sexta-feira, março 29Notícias Importantes
Shadow

Por que João Batista duvidou que Jesus era o Messias mesmo depois de tê-lo batizado?

Você Pergunta: Uma coisa me causou bastante estranheza quando li o relato de João Batista mandando seus discípulos perguntarem se Jesus era o Messias ou se deveriam esperar outro: João Batista já não havia batizado Jesus e visto ali a manifestação de Deus? Por que ele demonstrou essa dúvida estranha naquele momento?

Caro leitor, sua observação é bem interessante e nos dará a oportunidade de explicar esse detalhe um tanto estranho sobre a atitude de João de estar meio que “duvidando” de que Jesus era de fato o Messias. Qual foi o motivo dessa pergunta de João a Jesus? Vejamos os detalhes:

João Batista duvidou que Jesus era o Messias?

(1) O texto que é objeto da sua dúvida é o seguinte: “Quando João ouviu, no cárcere, falar das obras de Cristo, mandou por seus discípulos perguntar-lhe: És tu aquele que estava para vir ou havemos de esperar outro?” (Mateus 11:2). Comecemos fazendo algumas observações sobre o contexto: Aqui João Batista já estava preso. Já havia acontecido o batismo de Jesus, narrado em Mateus 3. O ministério de Jesus já havia começado e as notícias sobre as grandezas feitas por Jesus começaram a correr por toda Israel como nos narra Lucas 7:19.

(2) Tudo isso deve ter gerado grande expectativa em João Batista, pois uma das grandes obras atribuídas ao Messias seria a de trazer liberdade aos cativos, liberdade aos que estavam presos: “O Espírito do SENHOR Deus está sobre mim, porque o SENHOR me ungiu para pregar boas-novas aos quebrantados, enviou-me a curar os quebrantados de coração, a proclamar libertação aos cativos e a pôr em liberdade os algemados” (Isaías 61:1). Sendo assim, João Batista certamente não entendia porque ainda permanecia preso, perseguido, já que o Messias estava em cena. Por que o Messias permite que eu permaneça aqui preso injustamente? Essa dúvida certamente ecoava no coração de João.

(3) Portanto, chegamos a uma primeira conclusão de que João Batista não está aqui sendo descrente de que Jesus era o Messias, como que tendo falta de fé. João Batista está buscando entender a atividade do Messias. Será que existe algo que não compreendi bem? Esse poderia muito bem ter sido o pensamento de João. Ele, então, pede que seus discípulos busquem esclarecimentos diretamente com Jesus.

(4) O esclarecimento de Jesus foi o seguinte: “E Jesus, respondendo, disse-lhes: Ide e anunciai a João o que estais ouvindo e vendo: os cegos veem, os coxos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos são ressuscitados, e aos pobres está sendo pregado o evangelho” (Mateus 11:4-5). Observe que na resposta de Jesus Ele trouxe à tona as obras que estava realizando, obras essas claramente ligadas a ação do Messias no mundo, profetizadas no Antigo Testamento (Por exemplo, em Isaías 35:5-6). O que Jesus quis mostrar a João Batista é que a agenda de Deus estava sendo cumprida. Apesar de não estar sendo feita como João desejava, Deus estava agindo conforme Sua vontade soberana. João deveria estar atento a isso!

(5) Tudo isso nos ajuda a entender que nem sempre nós, humanamente falando, conseguimos compreender os desígnios de Deus de forma plena e detalhada. Isso ocorre por causa de nossa limitação. Temos que aprender a equilibrar nossas expectativas e nos submeter a vontade do Senhor, ainda que ela esteja parecendo contrária ao que esperamos. Foi o que João Batista fez depois de ser instruído por Cristo. Ele entendeu que deveria confiar na ação de Deus. Entendeu que o Senhor faria o melhor! Faria da melhor maneira! Faria da forma mais abençoadora para que Seu nome fosse engrandecido!

O post Por que João Batista duvidou que Jesus era o Messias mesmo depois de tê-lo batizado? apareceu primeiro em Esboçando Ideias.

× Como posso te ajudar?