sexta-feira, março 29Notícias Importantes
Shadow

O Espírito que habita

O Espírito e Cristo

“Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se, de fato, o Espírito de Deus habita em vós. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.” (Romanos 8: 9). A posse do Espírito Santo é a marca distintiva de um cristão, pois ficar sem o Espírito é uma prova positiva de que estamos fora de Cristo – “não é dele”: palavras temerosas! E, meu leitor, se não somos de Cristo, de quem somos? A resposta deve ser: de Satanás; pois não há um terceiro possuidor de homens. No passado, todos nós éramos súditos do reino das trevas, escravos de Satanás, herdeiros da ira. As grandes perguntas que cada um de nós precisa responder com precisão são: Fui tirado dessa terrível posse? Fui trazido para o reino do querido Filho de Deus, fui feito herdeiro de Deus e fui habitado pelo Seu Espírito Santo?

Observe que o Espírito e Cristo andam juntos: se temos Cristo como nosso Redentor, temos o Espírito Santo como nosso Habitante. Mas se não temos o Espírito, não somos de Cristo. Podemos ser membros de Sua “Igreja visível”, podemos estar externamente unidos a Ele por comunhão com Seu povo, mas, a menos que sejamos participantes dessa união vital que surge da habitação do Espírito, somos Seus apenas pelo nome. “O Espírito visita muitos que não são regenerados, com Seu mover, o qual eles resistem e eliminam de si; mas em todos os que são santificados, Ele habita: lá reside e governa. Ele está lá como um homem em sua própria casa, onde é constante e bem-vindo, tendo o domínio do lugar. Ponderemos esta questão em nossos corações: quem habita, quem governa, quem faz morada lá? Quais são os interesses que lá ascendem? “(Matthew Henry).

O Espírito pertence a Cristo (Hb 1: 9, Ap 3: 1) e procede Dele (Jo 1:33; 15:26; Lc 24:49). O Espírito é enviado por Cristo como mediador (At 2:33). Ele é dado ao povo de Deus como consequência de Cristo os ter redimido da maldição da Lei (Gl 3:13, 14). Não temos nada além do que temos no e do Filho. O Espírito é dado a Cristo imediatamente e a nós derivativamente. Ele habita em Cristo por radicação e em nós por operação. Portanto, o Espírito é chamado “o Espírito de Cristo” (Rm 8: 9) e “o Espírito de Seu Filho” (Gl 4: 6); e assim é Cristo quem “vive” em nós (Gl 2:20). Cristo é a grande fonte das águas da vida, e dele procede todo dom e graça. É o nosso glorioso Cabeça que comunica ou envia de si mesmo o Espírito que vivifica, santifica e preserva Seu povo.

Quão grande valor atribuímos à Pessoa abençoada e à obra do Espírito Santo quando aprendemos que Ele é o dom, sim, a herança que Cristo legou a Seus discípulos para suprir Sua ausência. “Como alguns se regozijariam se pudessem possuir qualquer relíquia de qualquer coisa que pertencia a nosso Salvador nos dias de Sua carne, embora de nada lhes servisse ou beneficiasse. Sim, quão grande parte dos homens, chamados cristãos, se vangloria em possuir alguns pedaços falsos da cruz em que Ele sofreu. O amor violado pela superstição está na raíz desta vaidade, pois eles abraçariam qualquer coisa que lhes fosse deixada pelo seu moribundo Salvador. Mas ele não lhes deixou tais coisas, nem jamais as abençoou ou santificou a ninguém para fins sagrados, portanto, a violação deles foi punida com cegueira e idolatria. No entanto, o que é claramente testemunhado no Evangelho é quem quando Seu coração estava transbordando de amor e cuidado para com seus discípulos, ao tomar uma perspectiva sagrada de quais seriam suas condições, feitos e tentações no mundo, providenciou tudo o que eles precisariam: Ele prometeu partir e dar-lhes Seu Espírito Santo para permanecer com eles para sempre “(John Owen) .

Simples e claras são as declarações das Escrituras Sagradas sobre este assunto maravilhoso e glorioso. “Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?” (1Co 3:16). ” E, porque vós sois filhos, enviou Deus ao nosso coração o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai “(Gl 4: 6). Observe onde se diz que o Espírito habita: não no entendimento – o erro fatal de muitos -, mas no coração. Certamente Ele ilumina o entendimento com a verdade, mas não se restringe a isso. Ele faz o seu caminho e ocupa sua morada no coração renovado e santificado. Lá ele derrama o amor de Deus. Lá ele inspira o grito de “Abba, pai”. E esse grito nunca será fraco, pois é a respiração do Espírito que habita e encontra uma resposta no coração de Deus.

Quão impactantes são as palavras de Paulo a Timóteo: “Guarda o bom depósito, mediante o Espírito Santo que habita em nós” (2Tm 1: 14).

A base para a habitação do espírito

A base sobre a qual o Espírito ocupa Sua morada dentro do crente é dupla: primeiramente, sobre o terreno da redenção. Isso é ilustrado de maneira mais abençoada na purificação do leproso – figura do pecador. ” O sacerdote tomará do sangue da oferta pela culpa e o porá sobre a ponta da orelha direita daquele que tem de purificar-se, e sobre o polegar da sua mão direita, e sobre o polegar do seu pé direito. Também tomará do sextário de azeite e o derramará na palma da própria mão esquerda. Molhará o dedo direito no azeite que está na mão esquerda e daquele azeite aspergirá, com o dedo, sete vezes perante o Senhor;
do restante do azeite que está na mão, o sacerdote porá sobre a ponta da orelha direita daquele que tem de purificar-se, e sobre o polegar da sua mão direita, e sobre o polegar do seu pé direito, em cima do sangue da oferta pela culpa” (Lv 14:14-17). O tipo maravilhoso era o seguinte: o “óleo” (emblema do Espírito Santo) foi colocado “em cima do sangue” – apenas sobre o terreno da expiação, o Espírito Santo poderia ocupar Sua morada nos pecadores: isso deixa imediatamente de lado os méritos humanos.

Também deve haver aptidão moral. O Espírito de Deus não fará tabernáculo em rebeldes incrédulos. “em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa” (Ef 1:13). É para aqueles que obedecem à ordem: “Não vos junteis desigualmente” que Deus promete: “Habitarei neles” (2 Co 6:16). Somente após repudiar todos os ídolos, receber a Cristo como Senhor e confiar nos méritos de Seu sacrifício o coração está preparado e o Espírito de Deus entra tomando posse para Cristo. Quando nos entregamos ao Senhor, Ele aceita a dedicação fazendo de nossos corpos templos do Espírito Santo, para manter Seus interesses contra toda a oposição do Diabo.

Ao considerar o Espírito que habita nos crentes, precisamos estar atentos para não ter qualquer concepção desse grande fato que seja grosseira e desonrosa para Sua Pessoa. Ele não habita em nós a ponto de transmitir Suas propriedades ou perfeições essenciais – como onisciência ou onipotência – o que seria uma blasfêmia. Mas Suas operações de salvação e santificação nos são comunicadas como quando o sol entra em uma sala, quando seus raios brilham e seu calor são vistos e sentidos nela. Além disso, não devemos pensar que as graças e influências benignas do Espírito habitam em nós da mesma maneira e medida que fizeram em Cristo: não, pois Deus “não dá o Espírito por medida” (João 3:34) – nele habita toda a plenitude.

Isso lança as bases para o apelo mais solene e a exortação mais poderosa. Meu corpo é um templo do Espírito Santo? Então quão devotado eu deveria ser a Deus e a Seu serviço! Sou habitado pelo Espírito de Cristo? Então devo inclinar meus ouvidos ao seu sussurro mais suave, minha vontade ao seu balanço mais gentil, meu coração à sua influência sagrada. Ao desconsiderar Sua voz, ao não ceder a Seus sussurros, Ele se entristece, Cristo é desonrado e nós somos os perdedores. A maior bênção que possuímos é o Espírito que habita: procuremos a graça para nos conduzir de acordo.

O que denota “habitar”

“Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se, de fato, o Espírito de Deus habita em vós” (Rm 8: 9). Três coisas são denotadas pela “habitação” do Espírito. Primeiro, intimidade. Como o habitante de uma casa é mais familiar lá do que em qualquer outro lugar, o Espírito também está no coração dos remidos de Cristo. Deus, o Espírito, é onipresente, estando essencialmente em toda parte, não sendo excluído de lugar nenhum: “Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face?” (Salmo 139: 7). Porém, como se diz que Deus está mais especialmente onde Ele manifesta Seu poder e presença, ou que o Céu é “Sua morada”, o mesmo ocorre com o Seu Espírito. Ele está nos crentes não apenas pelos efeitos da Providência comum, mas por Suas operações graciosas e sua presença íntima. “O Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós.” (João 14:17). O mundo dos homens naturais é totalmente estranho ao Espírito de Deus, não familiarizando-se com suas operações santificadoras, mas Ele descobre intimamente Sua presença àqueles que são vivificados por Ele.

Em segundo lugar, habitar denota constância: “habitação” expressa uma morada permanente. O Espírito não afeta os regenerados apenas por uma ação transitória, ou os encontra “ocasionalmente” como Ele fez com os Profetas do Antigo Testamento, quando serviu-se deles para uma tarefa particular acima da medida de sua capacidade comum – mas Ele permanecia neles apenas enquanto tal obra era realizada. Ele chega ao crente não como um visitante, mas como habitante: Ele está dentro de nós como “uma fonte a jorrar para a vida eterna” (Jo 4:14). Ele vive no coração renovado, para que, por Sua influência constante e contínua, mantenha a vida da graça em nós. Pelo Espírito abençoado, os cristãos são “selados até o dia da redenção” (Esios 4:30).

Em terceiro lugar, habitar denota soberania: Ele é o dono da casa, e não um subordinado. Pelo fato de o corpo do crente ser o templo do Espírito Santo, o apóstolo aponta a implicação necessária de que ele “não é o seu” (1 Co 6:19). Anteriormente, ele estava possuído por outro proprietário, até mesmo Satanás – o espírito maligno que diz: “Voltarei para minha casa” (Mt 12:44). Mas o Espírito o desapropriou, e o coração santificado se tornou Sua “casa”, onde Ele ordena e governa segundo Sua própria vontade. Tome novamente a figura do templo: “Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?” (1 Co 3:16). Um “templo” é uma habitação sagrada, consagrado para a honra e glória de Deus, onde Ele deve ser reverenciado e adorado, e do qual todos os ídolos devem ser excluídos.

O que é o Espírito que habita

O Espírito que habita é o vínculo pelo qual os crentes estão unidos a Cristo. Se, portanto, encontrarmos o Espírito Santo habitando em nós, podemos garantir com certeza que estamos ‘unidos ao Senhor’. Isso está claramente estabelecido nestas palavras do Salvador: “Eu lhes tenho transmitido a glória que me tens dado, para que sejam um, como nós o somos; eu neles, e tu em mim, a fim de que sejam aperfeiçoados na unidade, para que o mundo conheça que tu me enviaste e os amaste, como também amaste a mim” (Jo 17: 22-23). A “glória” da humanidade de Cristo era sua união com Deus. Como eles estavam unidos? Pelo Espírito Santo. Essa “glória” Cristo deu ao Seu povo: “Eu neles”. Seu Espírito santificador é o vínculo de nossa união com Ele.

O Espírito que habita é a marca da certeza que o crente tem da libertação do Pacto das Obras, sob o qual todas as pessoas sem Cristo permanecem. É também nossa garantia dos privilégios especiais da nova aliança, nos quais ninguém além dos de Cristo está interessado. Eles não estão “pois não estais debaixo da lei, e sim da graça” (Rm 6:14). Isso fica claro pelo raciocínio do apóstolo em Gálatas 4: 6-7: “E, porque vós sois filhos, enviou Deus ao nosso coração o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai! De sorte que já não és escravo, porém filho; e, sendo filho, também herdeiro por Deus”. O espírito da antiga aliança era escravo, um espírito de medo e servidão, e os que estavam sob a mesma aliança não eram “filhos”, mas escravos. O espírito da nova aliança é livre, aquele das crianças, herdando as promessas abençoadas e as imunidades reais contidas na carta da graça.

O Espírito que habita é o penhor certo e sincero da salvação eterna. A execução do decreto eterno da eleição amorosa de Deus – “atraído” (Jr 31: 3), e a aplicação das virtudes e benefícios da morte de Cristo pelo Espírito (Gl 3:13-14), são evidências seguras de nosso interesse pessoal no Redentor. Isso fica claro em 1 Pedro 1: 2: “eleitos, segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e a aspersão do sangue de Jesus Cristo”. O decreto eterno de Deus é executado e o sangue de Cristo é aspergido sobre nós quando recebemos o Espírito de santificação. O Espírito que reside no cristão é a garantia e penhor da herança eterna: ” que também nos selou e nos deu o penhor do Espírito em nosso coração” (2 Co 1:22).

As evidências da habitação do Espírito

Quais são as evidências e frutos da habitação do Espírito? Primeiro, onde quer que o Espírito habite, Ele, em certo grau, mortifica e subjuga os males da alma em que reside. “O Espírito [milita] contra a carne” (Gl 5:17), e os crentes “pelo Espírito mortificam os feitos do corpo” (Rm 8:13). Esta é uma parte especial de Sua obra santificadora. Embora Ele não mate o pecado nos crentes, Ele o subjuga – embora Ele não subjugue a carne, pois ela nunca mais os perturba ou os contamina, seu domínio é retirado. A liberdade perfeita em sua própria presença os espera no céu; mas mesmo agora, animados pelo seu santo Habitante, os cristãos negam a si mesmos e usam os meios da graça que Deus designou para libertação do poder reinante do pecado.

Em segundo lugar, onde quer que o Espírito habite, Ele produz um espírito de oração e súplica. ” Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis” (Romanos 8: 26). As duas coisas são inseparáveis: onde quer que Ele seja derramado como o Espírito da graça, Ele também será derramado como o Espírito da súplica (Zc 12:10). Ele ajuda os cristãos antes que eles orem, despertando suas afeições espirituais e estimulando os santos desejos. Ele os ajuda na oração, ensinando-os a pedir as coisas que estão de acordo com a vontade de Deus. Ele é quem humilha o orgulho de seus corações, move suas vontades morosas e os fortalece em suas fraquezas. Ele os ajuda depois da oração, estimulando a esperança e a dando paciência para esperar pelas respostas de Deus.

Em terceiro lugar, onde quer que o Espírito habite, Ele trabalha um estado de espírito celestial e espiritual. “Porque os que se inclinam para a carne cogitam das coisas da carne; mas os que se inclinam para o Espírito, das coisas do Espírito. Porque o pendor da carne dá para a morte, mas o do Espírito, para a vida e paz.” (Rm 8: 5-6). As ações de toda criatura seguem seu ser e se inclinam de acordo com sua natureza. Se Deus, Cristo, os Céus, envolvem os pensamentos e as afeições da alma, o Espírito de Deus está lá. Há momentos na vida de cada cristão em que ele exclama: ” Que preciosos para mim, ó Deus, são os teus pensamentos! E como é grande a soma deles!

Se os contasse, excedem os grãos de areia; contaria, contaria, sem jamais chegar ao fim.” (Sl 139: 17-18) – essa santa contemplação é a própria vida dos regenerados.

Mas, diz o cristão sincero, se o Espírito de Deus habitasse em mim, meu coração poderia ser tão licencioso e avesso a deveres espirituais? Resposta: O próprio fato de você se sentir incomodado e fustigado por esse triste estado evidencia a presença de vida espiritual em sua alma. Lembre-se de que existe uma vasta diferença entre morte espiritual e mortalidade espiritual: a primeira é a condição do não regenerado, a segunda é a doença e a queixa de milhares de regenerados. Observe bem que nove vezes Davi orou em um único Salmo: “Vivifica-me!” (119) Embora seja tão frequente, nem sempre é assim com você: há épocas em que o Senhor invade seu coração, aumenta suas afeições e põe sua alma em liberdade – prova clara de que você não está abandonado pelo Consolador!

Fonte: Capítulo 18 do livro ‘The Holy Spirit’, disponível em https://www.monergism.com/holy-spirit-ebook

Tradução: Dr. William Teixeira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?