quinta-feira, março 28Notícias Importantes
Shadow

Os Filhos, Os Pais e os Jovens Espirituais!


Os Filhos, Os Pais e os Jovens Espirituais!

Filhinhos, escrevi a vocês, porque conhecem o Pai. Pais, escrevi a vocês, porque conhecem aquele que existe desde o princípio. Jovens, escrevi a vocês, porque são fortes, e a palavra de Deus permanece em vocês, e vocês já venceram o Maligno. (1 João 2:14)

São 3 perfis de crentes na igreja aos quais João se refere. Os filhos, os pais e os jovens. Veja em qual deles você se encaixa. Afinal, esses 3 perfis são fundamentais para uma igreja saudável.

Quem são os filhinhos espirituais?

Os filhos são aqueles cristãos que estão iniciando ainda, ou vivem como se fossem iniciantes. São os que precisam de cuidado e atenção, mesmo quando esta tudo bem, tal qual uma criança que acorda de manhã chorando de propósito para receber atenção.

Aos filhos, João diz: Escrevi a vocês porque os seus pecados são perdoados. (1Jo 2:12). Os filhos são assim. Precisam ser lembrados que foram perdoados, porque podem ser enganados facilmente, tal qual a criança que acredita em tudo que estranhos falam a ela…

Assim são os crentes que possuem o perfil de filhinhos, eles acreditam facilmente no que o diabo fala, mesmo sabendo que ele é o pai da mentira. Por exemplo;

Certa vez, uma irmã veio até mim desesperada e muito triste dizendo que foi amaldiçoada, e que não sabia o que fazer. Então perguntei: Quem te amaldiçoou? E antes que ela respondesse, disse: Não importa!

Pois uma maldição só pode ser quebrada por uma autoridade superior. Então mostrei na bíblia como Jesus é maior e superior a tudo e todos! Por isso, tem todo poder para quebrar qualquer maldição.

Mesmo assim ela não se deu por satisfeita. Então expliquei na bíblia, mostrando vários textos e provando que o pecado é a porta da maldição, mas que recebendo o perdão de Deus, toda maldição em nossas vidas é quebrada.

Porém, nem mesmo Rm 8:1 convenceu aquela mulher. Porque os crentes com perfil de “filhinhos” são assim, é preciso muita conversa para convencê-los. Quantas vezes você já precisou contar uma historinha para convencer seu filho pequeno sobre algo?

Então perguntei: Quem te amaldiçoou? E ela disse: Uma mulher lá no meu trabalho. Então perguntei: Quantas vezes você foi ao culto esse mês? Ela disse: Não faltei em nenhum. Então falei:

São 4 cultos por semana, cerca de 16 cultos por mês. E em todos eles, sem exceção, finalizamos com a bênção dos apóstolos que é tripla; bênção do pai, do filho e do Espírito Santo.

Como você pode acreditar em uma única palavra negativa de uma coitada que não sabe nada, mas não acredita em 16 bênçãos recebidas de autoridades espirituais, só neste mês?

Então ela pensou, respirou e finalmente se acalmou e disse: É verdade, eu recebo bênçãos o tempo todo, não posso jogar essas bênçãos fora para ficar com a maldição, sendo que meu Jesus é maior!

Acredite, se você não é um dos filhinhos espirituais, então terá que lidar com eles, desde já, que o Santo Espírito de Deus lhe dê graça e sabedoria!

E quem são os pais espirituais?

São os cristãos maduros e amorosos. Eles chamam a responsabilidade para si. Preferem assumir a culpa, ainda que inocentes, só para não culpar alguém. Perdoam antes de você pedir.

Se você lhes conta um problema, elas se comprometem a orar com você, e a ajudar no que for preciso. São aqueles que repartem até o que não tem, tal qual os pais fazem com seus filhos, dão a eles a ultima refeição e passam fome dizendo: Eu aguento, meu filho não!

Precisamos de mais pais na igreja hoje em dia! Eles estão escassos, porque muitas sanguessugas se infiltraram no meio evangélico. Mas não há nada oculto que não haja de revelar-se, porque a luz de Deus, a tudo manifesta!

Aos pais João diz: Eu vos escrevi pais, porque conhecem aquele que é desde o princípio! (1Jo 2:13).

Os pais são assim, eles tem raízes profundas em Jesus Cristo, fé, temor, devoção e muito amor para dar. E sustentam vidas com orações e obras sociais. Como também sustentam a obra de Deus com coração generoso nos dízimos e nas ofertas.

E quem são os jovens espirituais?

São aqueles que dão prioridade maior a palavra de Deus. Aprenderam a tirar força da bíblia sagrada, aprenderam a ouvir Deus pela bíblia, e não conseguem viver sem ela.

São empolgados pra pregar, ensinar, evangelizar e ganhar almas. Aos jovens João diz: Eu vos escrevi jovens, porque sois fortes, a palavra de Deus esta em vós, e já vencestes o maligno! (1Jo 2:14).

O jovem é forte, não por ser jovem, mas por causa da palavra de Deus. O jovem já venceu o maligno, porque diferente dos filhinhos que precisam ser lembrados que foram perdoados, portanto amados e recebidos por Deus

Os jovens já sabem disso, já passaram dessa fase, não precisam de atenção e cuidado constante, e são independentes para buscar força em Deus através da bíblia sagrada.

São mais agitados, querem ver a obra de Deus andar para frente, querem resultados e querem participar dos resultados.

Porque Esses 3 perfis são fundamentais para a saúde da igreja?

Uma igreja que não tem filhinhos, só pode ser porque não esta ganhando almas. Logo os pais ficam sem ter quem sustentar e compartilhar amor, e os jovens ficam sem ter para quem ensinar a palavra.

Uma igreja que não tem pais, só pode ser porque não esta pregando o evangelho corretamente, não tem renovação na palavra, por isso os membros não amadurecem o suficiente para chegar no perfil de Pais.

É como uma videira que não foi bem adubada, nem podada, e por isso dá frutos fracos e sem suco.

Uma igreja que não tem jovens, é uma igreja morta, parada, acomodada, que não se preocupa em pregar, ensinar, evangelizar e ganhar almas, por isso os jovens morrem ou mudam para outra igreja que tenha espaço para eles.

E você? Quem você é? Pai, filho ou jovem?

Que o Espírito Santo através dessa palavra, abra os seus olhos para agir e fazer com que sua família, sua igreja seja saudável, para honra e glória de Deus.

O post Os Filhos, Os Pais e os Jovens Espirituais! apareceu primeiro em Pregador Manasses.



Source link

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?