resistência quanto ao batismo.
– Algumas pessoas simpatizam com a mensagem do evangelho, mas não se dispõem a serem batizadas.
– Em um avivamento espiritual é diferente.

VI.) Um verdadeiro Avivamento Espiritual gera a necessidade de novos obreiros para atenderem às demandas do povo visitado pelo Senhor – v. 14
– Primeiramente precisamos de um avivamento, mas estamos dispostos a sermos estes obreiros dos quais a obra do Senhor necessita?

VII.) Um verdadeiro Avivamento Espiritual evidencia-se pela descida do Espírito Santo, pelo enchimento do Espírito Santo sobre o povo que está sendo avivado – v. 15-17
– Se o Espírito Santo é recebido no momento da conversão (Ef 1.13,14), nos parece que Lucas está se referindo aqui a uma segunda experiência com o Espírito Santo, a qual envolve algum tipo de evidência externa.
– Somente haviam sido batizados em nome de Jesus (v. 16), ou seja, faltava-lhes outro batismo, o batismo com o Espírito Santo.
– O enchimento do Espírito Santo vinha mediante a imposição de mãos dos apóstolos e era seguido de algum sinal visível.
– Precisamos hoje desse enchimento do Espírito Santo – Ef 5.18

VIII.) Um verdadeiro Avivamento Espiritual será provado pela possibilidade de suborno – v. 18,19
– Deste evento surgiu o termo “Simonia”
– Simonia é a venda de favores divinos, cargos eclesiásticos, prosperidade material, bens espirituais, coisas sagradas, objetos ungidos, etc. em troca de dinheiro. É o ato de pagar por sacramentos e consequentemente por cargos eclesiásticos ou posições na hierarquia da igreja.
– A partir da atitude de Simão podemos perceber o quanto as pessoas têm sede de poder, e para obtê-lo, muitas vezes, estão dispostas ao suborno.
– Três áreas muito perigosas: Sexo, dinheiro e poder!
– Muitas igrejas e ministérios têm se perdido diante da oportunidade de dinheiro fácil.
– Seremos provados pela possibilidade de suborno, de nos perdermos pela tentação de obter dinheiro fácil. Resistamos!

IX.) Um verdadeiro Avivamento Espiritual gera confronto firme em relação às práticas iníquas – v. 20-22
– Pedro confrontou a Simão firmemente.
– E quanto a nós? Temos confrontado com firmeza aqueles que precisam ser confrontados?

X.) Um verdadeiro Avivamento Espiritual produz autêntico discernimento espiritual – v. 21 b,23
– Pedro teve o discernimento de que o coração de Simão não era honesto diante do Senhor, que ele estava cheio de uma inveja amarga como o fel, e que estava preso pelo pecado (iniquidade).
– Precisamos buscar discernimento espiritual!

XI.) Um verdadeiro Avivamento Espiritual gera temor a Deus e à Sua Palavra – v. 24
– O confronto de Pedro parece ter produzido temor no coração de Simão.

Conclusão
– É tempo de buscarmos e clamarmos por um verdadeiro Avivamento espiritual.
– Se precisamos das características acima em nossas igrejas e ministérios, certamente as alcançaremos através de um autêntico Avivamento!

Pr Ronaldo Guedes Beserra

Visite o Site do Pr Ronaldo em http://www.ronaldoguedesbeserra.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?