sexta-feira, abril 19Notícias Importantes
Shadow

A verdadeira fé e o pensamento positivo

A oração sincera a Deus
“Ouve-me quando eu clamo, ó Deus da minha justiça; na angústia me deste largueza; tem misericórdia de mim e ouve a minha oração.”( Salmo 4: 1 )

Todo cristão sabe que dobrar os joelhos e orar é o meio de fazer com que seu clamor chegue ao ouvido de Deus. Não que ELE desconheça o que sentimos, as aflições pelas quais passamos, os nossos medos e fraquezas, pois como está escrito no salmo 139: “Senhor, tu me sondaste, e me conheces, Tu conheces o meu assentar e o meu levantar, de longe entendes o meu pensamento cercas o meu andar, e o meu deitar, e conheces todos os meus caminhos.

Esqueça o pensamento positivo e diga a Deus o que precisa

DEUS quer que nós mesmos contemos a ELE todas as dificuldades por que passamos e o que queremos, pois somos seus filhos e vivemos sob sua graça.
E na hora de orar é que vem dificuldade para algumas pessoas. O que dizer a DEUS nessa hora? Como colocar as palavras de forma de correta para DEUS ouvir?
Aí então, surgem algumas “orações” ou “rezas” impressas num folheto qualquer que um amigo pode lhe oferecer na melhor das intenções, sem saber que Deus não se agrada com orações decoradas, encomendadas, repletas de palavras bonitas, porém destituídas de sinceridade e de amor.

Certa vez, Jesus proferia um sermão aos seus discípulos quando eles lhe perguntaram como deveriam orar, ao que Jesus aconselhou:
Mateus 6: 7 – E orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que por muito falarem serão ouvidos.

Algumas religiões, contrariando o conselho do Senhor Jesus, ensinam às pessoas orações decoradas para cada problema específico (financeiro, sentimental, familiar, etc), dizem quantas vezes a pessoa deve fazer uma determinada reza num ritual que a pessoa realiza como se fosse um robô, sem colocar seu coração no clamor a Deus. Reitero que essa forma de Orar não agrada a Deus.

Outro ponto a ser ressaltado na oração é o lugar em que ela deve ser feita. Uns consideram como sagradas algumas cidades e alguns templos, eis aí outro erro que a pessoa pode cometer. Os muçulmanos, por exemplo, consideram Meca como a cidade sagrada e fazem suas orações sentados sobre seus calcanhares em direção a ela. Não existe um lugar único e correto para orar, Deus não habita em templos construídos pela mão do homem como pensam, de forma equivocada, outras pessoas .

Vejamos o que disse Jesus Cristo sobre isso no Evangelho de Mateus 6: 6 – Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a porta, ora a teu Pai que está em oculto; e teu Pai, que vê secretamente, te recompensará.

Na própria Bíblia, homens de fé fizeram suas orações em lugares até inesperados como Jonas, que orou dentro do ventre de um peixe e foi atendido por Deus. Acompanhe:

Jonas 1: 17 – Preparou, pois, o Senhor um grande peixe, para que tragasse a Jonas; e esteve Jonas três dias e três noites nas entranhas do peixe.

Jonas 2: 1-2 – E orou Jonas ao Senhor, seu Deus, das entranhas do peixe.
E disse: Na minha angústia clamei ao Senhor, e ele me respondeu; do ventre do inferno gritei, e tu ouviste a minha voz.

Ainda no Antigo Testamento, o capítulo 20 do Livro II Reis nos conta que quando Ezequias adoeceu gravemente o profeta Isaías foi incumbido por Deus de lhe avisar para que se preparasse porque morreria. Então Ezequias , desesperado, prostrou-se diante do Senhor e virando o rosto para a parede orou enquanto chorava copiosamente. Ezequias entregou verdadeiramente seu coração a Deus e eis qual foi a resposta do Pai Eterno:

II Reis 20: 4-6 – Sucedeu pois que, não havendo Isaías ainda saído do meio do pátio, veio a ele a palavra do Senhor dizendo:
Volta, e dize a Ezequias, chefe do meu povo: Assim diz o Senhor Deus de teu pai Davi: Ouvi a tua oração, e vi as tuas lágrimas. Eis que eu te sararei; ao terceiro dia subirás à casa do Senhor.

E acrescentarei aos teus dias quinze anos; e das mãos do rei da Assíria te livrarei, a ti e a esta cidade, e ampararei esta cidade por amor de mim, e por amor de Davi, meu servo.
Deus, além de atender à oração de Ezequias, o qual não queria morrer naquele tempo, deu a ele mais do que foi pedido, derramando a sua graça sobre o povo de seu servo fiel.
Outra resposta de Deus à oração sincera, pura, foi obtida por Elias quando ele desafiou os 450 profetas de Baal. Todo o povo estava descrente, acreditava ora em Deus, ora no falso deus Baal. Até que Elias desafiou os seguidores de Baal, que clamaram o deus falso e não obtiveram resposta. Mas quando chegou a vez de Elias clamar o DEUS VIVO em sua oração após oferecer o holocausto, veja o que aconteceu:

I Reis 18: 37-39 – “Responde-me, Senhor, responde-me para que este povo conheça que tu, Senhor, és Deus, e que tu fizeste tornar o seu coração para trás.
Então caiu fogo do Senhor, e consumiu o holocausto, e a lenha,e as pedras, e o pó, e ainda lambeu a água que estava no rego.
O que vendo todo o povo, caíram sobre seus rostos, e disseram: Só o Senhor é Deus! Só o Senhor é Deus!”

Leia também: Distinguindo a legítima Vida Cristã

Meus amados leitores, se Vosso DEUS é o mesmo de Jonas, de Elias e de outros grandes homens de fé, não percai tempo com orações recitadas criadas por homens, com rezas ou mesmo com novenas e promessas. Deus não quer nada disso a não ser o coração e a alma de seus fiéis adoradores. Ele aguarda vossos pedidos sinceros para vos abençoar abundantemente.

Enviado por:
João Ribeiro Neto
Comunidade Cristã Paz e Vida
São Caetano do Sul/SP
poetajr@bol.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?