segunda-feira, janeiro 18Notícias Importantes
Shadow

Deus cura hoje? O que a Bíblia fala sobre cura divina?

Sim, Deus ainda cura hoje em dia. Deus tem todo poder e Ele não muda. Ele pode fazer milagres e curar até doenças incuráveis, mesmo nos dias atuais. Mas Deus também sabe o que está fazendo quando não cura. A maior cura que Deus oferece é a cura da morte.

Deus é “o Deus que Cura” (<span class="popover-refs" data-url data-toggle="popover" title="Êxodo 15:26" data-content="26dizendo-lhes: “Se vocês derem atenção ao Senhor, o seu Deus, e fizerem o que ele aprova, se derem ouvidos aos seus mandamentos e obedecerem a todos os seus decretos, não trarei sobre vocês nenhuma das doenças que eu trouxe sobre os egípcios, pois eu sou o Senhor que os cura“.”>Êxodo 15:26). Não há limite para seu poder. Ele criou o mundo! Ele também pode curar doenças. Tanto no Antigo quanto no Novo Testamento, temos vários casos de pessoas que foram curadas milagrosamente por Deus, como:

  • Vários israelitas no deserto – curados de picadas de cobras – <span class="popover-refs" data-url data-toggle="popover" title="Números 21:8-9" data-content="8O Senhor disse a Moisés: “Faça uma serpente e coloque-a no alto de um poste; quem for mordido e olhar para ela viverá“.9Moisés fez então uma serpente de bronze e a colocou num poste. Quando alguém era mordido por uma serpente e olhava para a serpente de bronze, permanecia vivo.”>Números 21:8-9
  • Ana – curada de infertilidade – <span class="popover-refs" data-url data-toggle="popover" title="1 Samuel 1:19-20" data-content="19Na manhã seguinte, eles se levantaram e adoraram o Senhor; então voltaram para casa, em Ramá. Elcana teve relações com sua mulher Ana, e o Senhor se lembrou dela.20Assim Ana engravidou e, no devido tempo, deu à luz um filho. E deu-lhe o nome de Samuel, dizendo: “Eu o pedi ao Senhor“.”>1 Samuel 1:19-20
  • Naamã – curado de lepra – <span class="popover-refs" data-url data-toggle="popover" title="2 Reis 5:14" data-content="14Assim ele desceu ao Jordão, mergulhou sete vezes conforme a ordem do homem de Deus e foi purificado; sua pele tornou-se como a de uma criança.”>2 Reis 5:14
  • Ezequias – curado de uma úlcera mortal – <span class="popover-refs" data-url data-toggle="popover" title="2 Reis 20:5-7" data-content="5“Vol­te e diga a Ezequias, líder do meu povo: Assim diz o Senhor, Deus de Davi, seu predecessor: ‘Ouvi sua oração e vi suas lágrimas; eu o curarei. Daqui a três dias você subirá ao templo do Senhor.6Acrescentarei quinze anos à sua vida. E livrarei você e esta cidade das mãos do rei da Assíria. Defenderei esta cidade por causa de mim mesmo e do meu servo Davi’. “.7Então disse Isaías: “Preparem um emplastro de figos“. Eles o fizeram e o aplicaram na úlcera; e ele se recuperou.”>2 Reis 20:5-7
  • O mendigo no templo – curado de paralisia – <span class="popover-refs" data-url data-toggle="popover" title="Atos dos Apóstolos 3:6-8" data-content="6Disse Pedro: “Não tenho prata nem ouro, mas o que tenho, isto lhe dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, ande“.7Segurando-o pela mão direita, ajudou-o a levantar-se, e imediatamente os pés e os tornozelos do homem ficaram firmes.8E de um salto pôs-se em pé e começou a andar. Depois entrou com eles no pátio do templo, andando, saltando e louvando a Deus.”>Atos dos Apóstolos 3:6-8
  • O pai de Públio – curado de febre e disenteria – <span class="popover-refs" data-url data-toggle="popover" title="Atos dos Apóstolos 28:7-8" data-content="7Próximo dali havia uma propriedade pertencente a Públio, o homem principal da ilha. Ele nos convidou a ficar em sua casa e, por três dias, bondosamente nos recebeu e nos hospedou.8Seu pai estava doente, acamado, sofrendo de febre e disenteria. Paulo entrou para vê-lo e, depois de orar, impôs-lhe as mãos e o curou.”>Atos dos Apóstolos 28:7-8

Durante seu ministério, Jesus curou muitos doentes, com todo tipo de problemas. Dezenas de pessoas foram curadas por ele. Assim ele cumpriu a profecia de <span class="popover-refs" data-url data-toggle="popover" title="Isaías 53:4" data-content="4Certamente ele tomou sobre si
as nossas enfermidades
e sobre si levou as nossas doenças;
contudo nós o consideramos
castigado por Deus,
por Deus atingido e afligido.”>Isaías 53:4, sobre o salvador que iria curar as enfermidades.

Jesus também deu aos seus discípulos o poder para curar. As curas e os milagres serviam para confirmar a mensagem do evangelho, mostrando que Jesus tem mesmo poder para salvar. Assim como Jesus pode curar uma doença, ele também tem poder para nos salvar do pecado e dar a vida eterna.

Leia aqui: o que a Bíblia diz sobre a doença? Por que há doença no mundo?

Ainda podemos receber cura divina hoje em dia?

Sim, Deus ainda cura milagrosamente! Não há nada na Bíblia que sugere que a cura era algo só para o tempo dos apóstolos. Deus gosta de nos abençoar de muitas maneiras e, às vezes, Ele abençoa com cura. Algumas pessoas até recebem o dom de cura, para a edificação da igreja (<span class="popover-refs" data-url data-toggle="popover" title="1 Coríntios 12:7-9" data-content="7A cada um, porém, é dada a manifestação do Espírito, visando ao bem comum.8Pelo Espírito, a um é dada a palavra de sabedoria; a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra de conhecimento;9a outro, fé, pelo mesmo Espírito; a outro, dons de curar, pelo único Espírito;”>1 Coríntios 12:7-9).

Não há nenhuma fórmula mágica para receber a cura de Deus, mas é importante ter . A Bíblia recomenda que, quando uma pessoa está doente, deve chamar os líderes da igreja para orar por ela. A oração feita com fé pode curar (<span class="popover-refs" data-url data-toggle="popover" title="Tiago 5:14-15" data-content="14Entre vocês há alguém que está doente? Que ele mande chamar os presbíteros da igreja, para que estes orem sobre ele e o unjam com óleo, em nome do Senhor.15A oração feita com fé curará o doente; o Senhor o levantará. E, se houver cometido pecados, ele será perdoado.”>Tiago 5:14-15).

Veja também: o que a Bíblia diz sobre orar pelos enfermos?

Atenção! Deus também pode curar por meios naturais, como medicamentos, cirurgias ou outros tratamentos. Se você está doente, procure ajuda médica. Deus pode orientar os médicos para encontrarem a solução. Não despreze a medicina, que é uma grande bênção de Deus.

E quando Deus não cura?

Não podemos ignorar o fato que Deus nem sempre cura. E não é tão simples quanto falta de fé. Uma pessoa pode ter muita fé no poder de Deus mas continuar doente.

O apóstolo Paulo tinha o dom de cura mas não curava a todos. Deus não curou seu amigo Timóteo, que era como um filho para ele (<span class="popover-refs" data-url data-toggle="popover" title="1 Timóteo 5:23" data-content="23Não continue a beber somente água; tome também um pouco de vinho, por causa do seu estômago e das suas frequentes enfermidades.”>1 Timóteo 5:23). Timóteo foi o líder da igreja de Éfeso, um grande homem de fé! O próprio Paulo teve uma doença, que teve de ser tratada na Galácia. Mas Deus usou essa doença para dar a Paulo a oportunidade de pregar aos gálatas (<span class="popover-refs" data-url data-toggle="popover" title="Gálatas 4:13" data-content="13como sabem, foi por causa de uma doença que preguei o evangelho pela primeira vez a vocês.”>Gálatas 4:13).

Mesmo quando não cura, Deus está conosco, cuidando de nossa vida. Ele não nos abandona no sofrimento, mas nos ajuda a encontrar força para superar as dificuldades. Pode não parecer, mas Deus tem um plano e vai fazer o que é melhor.

Uma cura maior que a cura física

Nosso corpo não dura para sempre. Mais tarde ou mais cedo, todos vamos morrer. Podemos receber muita cura ao longo de nossa vida mas, no fim, nada disso terá importância se nosso coração está doente com pecado.

Jesus veio para nos oferecer uma cura muito maior: a cura para o pecado, que gera a morte (<span class="popover-refs" data-url data-toggle="popover" title="Romanos 6:23" data-content="23Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.”>Romanos 6:23). Pela fé e o arrependimento, podemos receber essa cura e ter a garantia da vida eterna! Um dia, não haverá mais doença nem dor, porque viveremos para sempre com Jesus no Céu.

Entenda: O que é um milagre segundo a Bíblia? Como acontece um milagre?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *