sábado, abril 20Notícias Importantes
Shadow

Como Tim Keller Busca Orar Sem Cessar

Tal como muitos outros crentes, sempre procurei ter um tempo de devoção e oração à cada manhã. E, tal como a maioria dos outros crentes, considero que é difícil ser consistente.

Imagine minha surpresa quando me deparei com uma parte das Institutas de João Calvino, onde ele argumenta que, quando se trata de oração diária, uma vez só não é o suficiente.

Calvino aponta para a exortação de “orai sem cessar” (1Ts 5.17) e diz que, é claro, todo cristão deve aspirar estar orando a Deus constantemente durante o dia. Mas ele acrescenta: “[…] visto que, no entanto, tamanha é nossa fraqueza que necessita ser sustentada por muitos esforços; que tamanha é nossa inércia, que necessita ser estimulada por ferrões; convém que a cada um de nós sejam fixadas horas especiais para este empreendimento”.

Calvino ensinou que deveríamos designar horários determinados, embora breves, durante os quais “tenham nisto inteiramente ocupadas todas as disposições da alma”. Ele propôs cinco períodos:

  1. Quando nos levantamos de manhã
  2. Antes de começar nosso trabalho diário
  3. Na hora do almoço
  4. Após a refeição (ou após o dia de trabalho)
  5. Quando nos recolhemos para dormir à noite

Ele imediatamente acrescenta: “Contanto que esta observância de horas não seja supersticiosa — como se estivéssemos quitando nossa obrigação para com Deus […]” e obrigando-o a nos ouvir (3.20.50).

Compor Orações Diárias

Embora há anos eu já soubesse desta exortação, só recentemente fiquei sabendo que Calvino preparou cinco orações para estes vários momentos do dia — e as incluiu em seu Catecismo de Genebra de 1542/45. Foram incluídos como exemplos para indivíduos e famílias utilizarem. Isto me incentivou a usar suas orações como base para compor minhas próprias orações.

Gostaria de encorajar outras pessoas a fazerem o mesmo que fiz com Calvino: tomar suas orações como exemplos e usa-las para compor suas próprias orações. Ter algo escrito, que posso ler e usar como base para minha oração a Deus — e levar apenas um minuto a cada vez — me foi extremamente útil para me lembrar da presença de Deus e das verdades que aprendi pela manhã na leitura da Bíblia. Isto cria uma estrutura de um dia inteiro com Deus e com o evangelho.

Abaixo estão as orações que eu uso. Novamente, use-as simplesmente como base para criar suas próprias orações.

Ao Levantar: Por Amor

Pai, obrigado pela graça que preservou minha vida até este momento. Agora, dê-me amor suficiente para este dia — um sentimento de amor vindo de você (para que eu não tenha medo, nem seja obstinado), uma fonte de amor por você (para que eu não seja orgulhoso, nem egoísta) e um amor resultante pelos outros (para que eu não seja nem frio, nem distraído). Deixe seu Espírito iluminar minha mente e ampliar meu coração para fazer isto. E porque começar bem não significa nada se eu não perseverar, peço que você continue e aumente sua graça em mim até que me conduza à plena comunhão com seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor, para que eu possa ver sua bela e grande glória. E pelo fato de que dormi e me levantei esta manhã apenas por sua graça, mantenha em mim uma lembrança alegre e animada de que, aconteça o que acontecer, um dia me levantarei finalmente — na ressurreição — por Jesus Cristo ter se dado na cruz por mim, e ter sido ressuscitado para a minha justificação. Em nome de Jesus.

Antes do Trabalho: Por Perseverança

Senhor, que você possa me dar durante todo o dia a consciência de sua presença, fecundidade e paciência durante os compromissos que organizou para mim, sabedoria e compaixão em meus procedimentos, e proteção paterna contra perigos e adversidades. Que eu possa aceitar qualquer grau de sucesso ou dificuldades no trabalho que você me der hoje e, principalmente, que eu seja compassivo e pronto para ser interrompido para fazer o bem aos outros. Em nome de Jesus.

Meio-dia: Presença e Lembrança

Ó Senhor Deus, obrigado por sustentar minha vida física por meio de comida e abrigo; por me dar nova vida por meio do evangelho; pela certeza de que as coisas ruins se tornarão boas e que minhas coisas boas não podem ser tiradas de mim; e pela certeza da vida melhor e perfeita que ainda está por vir. Agora, dê-me uma sensação alegre de sua presença e libertação dos meus pecados característicos de perfeição na busca de justiça própria pelas obras, do medo de críticas e da busca pelo conforto. Não permita que minhas afeições se envolvam em desejos desordenados pelas coisas deste mundo, mas deixe-me colocar meu coração nas coisas de cima, onde Cristo, minha vida, está sentado à sua direita. Em nome de Jesus. (Recordar os insights bíblicos da manhã.)

Fim do Dia de Trabalho: Por Pessoas que Conheci ou Com Quem Lidei Hoje

Senhor, envie suas bênçãos, temporais e espirituais, para minha família, amigos e vizinhos. Abençoe aqueles que nos fizeram o bem hoje e perdoe todos os que nos fizeram ou nos desejaram mal, e dê-lhes arrependimento e mentes melhores. Seja misericordioso com aqueles que estão com problemas ou sofrimentos e ministre a eles de acordo com suas necessidades. Faça isto por Aquele que fez o bem, o Homem de Dores, seu Filho e nosso Salvador, Jesus Cristo. Em nome dele.

Ao dormir: Para Descansar

Ó Senhor, nesta noite, defende-nos de todos os perigos e também de nosso medo deles. Conceda-nos graça, não apenas para descansar nosso corpo, mas para ter repouso espiritual, na alma e na consciência, em sua graça e amor, para que possamos ser confortados e aliviados de todas as maneiras. E como não passa um dia sem que eu tenha pecado de tantas maneiras, enterre todas as minhas ofensas em sua misericórdia, para que eu não perca sua presença. Perdoe-me por amor de Jesus. Finalmente, concede-nos a graça de viver sempre em um estado que jamais tenhamos medo da morte; para que, vivendo e morrendo, possamos ser seus, pelos méritos e satisfação de seu Filho Jesus Cristo, em nome de quem oferecemos estas nossas orações imperfeitas. Amém.

Nota dos editores: Uma versão deste artigo apareceu no Redeemer Report.

Traduzido por Raul Flores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?